Vamos desenvolver um projeto BIAB com elemento filtrante tipo cesto em inox?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa noite, com esse cesto da para fazer fly sparge? Como vocês lavam os graos?
 
Bom dia.
Um pessoal aqui de Criciúma fez pra mim. É JR inox o nome da empresa. Se buscar no google por JR inox soluções ou churrasqueiras JR inox, vai encontrar site, Facebook e telefone deles.

Quanto a brassagem, tudo tranquilo, sem ter do que reclamar. Faço circulação contínua e flui normalmente o processo.
Quanto que ficou?
 
Faz uns 2 anos que venho projetando um equipamento de brew in a basket... Como meu projeto é fazer pequenas levas (apartamento pequeno!) o cesto (malte e lúpulo) eu comprei da 2Brew para uma panela de 20L. Comprei muitas peças (China, indupropil, brewmetal) até chegar nesta versão! Ainda não brassei pq agora estou montando o equipamento de fermentação! Vou deixar umas fotos para servir de inspiracao para quem está montando sua panela. Mandei fazer o cesto com pés de 6,5cm, o termômetro analógico fica a 6,2cm de altura. Na tampa instalei um poço termométrico de 15cm (a panela tem 30cm de altura) com um termômetro digital Os dois batem a mesma temperatura! (Já testei a panela cheia de água). No meio da tampa eu coloquei um aspersor que regulo com uma mini válvula na saída da bomba d’água para a recirculacao. Não pretendo colocar resistência elétrica, vai ser no fogo mesmo!
 

Attachments

  • E6F94E97-0A96-4361-8526-F1440DB1666C.jpeg
    E6F94E97-0A96-4361-8526-F1440DB1666C.jpeg
    58.4 KB · Views: 561
  • 85C433B2-A479-4B11-AE51-6936003CA85E.jpeg
    85C433B2-A479-4B11-AE51-6936003CA85E.jpeg
    51.7 KB · Views: 556
  • A8B68376-A86D-4910-966C-7FAD6A77123D.jpeg
    A8B68376-A86D-4910-966C-7FAD6A77123D.jpeg
    55.2 KB · Views: 544
  • FDEA7214-2216-454D-94B7-4FEA11F73997.jpeg
    FDEA7214-2216-454D-94B7-4FEA11F73997.jpeg
    57.6 KB · Views: 547
  • B0D1BA50-33E4-4030-A6B7-6C13128D96C8.jpeg
    B0D1BA50-33E4-4030-A6B7-6C13128D96C8.jpeg
    51.6 KB · Views: 559
  • A49E4817-3D93-4BF4-8C26-8EAD935EE999.jpeg
    A49E4817-3D93-4BF4-8C26-8EAD935EE999.jpeg
    50.8 KB · Views: 547
  • A3D1DC2D-F8BC-4CEC-A197-8903A7339541.jpeg
    A3D1DC2D-F8BC-4CEC-A197-8903A7339541.jpeg
    42 KB · Views: 459
Boa noite, com esse cesto da para fazer fly sparge? Como vocês lavam os graos?
Boa tarde, cara pelo q eu pesquisei, por definição BIAB não se faz a lavagem dos grãos, alguns até fazem pra ter um melhor aproveitamento, mas por teoria não precisa, eu tbm uso um cesto de INOX, ja realizei brassagens lavando e ultimamente não lavo não, só levanto o cesto e dxo escorrer e mando bala na fervura...
 
Rafael, obrigado pela dica.

Não conhecia a metaltec, assim que começar o projeto da panela de 50 litros, vou fazer fazer uma visita lá para garimpar material para construção.

----------------
Dando o desfecho final na conclusão da panela...

Peguei agora das 17 as 19 hrs para terminar o cesto de grãos, fiz furos na lateral com broca 2.3mm e em baixo mantive 2mm.

Imprimi o papel quadriculado a partir desse site: http://www.printfreegraphpaper.com, colei na panela, e comecei a terapia de cadeieiro. rsss

O serviço foi bem rápido, até pensei em fazer mais furos, mas devido ao horário larguei mão e deixei assim mesmo. Quando fazer em inox, ai passo o dia furando o cesto. rsss

Vou ficando por aqui, qualquer dúvida ou sugestão é só falar.

:tank:


Ficou muito legal, tu usa um TIC da Full Gauge para controlar a resistência? quantos watts?
 
