Vou viajar! Manter fermentação secundária ou realizar cold-crash?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

D. Uba

Active Member
Joined
Mar 21, 2016
Messages
43
Reaction score
14
Olá Pessoal

Primeiro, obrigado por tanta informação compartilhada!

No último dia 05/03/2016, realizei minha primeira brassagem. Uma American IPA. Ocorreu tudo bem! O.G.: 1058, 20 litros.
A fermentação primária ocorreu com temperatura controlada, estabilizando em uma F.G. de 1016.
Hoje completo 8 dias de fermentação secundária, atualmente em 25 °C.
Nesse período, fiz um dry-hopping de 4 dias (utilizando hop bag).
Com toda minha limitação, provando uma amostra, não percebo nenhum off-flavour (diacetil, acetaldeído ou outro).
A cerveja está boa! Ou seja, acredito que a fermentação secundária cumpriu seu papel.

Minha ideia era realizar o cold-crash e partir para o envase.
Porém, vou viajar e só vou conseguir fazer isso daqui duas semanas.

Pergunta:
- Durante esse período fora, o que é melhor:
(a) manter na temperatura de fermentação secundária (25 °C)
e realizar o cold-crash somente uns 3 dias antes do envase ou;
(b) realizar o cold-crash agora e manter na temperatura baixa até o dia do envase?

* Não fiz transferência da cerveja. Pretendo fazer apenas no dia do envase;
* Não vou utilizar gelatina. É minha primeira leva e quero ver o resultado sem essa técnica.

Obrigado!

[]'s
 
Eu particularmente faria o Cold crash agora!
Iria dar um bom tempo para clarificar a cerveja!
Abraço.
 
ja passei pela mesma situação e no meu caso foram quase 3 semanas no cold e a cerveja ficou sim muito boa
 
Eu deixaria numa temperatura de maturação, tipo uns 10ªC a baixo da temperatura de fermentação. Daí quando chegasse de viagem eu baixaria para a temperatura do cold-crash por uns dias antes do envase.
 
Eu também deixaria maturando nuns 10 graus a menos. Lembre-se que maturação significa que o mosto e a levedura ainda estarão realizando alguma atividade e "arredondando" o sabor. Já no cold crash o objetivo é clarificação e pode fazer isso quando voltar. Na dúvida, leia os benefícios da maturação. Abs
 
eu deixaria numa temperatura de maturação, tipo uns 10ªc a baixo da temperatura de fermentação. Daí quando chegasse de viagem eu baixaria para a temperatura do cold-crash por uns dias antes do envase.
+1
 
Olá Pessoal! Obrigado pelas respostas.

Acabei optando por deixar em temperatura de cold-crash (~2° C).

Já realizei o envase!
Fiz a transferência e realizei o priming no outro balde (6,5 g/L - açúcar refinado invertido).
O fermento sedimentou bem!
No total, engarrafei 18 litros.

Vou abrir outro tópico para tentar tirar algumas dúvidas da fase de carbonatação...

[]'s
 

Latest posts

Back
Top