Viva a troca de conhecimento sem egoísmo!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoAugusto

Well-Known Member
Joined
May 9, 2015
Messages
339
Reaction score
77
Galera quero dar um salve aos grupos de discussões. Pois acredito que seja uma das melhores ferramentas de troca de conhecimento. Acredito que o conhecimento é algo que deva ser compartilhado e não vendido. Pois só assim a cultura evoluiu.

Muito me decepciona algumas atitudes de vendas de conhecimento e informação para o meio cervejeiro caseiro. Tenho visto alguns sites vendendo a idéia de membros VIPs que te dá direito a acesso a algumas palestra e se tornar parte de um grupo seleto. Uma pena! Uma doce ilusão que tal ferramenta acrescenta algo para cultura cervejeira caseira.
 
Pela minha pouca experiência, o que eu vejo é justamente aquela galera que não se importa em dividir conhecimento sendo a que mais lota turmas de cursos. Exclusividade não tá com nada, chega de camarotização!
 
Sei lá cara, eu vejo aqui mais como um trabalho voluntário quase, mas que não dá tanto trabalho na realidade porque a gente faz só por prazer no nosso tempo livre(eu pelo menos).

Mas como dedicar horas do seu dia pra ensinar uma coisa que te deu um trabalhão pra aprender e não cobrar por isso? Se tem gente disposta a pagar vai ter gente disposta a vender e não tem nada de errado nisso, ninguém tá enganando ninguém, se acha que não vale o preço, simplesmente não pague e é a sua forma de mostrar que não concorda.

Não trabalho com isso nem nada, é só minha opinião.
 
Então, eu sou dono de Loja de Insumos, dou cursos, mas também sou fundador de confraria de cervejeiros e compartilho informações de graça lá. Como a coisa funciona se vc parar pra analisar: tem gente que tem uma facilidade absurda para aprender (eu, graças a Deus tenho), então com trocas de informações e dicas, esses caras aprendem e ficam bons rápido. Outras pessoas não tem a mesma facilidade e preferem pagar um curso para aprender, ver, tocar, tirar as dúvidas ao vivo.
Por exemplo, eu acho um absurdo o valor de um curso de inglês, idioma, pra mim, ridiculamente fácil de aprender, eu fui auto didata, falo ingles desde pequeno sem nenhum curso. Mas é assim pra todo mundo?
É a mesma coisa no Homebrewing. Se o cara entrar aqui, ler todos os tópicos fixos com atenção, ele faz cerveja sozinho com tranquilidade, entretanto vc ve a quantidade de postagens de novatos perguntando coisas que tem as respostas nos posts fixos, que, por sinal, a maioria já leu e ainda teve dúvida. Sacou a idéia?

Abraço!
 
Então com certeza saquei. Mas a questão nem é com relação a venda de conteúdo e informações. Claro que isso é necessário e faz parte do sistema, e ajuda a desenvolver a cultura, como cursos, livros congressos etc. Mas a idéia de formatar uma um grupo VIP , para ter um acesso "premium" criar um site com algumas palestras de alguns bam bam bans e vende- lá, pra mim já cai no absurdo. É oportunismo puro!
 
Então com certeza saquei. Mas a questão nem é com relação a venda de conteúdo e informações. Claro que isso é necessário e faz parte do sistema, e ajuda a desenvolver a cultura, como cursos, livros congressos etc. Mas a idéia de formatar uma um grupo VIP , para ter um acesso "premium" criar um site com algumas palestras de alguns bam bam bans e vende- lá, pra mim já cai no absurdo. É oportunismo puro!
Não tenho conhecimento detalhado do caso que está citando, portanto, não tenho como julgá-lo mas se as palestras tiveram custos há que se arranjar alguma forma de bancar esses custos, direta ou indiretamente e essa tarefa também representa um custo. E se organizar eventos é a ocupação principal de alguém então esse alguém tem que ser remunerado por isso. Tenho certeza de que todos aqui gostariam de ver uma palestra do Palmer mas mesmo que se consiga que ele a faça de graça haverá custos para se conseguir organizar isso. Tempo também é dinheiro. É como um artista, por exemplo, seria muito simplista achar que o empresário não deveria ganhar nada uma vez que quem está dando o show é aquela pessoa que ele está empresariando.
Sendo assim eu concluo que, claro, viva a boa vontade em compartilhar, viva a capacidade em se compartilhar mas não podemos ser somente idealistas, da realidade na prática muitas vezes não temos noção. E é admirável pra mim, sim, ver pessoas mil vezes mais colaborativas do que eu sou mas eu tenho certeza de que algum ganho elas têm, mesmo que indiretamente, se o ganho não for financeiro no mínimo é de orgulho pessoal. Em suma, ninguém trabalha de graça.

Abs,

Cleber
 
Concordo com todas suas posições Cleber. Mas a questão principal é a de vender a idéia de um grupo VIP para trocas de informações. Isso pra mim é demais, chega a ser um desrespeito. Sacou...
 
Concordo com todas suas posições Cleber. Mas a questão principal é a de vender a idéia de um grupo VIP para trocas de informações. Isso pra mim é demais, chega a ser um desrespeito. Sacou...

Também não conheço o caso que você tá falando, mas no que isso te afeta? Oportunismo como, se quem paga esta ciente do que está comprando e opta por comprar mesmo assim?
 
Não me afeta em nada não. Só quis dar um viva ao fórum msm. Pois 80% do que aprendi foi aqui.
 
Então tá beleza, gente, vamos tomar umas e sermos felizes, sem stress. Se as distâncias não fossem tão grandes em nosso país até poderíamos organizar um encontro do homebrewtalk e tratarmos essa discussão como somente uma conversa de boteco. Mas, pelo menos, nos encontramos aqui no forum, isso era impossível no passado não tão distante (me perdoem os menores de quarenta anos rsrs).
Paz, amor e cerveja pra todos!

Cleber
 
Back
Top