Variação da Temperatura ao longo da cama de grãos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Ganhei dois termômetros espeto com hastes de tamanhos diferentes. Colocando os dois no mesmo ponto, obtenho a mesma leitura, como era de ser esperar (fiz para testar). No mash, obtive uma diferença de até três graus do mais profundo para o que fica no meio da cama de grãos (71 a 68 C). A diferença foi caindo mas lentamente, também como era de se esperar. A receita era uma Brown Ale para 68,9 C.

Minhas dúvidas:
1 - qual leitura eu deveria tomar como referência para ser mais fiel à receita ?
2 - Faria muita diferença se considerasse uma ou outra ?

Eu tenderia a dizer que a temperatura da parte mais profunda deveria ser mais relevante, porque a cama deve estar mais compactada embaixo e com maior densidade de grãos. Mas é só teoria e não sei se faria tanta diferença.
 
Ganhei dois termômetros espeto com hastes de tamanhos diferentes. Colocando os dois no mesmo ponto, obtenho a mesma leitura, como era de ser esperar (fiz para testar). No mash, obtive uma diferença de até três graus do mais profundo para o que fica no meio da cama de grãos (71 a 68 C). A diferença foi caindo mas lentamente, também como era de se esperar. A receita era uma Brown Ale para 68,9 C.

Minhas dúvidas:
1 - qual leitura eu deveria tomar como referência para ser mais fiel à receita ?
2 - Faria muita diferença se considerasse uma ou outra ?

Eu tenderia a dizer que a temperatura da parte mais profunda deveria ser mais relevante, porque a cama deve estar mais compactada embaixo e com maior densidade de grãos. Mas é só teoria e não sei se faria tanta diferença.
A temperatura que interessa..... se interessar, é sempre a mais quente.

No entanto cara, acertando a temperatura inicial de mosturação.... esquece. Com o tempo, vai ocorrer uma pequena convecção térmica e vai ficar um pouco mais quente em cima e um pouco mais frio embaixo. E qual é o problema disso? Absolutamente........ nenhum.

Abração,
 
na maioria das minhas receitas faço infusão única - 67C por 90min. coloco os grãos na temperatura indicada pelo beersmith e só ligo novamente o fogo na hora do mash out. uso fundo falso, então quando o fogo está ligado tenho que ficar recirculando. faço isso do jeito mais simples ... retiro o mosto pela válvula usando um caneco de vidro de 1 litro e derramo sobre a cama de grãos com uma escumadeira.

é muito provável que a temperatura logo abaixo do fundo falso esteja muito mais alta que a temperatura da parte de cima da panela - talvez uns 10C de diferença, senão mais. o termômetro mede a temperatura da parte de cima/meio da panela. quando o termômetro está acusando o 76C eu desligo o fogo para o fim do mash out. neste momento, a temperatura da parte que está mais perto do fogareiro deve estar bem mais alta que 76C. tem problema nisso?
 
Guenther, reforçando a dúvida que eu postei ali em cima: Minha última brassagem foi de uma Dunkelweizen que levou 60% de malte de trigo escuro. Como uso fundo falso, nunca mexo na cama de grãos ... não tenho termômetro embutido na panela de mostura, então uso um termômetro convencional ...

Ao acender o fogo para fazer o Mash Out começo a fazer a recirculação ... notei desta vez que, enquanto o termômetro marcava 65C na parte de cima da panela (logo acima da cama de grãos), o mosto que estava saindo pela válvula (parte de baixo da panela / mais perto do fogareiro) já estava a 80C.

Neste caso, o melhor a se fazer é desligar o fogo e considerar o Mash Out terminado quando a temperatura do mosto que sai pela válvula atinge os 77 ou somente quando a marcação do termômetro está em 77C?
 
Back
Top