Vamos desenvolver um projeto BIAB com elemento filtrante tipo cesto em inox?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
existe um tipo de punção para fazer furos que não deixa rebarbas, eu fiz os furos no meu fundo falso de inox com ele, não fica rebarba alguma, só ir em algum lugar que trabalha com inox que eles devem ter, tá ficando legal o projeto:)
 
Pena que fiquei sabendo tarde demais... desisti de marcar os furos pra broca não escorregar e os furos começaram a ficar todos desalinhados haha :(
 
Acabei encontrando um projeto muito legal e de baixo custo.

Hoje mesmo vou comprar minhas panelas 50L e 30L, para começar a trabalhar nelas durante o final de semana.

Os créditos fica por conta do blog italiano: Una Birra al Giorno

http://unabirraalgiorno.altervista.org/blog/category/attrezzature/

Braumeister home made: Primo Step

ProgBMH.jpg


20130912-213246.jpg

20130912-230018.jpg

20130912-230226.jpg

20130912-230353.jpg

Notei que esse mini filtro bazooka possui peças plasticas. Ele aguenta temperatura de fervura à mais de 100ºC?
 
Ficou show essa panela....mas pra que bazuca ?!?!?!?!?!?

Também achei que ficou muito bom!!

Mas não entendi a necessidade da bazuca, afinal, o cesto tem que filtrar para o malte não queimar na resistência.

Estou montando um projeto bem parecido, espero que dê certo assim como o seu.
 
Continuando a história...

Hoje aproveitei o horário do almoço para comprar panelas, fui até uma loja da fábrica que tem um grande show room em uma cidade vizinha, e fui ver as opções.

Tinha a litragem inicial que queria (50/60L) mas tudo rasas.

O único jogo que consegui encaixar legal, foi a combinação de 36L + 25L, espero conseguir fazer levas de 20L com este equipamento, caso não der, me contento com levas de 10L.

Vou passar o final de semana fazendo no fundo da panela de 25L, e precisa da ajuda dos mais experientes agora.

Qual a melhor medida do furo fazer? 2mm, 2,5mm ou 3mm?

Se alguém puder me ajudar nessa, agradeço.

Esta semana já comprei 1 frigobar 80L, e as panelas. Espero para os próximos dias comprar o restante dos equipamentos.

2014-10-03140122_zpse1b87872.jpg

2014-10-03140205_zps365c7751.jpg

2014-10-03140252_zpsd40a698d.jpg

Alexandre, estou querendo algo semelhante ao que você fez, fiquei em dúvida se você tentou a 38 com a 36 antes, ou só a 34 que coube. Nas fotos que vejo dessas panelas sempre estão uma dentro da outra, na ordem. A que eu queria na verdade é a 26 e a 28 (para levas de 10 litros), e na descrição a diferença de uma para outra é de 2cm de diâmetro. Não seria suficiente?
 
Alexandre, estou querendo algo semelhante ao que você fez, fiquei em dúvida se você tentou a 38 com a 36 antes, ou só a 34 que coube. Nas fotos que vejo dessas panelas sempre estão uma dentro da outra, na ordem. A que eu queria na verdade é a 26 e a 28 (para levas de 10 litros), e na descrição a diferença de uma para outra é de 2cm de diâmetro. Não seria suficiente?

Eu estou com uma 34 e uma 32 e sim, cabe. Só que o rebite do cabo da panela interna raspa na externa. Então acho que vai depender de panela pra panela, como o cabo é preso etc...
 
Olá, pessoal.

Espero que esteja tudo tranquilo com vocês, andei sumido do fórum porque neste mesmo período das postagens estava construindo minha casa, paralelo a construção, entrei na onda de tentar fazer a funilaria de um carro antigo por conta própria, e lá se vai longos meses....

De 2014 pra cá, tomei muita cerveja, mas fazer a minha que é bom, neca de pitibiriba. rsss

Domingo passado terminei minha panela, já realizei dois testes (domingo/segunda) para ter certeza que nada dará errado na brassagem.

Os dados técnicos da panela é o seguinte:

* Panela 36 litros
* Resistência 220v 2500w
* Controlador tic 17
* Fiação 2,5mm
* Tomada 20A

Teste realizado com 30 litros de água e panela parcialmente tampada:

Elevar a temperatura da agua ambiente a 68 graus:

23 a 68 = 40 minutos cravado

Tempo diferencial ajustado no tic (8 graus) para religamento, a ideia aqui é aproveitar a eficiência térmica da água e assim economizar energia, já que a conversão de amido em açúcar pode ser feita nessa faixa de temperatura.

