Weiss 1.0 - Ajuda na receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AND2

Member
Joined
Nov 18, 2015
Messages
5
Reaction score
0
Bom dia a todos!


Sou iniciante e estou caminhando para minha 3ª brassagem, as duas primeiras eu peguei receitas prontas da internet (APA e Porter) e, como vejo os mais experientes sugerindo os mais novos a tentar criar sua propia receita, aqui estou eu, baixei a pouco tempo o BeerSmith 2 mobile e tentei criar uma Weiss e gostaria da opinião de todos.


Volume: 22 L
ABV: 4.34 %
IBUs: 10.7
Color: 6.5 EBC
OG: 1.049 SG
FG: 1.016 SG

Sacarificação: 68º C - 90 min
Mash Out: 75º C - 10 min


Ingredientes

Maltes:

3 kg - 58.8 % - Malte Pilsen Alemão - GLOBALMAT
2 kg - 39.2 % - Malte Trigo Claro - CASTLE MALTING
0,100 kg - 2 % - Aveia (Adicionei aveia, pois li em que adiciona corpo a Weiss, esta correto?)

Lupulo:

30 g - Hersbrucker em pellet - 20 min ao final da fervura ( A escolha do lúpulo não sei se foi apropriada, queria uma cerveja mais frutada, refrescante e com pouco amargar)
Alfa Ácido: 1,5 a 4 %
Safra: 2014

Levedura:

WB-06 - 1 sache
 
Não usaria aveia! Faria 50% pilsen, 50% trigo e colocaria mais um sache de fermento devidamente hidratado.
 
Fala AND, blz? cara, eu sou novo tb, mas já fiz duas brassagem de weiss.

A primeira usei o WB 06. Achei que ficou meio azeda a cerveja e vi algumas pessoas reportando isso aqui também no forum.

Na segunda vez usei o M20 da Mangrove Jack's. Achei bem melhor, para mim foi uma diferença bem grande. Mas gosto é gosto...

Outra coisa que eu faria também é usar 50% de trigo e 50% de pilsen.

Abc
 
Obrigado Grando e Tzolivei !

Depois do post de vocês resolvi lê mais um pouco a respeito da criação de receita Weiss, confesso que tenho dificuldades em achar artigos sobre construção de receitas, mas observei nos poucos que pesquisei que realmente 50% de trigo e 50% de Pilsen é bem indicado. Retirei a aveia, pois observei alguns comentários que o próprio trigo dará corpo a cerveja.

Grando obrigado pela dica da levedura, vou pensar nessa opção.

Com isso, faço algumas perguntas a vocês e aos demais que possam ajudar...

Gostaria de saber se estilo Weiss é obrigatório 50% trigo 50 % Pilsen ou Pale Ale ou tem uma variação de porcentagem mais flexível?

E encontrei bastante gente falando em rampas protéticas para o estilo Weiss, é essencial esta técnica? ou para o meu caso que sou iniciante posso manter uma rampa só sem problemas??

Em relação a fervura, notei que recomendam uma fervura maior para o estilo, de 90min á 120min, esta correto? nas duas primeiras receita(APA e Porter) que fiz fervi durante 60min



Vou trocar a receita, vejam se melhorou


Volume: 22 L
ABV: 4.23 %
IBUs: 11.0
Color: 6.4 EBC
OG: 1.048 SG
FG: 1.016 SG

Sacarificação: 68º C - 90 min
Mash Out: 75º C - 10 min


Ingredientes

Maltes:

2,5 kg - 50% - Malte Pilsen Alemão - GLOBALMAT
2,5 kg - 50% % - Malte Trigo Claro - CASTLE MALTING

Lupulo:

40 g - Hersbrucker em pellet - 20 min ao final da fervura ( A escolha do lúpulo não sei se foi apropriada, queria uma cerveja mais frutada, refrescante e com pouco amargar)
Alfa Ácido: 1,5 a 4 %
Safra: 2014

Levedura:

WB-06 - 1 sache
 
Fala AND! Acho que ficou legal! As minhas eu fiz sem rampa nenhuma e brassei por 90 min.

Fermentação o ideal é a 17 graus! Dá uma olhada depois nesse post aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406900

Foi a que eu fiz! Tem algumas fotos e algumas dicas lá!

Uma weiss teoricamente tem que ter no mínimo 50% de trigo. Mas isso aí vc pode fazer do jeito que quiser. Essa minha primeira receita tinha 20% só e ficou bem legal!

abc
 
Fala @AND!

Cara tambem sou novo no hobby, mas te diria o seguinte parafraseando os mais experientes do forum:

"Só faça rampas se souber o motivo de fazer"

Eu faria a receita sem as rampas para ver o resultado, muito se fala em decocção nas weiss, mas é um procedimento a mais, e pode te atrapalhar caso não te organize na mostura.

Abraço,

Guilherme
 
Back
Top