Boa tarde, cara pelo q eu pesquisei, por definição BIAB não se faz a lavagem dos grãos, alguns até fazem pra ter um melhor aproveitamento, mas por teoria não precisa, eu tbm uso um cesto de INOX, ja realizei brassagens lavando e ultimamente não lavo não, só levanto o cesto e dxo escorrer e mando bala na fervura...
Opa. Vc usa aquele cesto do cerveja fácil?
Sem usar mais agua pra lavagem vc atinge o volume desejado ou vc só completa com água mesmo?
Sua eficiencia não fica muito baixa não?
Hj em dia eu faço batch sparge usando uma panela com uma bazooka, ou seja, eu faço a mostura, recirculo, dreno o mosto da panela, jogo mais uns 13L de água na panela com o bagaço, recurculo de novo e dreno o resto... Minha eficiencia assim já não é lá grandes coisas (67%).
Agora eu to querendo mudar pro cesto pra simplificar meu processo e ficar mais rapido tb, mas eu to com medo de investir nesse cesto, minha eficiencia baixar muito e eu acabar abandonando ele.
Me ajuda aí, como é seu processo e sua eficiencia?
 
Essa semana eu brassei uma receita de 5kg de pilsen + 0,5kg malte de centeio, 20 litros e depois fiz uma lavagem "caipira" com 10l de água temperatura ambiente mesmo ( e não foi muito bem, a água ia por fora do saco, ou muito no meio) e obtive 24 litros de mosto após a fervura com Brix de 14 graus.
Alguém quer calcular a eficiencia? Acho que dá mais de 65% hein.
 
Essa semana eu brassei uma receita de 5kg de pilsen + 0,5kg malte de centeio, 20 litros e depois fiz uma lavagem "caipira" com 10l de água temperatura ambiente mesmo ( e não foi muito bem, a água ia por fora do saco, ou muito no meio) e obtive 24 litros de mosto após a fervura com Brix de 14 graus.
Alguém quer calcular a eficiencia? Acho que dá mais de 65% hein.
Vc passou 24L de mosto a 14 Brix (OG de 1.055) para o fermentador?
Para 5kg de malte pilsen e 0,5kg de malte de centeio, pelas calculadoras do Brewers Friend e do Beersmith, isso dá uma eficiência (brewhouse efficiency) de 80% - 82%.... isso pra mim é absurdo kkkk
Pode me descrever seu processo de mostura e seus equipamentos pfv?
vlw!!
 
Sim, tenho uma panela 40, usei malte pilsen agrária, (o de centeio não sei bem mas é importado pela propria agraria - e tava vencido) fogareiro daqueles campeiros, esquentei 20l de água mineral a 74 graus, arriei os maltes e larguei por 1 hora e meia. Antes de tampar tava em 70 graus, quando abri tava a 62, levantei o saco e lavei com 10l de água mineral e toquei pra fervura, 1h.
Mesmo que seja 75% realmente é uma eficiência impressionante, mas grau brix é sólidos solúveis né, vamos ver a FG como vai ficar.
 
Achei muito bom esse intercambio de informações para construção de panelas BIAB. Afinal, é o que se vende muito atualmente e cada vez mais caro. Pretendo fazer um também. Tenho um tribloco, mas a simplicidade e praticidade do BIAB sempre me encantou. Ficou uma dúvida nesses posts (ou passei por cima e não percebi). Qual a malha de aço que se utiliza para a panela de filtro ? Ou seja, o diâmetro e espaçamento dos furos dela ? Agradeço......
 
Pretendo montar o meu biab automatizado com o brewuno.
Comprei o cesto inox pra biab, o suporte pra levantar que fica chato de colocar, mas pretendo fazer um novo igual esses(https://www.clawhammersupply.com/collections/all-products/products/grain-basket-hooks-set-of-3).
Colocar o retorno da bomba em uma spray Valve na tampa(https://www.clawhammersupply.com/products/biab-spray-valve)e isolar a panela com manta térmica. Creio que vai sair menos da metade do preço de uma panela chinesa.
Você comprou o cesto onde?
 
2brew, peguei promoção de fim de ano.
Tenho um deles pra minha panela eletrica de 10l, muito bom o material, mas o preço acompanha né...
Eu tenho uma panela 40 e uma 36, to pensando seriamente em furar a 36 pra simular uma single vessel, só não fiz isso ainda porque ela tem o buraco da torneira e não sei o que vou fazer com ele.
 
