ViAle - Vienna Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ike1

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
31
Reaction score
3
Esse fim de semana brassamos uma vienna, pois tinhamos muito malte vienna. Porém, tínhamos somente lúpulos australianos (sobra de IPAs e APAs) e fermento Ale.

Leva - 50L
Viale 1.0 (fora de estilo, mas semelhante a uma Blonde Ale mais escura)
ABV estimado: 5.67%
OG: 1056
FG: ?
IBU: 32

11kg malte Vienna (78%)
3kg malte Pilsner (22%)
Mostura a 66º durante 1h30

Fervura
37g lúpulo Galaxy ao 0'
50g lúpulo Summer aos 45'
50g lúpulo Summer aos 59'

Levedura
Fermentis Safeale US-05 (3 pacotes hidratados durante 30min com 500ml de mosto a 20 graus)

A OG pós fervura bateu os 1.066 e decidimos não colocar água, os deuses da cerveja sabem o que fazem!

O sabor do mosto ficou do jeito que queríamos: um dulçor pronunciado pela presença do vienna, mas que deve diminuir bem depois da fermentação. O amargor também ficou bem pronunciado.

Airlock já borbulhando vigorosamente.

Dúvida de sempre: fazer ou não fazer Dry hop? Pensei em um blend de galaxy, summer e amarillo.

:tank:
 
Detalhe: é pouco fermento.

Usar mosto para hidratar não é hidratar, é alimentar. Hidratação se faz com água, somente isso. O que vc fez pode ter matado metade do fermento, que se fosse bem hidratado já estaria abaixo do ideal (dentro do recomendado mas abaixo do ideal). Pra sua sorte o US-05 é bastante neutro e pode não influenciar no sabor da cerveja em termos de esterificação, mas podem ocorrer problemas de atenuação.
 
Detalhe: é pouco fermento.

Usar mosto para hidratar não é hidratar, é alimentar. Hidratação se faz com água, somente isso. O que vc fez pode ter matado metade do fermento, que se fosse bem hidratado já estaria abaixo do ideal (dentro do recomendado mas abaixo do ideal). Pra sua sorte o US-05 é bastante neutro e pode não influenciar no sabor da cerveja em termos de esterificação, mas podem ocorrer problemas de atenuação.

Que pena, pois fui conforme a indicação no sachê: um sachê para levas de 20 a 30 litros. Como fiz 50, calculei três sachês. Vamos ver a atenuação, o airlock tá bem vigoroso, o que mostra uma boa fermentação.

Estou pensando, então, em tirar a densidade no final da primária e, dependendo do resultado, inocular mais um sachê. Vale a pena?
 
Que pena, pois fui conforme a indicação no sachê: um sachê para levas de 20 a 30 litros. Como fiz 50, calculei três sachês. Vamos ver a atenuação, o airlock tá bem vigoroso, o que mostra uma boa fermentação.

Estou pensando, então, em tirar a densidade no final da primária e, dependendo do resultado, inocular mais um sachê. Vale a pena?

As recomendações dos fabricantes de fermento são sempre abaixo da dosagem ideal... Como é a taxa de inoculação que define muitas características da fermentação, não vai resolver vc inocular mais agora. Deixe pra melhorar na próxima leva, fazer como o Kurt indicou, reidratar com água e adicionar 1g/L.

Mas fique tranquilo, não quer dizer que vc tenha arruinado a leva. Manteha a temperatura da fermentação amena, ao final vá subindo e mantenha ela quente na secundária. Se ficar um pouco de diacetil vc pode dar uma maquiada com o dry hopping :D.

Abraço
 
As recomendações dos fabricantes de fermento são sempre abaixo da dosagem ideal... Como é a taxa de inoculação que define muitas características da fermentação, não vai resolver vc inocular mais agora. Deixe pra melhorar na próxima leva, fazer como o Kurt indicou, reidratar com água e adicionar 1g/L.

