variação na temperatura por falta de energia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Galhardo

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2014
Messages
142
Reaction score
70
fiz uma brassagem na quarta (vienna lager), comecei a fermentação a 10oC mas essa noite fiquei sem energia que só voltou agora e temperatura do mosto está em 20oC, o que eu faço? baixo pra 10oC de novo? e recomeço tudo?
alguma sugestão dos mais experientes?
 
fiz uma brassagem na quarta (vienna lager), comecei a fermentação a 10oC mas essa noite fiquei sem energia que só voltou agora e temperatura do mosto está em 20oC, o que eu faço? baixo pra 10oC de novo? e recomeço tudo?
alguma sugestão dos mais experientes?

Bah, que chato isso... :(

Cara eu já passei por quedas de luz mas não nessa fase da fermentação, eu acredito que voltar pra 10ºC possa ser fatal pra fermentação, mas eu setaria imediatamente uns 16ºC pra depois abaixar de grau em grau a cada hora até uns 12ºC. Mas não sei exatamente quais as implicações disso... se vai funcionar.

Ou talvez tentar uma fermentação "híbrida" pelos 15~16ºC subindo pros 20ºC+ depois na hora de fazer o descanso de diacetil... uma ideia apenas... seria algo como uma "steam beer", que tambem usa um fermento lager. Qual o fermento que vc ta usando? Dei uma breve procurada no hbt.com sobre fazer isso com o wb34/70 e tem alguns relatos de que ficou uma cerveja interessante, pode ser uma saída "experimental" nesse caso.
 
Então Tiago, coloquei o controlador para 15oC para dar uma parada de 1 dia (o fermento é o M84 da mangrove, 10oC-15oC), depois vou descer a 12oC e recomeçar de 12oC ver como o fermento reage, depois que a fermentação diminuir vou subindo até 16 e deixo la por 1 semana, to até pensando em colocar mais fermento aos 12oC.
 
Cara, como ela subiu... provavelmente vai terminar a fermentação muito mais rápido. Pouco vai adiantar baixar a temperatura novamente. Eu deixaria nessa temperatura, esperaria a fermentação acabar, e iria baixando uns 2 ou 3 graus por dia até zero pra fazer lagering.
 
Guenther,

fermentou pacas, ta ate bem carbonatada, rs mas ainda doce, temperatura ta em 16oC agora. Sabor e aroma parecem maravilhosos.
Vou manter em 16oC entãao.
 
Também acho que manter nessa temperatura vai ser melhor agora...
Mas eu subiria de volta pros 20 no fim da fermentação antes de mandar pro lagering, caso tenha diacetil, pode ajudar na remoção.
 
Sim, vou subir pra 20oC e deixar um tempo para tentar reabsorver tudo de off que possa ter surgido na variação.

Vou postar a evolução aqui, por sinal acabei de experimentar e ta super carbonatada, espuma persistente, estou curioso pra vero que vai sair desse erro!
 
boa tarde galera, deixei a cerveja à 20oC por 1 semana e depois desci para 1oC e agora a cerveja ja ta maturando mas ficou um residual off que lembra um pouco cheiro de repolho pra mim. =( vamos ver daqui 1 mes mas acho que esse off nao vai sair não!
 
Dando uma atualizada no tópico...

Após 2 meses maturando a cerveja equilibrou bastante, não sinto nenhum off. Engarrafei 25L hoje, vamos ver daqui uns 10 dias como ficou. Ta super limpa, bom tb maturando 2 meses era pra estar limpa mesmo.
 
Bom, só pra finalizar o report dessa cerveja, ela ficou boa, nota 7 não se sente nenhum off até porque eu dei uma carregada no gengibre, ficou um aroma e sabor além do que eu gostaria mas se sobressaiu, o que pode ser bom nesse caso de uma cerveja que teve um grande problema na fermentação. Meus amigos adoraram, rs, eu achei OK.

Agradeço as dicas de todos que ajudaram a salvar essa leva!
 
Back
Top