Viscosidade na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cakieppera

New Member
Joined
Oct 6, 2020
Messages
4
Reaction score
0
Location
Vila Velha
Já faço cerveja a mais de 1 ano, nessa última leva de 100 litros dividi em bombonas de 50 litros como sempre faço, inoculei o starter. No segundo dia de fermentação fui verificar a fg de cada bombona. Uma normal e a outra viscosa. Cheiro e gosto normais. Limpeza e sanetizacao iguais.

O que deve ser?
 
Já faço cerveja a mais de 1 ano, nessa última leva de 100 litros dividi em bombonas de 50 litros como sempre faço, inoculei o starter. No segundo dia de fermentação fui verificar a fg de cada bombona. Uma normal e a outra viscosa. Cheiro e gosto normais. Limpeza e sanetizacao iguais.

O que deve ser?
Bom, vc já tem experiência mas não custa perguntar... Será que não foi muito trub para uma delas? Já percebi viscosidade quando vai muito sedimento, agora uso um voal para "pré filtrar" antes de entrar pra bombona e nunca mais percebi isso... Se não for isso não faço ideia!
 
Bom, vc já tem experiência mas não custa perguntar... Será que não foi muito trub para uma delas? Já percebi viscosidade quando vai muito sedimento, agora uso um voal para "pré filtrar" antes de entrar pra bombona e nunca mais percebi isso... Se não for isso não faço ideia!
Uso o chinois, 2 ainda
 
Contaminação por Pediococcus costuma fazer isso, a famosa "rope beer". Entretanto, não estou certo de que em 2 dias isso possa acontecer.
 
Se a viscosidade é grande msm, tipo óleo, é contaminação com certeza! Provavelmente o Edison matou a questão, mas em geral ela volta sozinha ao normal.....o estranho é isso ocorrer em dois dias somente para 50l.
 
Back
Top