Mas fique tranquilo, não quer dizer que vc tenha arruinado a leva. Manteha a temperatura da fermentação amena, ao final vá subindo e mantenha ela quente na secundária. Se ficar um pouco de diacetil vc pode dar uma maquiada com o dry hopping :D.

Abraço

Isso aí.
 
Eu não uso secundário, e segundo o proprio John Palmer isso gera mais problemas q solução. O ideal para limpar na fermentacao o diacetil é seguir a recomendação do fabricante q varia, por exemplo a fermentis recomenda pra ale baixar pra 16 durante alguns dias. Então antes de bsixar, sem trssferir pro secundário, faça a rampa de subida como disse o Tiago, eu uso entre uns 19 a 20 c pro fermento conssumir seus subprodutos com o aumento da temp e metanolismo, faca isso depois do 4 ou 5 dia de fermentação. Depois deixe nos 16 ate sair o diacetil, eu deixo 2 dias.
 
Eu não uso secundário, e segundo o proprio John Palmer isso gera mais problemas q solução. O ideal para limpar na fermentacao o diacetil é seguir a recomendação do fabricante q varia, por exemplo a fermentis recomenda pra ale baixar pra 16 durante alguns dias. Então antes de bsixar, sem trssferir pro secundário, faça a rampa de subida como disse o Tiago, eu uso entre uns 19 a 20 c pro fermento conssumir seus subprodutos com o aumento da temp e metanolismo, faca isso depois do 4 ou 5 dia de fermentação. Depois deixe nos 16 ate sair o diacetil, eu deixo 2 dias.
O que eu quis dizer não foi recipiente secundário, mas fase secundária, que é feita no mesmo fermentador, de acordo com a terminologia adotada há tempo por nós.

A recomendação de baixar a temperatura pra eliminar o diacetil é equivicada. A fase secundária refere-se justamente a elevar a temperatura pra prolongar a atividade metabólica do fermento, reabsorvendo esse e outros compostos indesejáveis. O que aconteceria muito mais lentamente (isso se acontecer) muito mais lentanente em temperaturas mais baixas.
 
Indo para o quarto dia de primária e a fermentação continua bem vigorosa. Tanto que aconteceu isso aqui:

attachment.php


Só troquei o blow off por outra pet com álcool 70. Vou manter em 19º por enquanto.
 

Attachments

  • 5043fce87d03e1e1e0e93bf80681bbc6.jpg
    5043fce87d03e1e1e0e93bf80681bbc6.jpg
    48.8 KB · Views: 659
Leva envasada ontem, 45 litros no total.

A FG ficou em 1007, ou seja, atenuou bem e virou uma bomba alcoólica: ABV 7,5% :cross: Deveria ter completado o volume com água para atingir os 5,5% pretendidos. Paciência, agora é beber!

Leva carbonatada com priming individual (em cada garrafa) de 600ml com proporção de 5g/l e em temperatura controlada (20º) por 10 dias, depois ficará maturando mais 14 dias a 6º.
 
Neste fim de semana abrimos uma garrafa para testar.

Impressões: ficou extremamente alcoólica, o que para mim foi um problema, pois o álcool apareceu. Há a presença de fenóis superiores, o que imprimiu um gosto de cachaça que ficou quase insuportável. :drunk:

Depois que maturar esse sabor irá estabilizar? Alguém teve alguma experiência com esse tipo de problema?
 
Neste fim de semana abrimos uma garrafa para testar.

Impressões: ficou extremamente alcoólica, o que para mim foi um problema, pois o álcool apareceu. Há a presença de fenóis superiores, o que imprimiu um gosto de cachaça que ficou quase insuportável. :drunk:

Depois que maturar esse sabor irá estabilizar? Alguém teve alguma experiência com esse tipo de problema?

São alcoois superiores. Não quer dizer que ela tenha ficado muito alcoólica. É a percepção que esses alcoois dão. Vc teve problemas na fermentação, seja temperatura alta demais ou pouco fermento.

Com uma longa maturação a quente pode atenuar, mas isso depende muito da quantidade de alcool superior que ela tem. É mais provável que fique.

Abraço
 

Latest posts

Back
Top