2brew, peguei promoção de fim de ano.
Também tenho um cesto da 2brew há cerca de 1 ano e posso afirmar que é muito bom e prático. Realmente o investimento foi meio salgado, mas na brassagem é muito melhor do que levantar saco de voal.

Eu, mesmo utilizando o método BIAB, tenho o costume de lavar os grãos e sinceramente acho que vale a pena. Acredito que este processo de lavagem nos permite extrair mais açúcares e melhorar a eficiência do mosto.
 
Galera, blz? Vou dar um upgrade nos meus equipamentos e vou comprar uma panela de 45 litros e um cesto de inox. Minha dúvida é qto ao cesto, alguém aqui utiliza esse aí da foto, o qual é vendido no Mercado Livre? É bom? Aguenta o tranco? Pois tem o da 2brew, o qual me parece mais garantido, contudo o preço com o frete fica bem mais salgado. Valeu!
 

Attachments

  • Screenshot_2020-01-24-14-20-41.png
    Screenshot_2020-01-24-14-20-41.png
    102.7 KB · Views: 38
Manda o link do ML.
Você já considerou ir pruma panela de 60 ou 70l? Ela é pouco maior e pouco mais cara, mas você vai conseguir fazer bateladas de 40 litros de uma vez, ou no meu caso que estou usando agua mineral, cabe dois galões mais malte.
Digo isso pois comprei uma 45l e senti isso, meio que me arrependi.

Galera, blz? Vou dar um upgrade nos meus equipamentos e vou comprar uma panela de 45 litros e um cesto de inox. Minha dúvida é qto ao cesto, alguém aqui utiliza esse aí da foto, o qual é vendido no Mercado Livre? É bom? Aguenta o tranco? Pois tem o da 2brew, o qual me parece mais garantido, contudo o preço com o frete fica bem mais salgado. Valeu!
 
Manda o link do ML.
Você já considerou ir pruma panela de 60 ou 70l? Ela é pouco maior e pouco mais cara, mas você vai conseguir fazer bateladas de 40 litros de uma vez, ou no meu caso que estou usando agua mineral, cabe dois galões mais malte.
Digo isso pois comprei uma 45l e senti isso, meio que me arrependi.

Segue o link https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=277f7e9f-9ff4-48d4-84c7-d8d8c02686f9.

Pensei nessa possibilidade mesmo, de comprar uma panela maior de uma vez. Atualmente consigo uns 16 litros de cerveja final e fermento em galão de água mineral, estava apenas qrendo dobrar minha capacidade. Mas acredito q uma de 45 litros vá me atender, mas é claro q existe sempre um pouco de dúvida, qdo iniciei tbm acha q o equipamento meu atual já seria suficiente rsrs Valeu!
 
Olá, pessoal.

Espero que esteja tudo tranquilo com vocês, andei sumido do fórum porque neste mesmo período das postagens estava construindo minha casa, paralelo a construção, entrei na onda de tentar fazer a funilaria de um carro antigo por conta própria, e lá se vai longos meses....

De 2014 pra cá, tomei muita cerveja, mas fazer a minha que é bom, neca de pitibiriba. rsss

Domingo passado terminei minha panela, já realizei dois testes (domingo/segunda) para ter certeza que nada dará errado na brassagem.

Os dados técnicos da panela é o seguinte:

* Panela 36 litros
* Resistência 220v 2500w
* Controlador tic 17
* Fiação 2,5mm
* Tomada 20A

Teste realizado com 30 litros de água e panela parcialmente tampada:

Elevar a temperatura da agua ambiente a 68 graus:

23 a 68 = 40 minutos cravado

Tempo diferencial ajustado no tic (8 graus) para religamento, a ideia aqui é aproveitar a eficiência térmica da água e assim economizar energia, já que a conversão de amido em açúcar pode ser feita nessa faixa de temperatura.

68 a 60 = 1:17 (uma hora e dezessete minutos para perder 8 graus)

60 a 68 = 8 minutos (religamento da resistência)

Elevar de 68 a 78

68 a 78 = 10 minutos

Elevar de 78 a 94.1 (fervura)

78 a 94.1 = 18 minutos

Só lembrando que a questão da fervura depende de região para região, já que pressão atmosférica varia de acordo com cada localidade.

Comprei uma broca 2.3mm, vou dar um grau no cesto de grãos essa semana e posto mais fotos.

Qualquer dúvida estou as ordens. :tank:
Qual a função do tic 17?
O acionamento da resistência é manual?
Ou usou relé?
 
Back
Top