68 a 60 = 1:17 (uma hora e dezessete minutos para perder 8 graus)

60 a 68 = 8 minutos (religamento da resistência)

Elevar de 68 a 78

68 a 78 = 10 minutos

Elevar de 78 a 94.1 (fervura)

78 a 94.1 = 18 minutos

Só lembrando que a questão da fervura depende de região para região, já que pressão atmosférica varia de acordo com cada localidade.

Comprei uma broca 2.3mm, vou dar um grau no cesto de grãos essa semana e posto mais fotos.

Qualquer dúvida estou as ordens. :tank:
 

Attachments

  • Resistencia.jpg
    Resistencia.jpg
    191.3 KB · Views: 546
  • Fervura.jpg
    Fervura.jpg
    118.8 KB · Views: 557
  • Fervura 1.jpg
    Fervura 1.jpg
    131 KB · Views: 495
  • Panela pronta.jpg
    Panela pronta.jpg
    112.7 KB · Views: 632
Opa blz!

@alexandrelopes só da uma verificada porque deve ter um erro ainda alto no teu termopar, pois 94,1 °C de ebulição só se tu estiver em uma altitude bem maior que a da tua cidade. Em São Jose do Rio Preto deveria estar próximo de 98°C. Na fervura isso não tem influencia, mas quando tu setar as temperaturas de mostura pode ser importante este erro.

Guilherme
 
^ Opa, tudo fmz Guilherme.

Isso me deixou com a puga atrás da orelha, e como não tinha nenhum termômetro para aferir a temperatura, fui atrás de formulas para calcular a temperatura de ebulição pela variação da altitude, a 489 metros de altitude (rio preto), arredondando para 500m dava 97 graus.

O estranho é que se tirar a tampa e cair para 93 graus a temperatura, já para de agitar a água.

Desconfiei que talvez os 94.1 poderia ser devido o limite da potencia da resistência 2500w para ferver os 30 litros do teste. Pensando aqui com meus miolos, deveria ter usado uns 23 litros para o teste de fervura.

Assim que comprar um termômetro, realizo um novo teste para comparar as temperaturas e aferir o equipamento para não ter problemas na mostura.

Abraço
 
Não sei se vai ajudar alguém ainda... Mas vale a dica:

Comprei em setembro do ano passado um disco de 28cm de diâmetro, 1,2mm de espessura, em inox, com furos de 2,4mm de diâmetro, espaçados 5mm, da "Metaltec do Brasil", por R$ 68,00.. mais o frete.. Eles ficam em São José do Rio Preto..

A minha ideia era utilizar esse disco no fundo da panela menor.. do sistema BIAB.. Ia fazer um furão no fundo desta panela, de 25cm de diâmetro, e colocar esse disco lá... Pra limpeza ia ajudar muito..

Acabei utilizando o disco num sistema "normal" (não BIAB), como fundo falso.. apoiado sobre uma foma de pizza com furo de 25cm de diâmetro...
 
Rafael, obrigado pela dica.

Não conhecia a metaltec, assim que começar o projeto da panela de 50 litros, vou fazer fazer uma visita lá para garimpar material para construção.

----------------
Dando o desfecho final na conclusão da panela...

Peguei agora das 17 as 19 hrs para terminar o cesto de grãos, fiz furos na lateral com broca 2.3mm e em baixo mantive 2mm.

Imprimi o papel quadriculado a partir desse site: http://www.printfreegraphpaper.com, colei na panela, e comecei a terapia de cadeieiro. rsss

O serviço foi bem rápido, até pensei em fazer mais furos, mas devido ao horário larguei mão e deixei assim mesmo. Quando fazer em inox, ai passo o dia furando o cesto. rsss

Vou ficando por aqui, qualquer dúvida ou sugestão é só falar.

:tank:
 

Attachments

  • panela pronta.jpg
    panela pronta.jpg
    272.6 KB · Views: 707
^ Opa, tudo fmz Guilherme.

Isso me deixou com a puga atrás da orelha, e como não tinha nenhum termômetro para aferir a temperatura, fui atrás de formulas para calcular a temperatura de ebulição pela variação da altitude, a 489 metros de altitude (rio preto), arredondando para 500m dava 97 graus.

O estranho é que se tirar a tampa e cair para 93 graus a temperatura, já para de agitar a água.

Desconfiei que talvez os 94.1 poderia ser devido o limite da potencia da resistência 2500w para ferver os 30 litros do teste. Pensando aqui com meus miolos, deveria ter usado uns 23 litros para o teste de fervura.

Assim que comprar um termômetro, realizo um novo teste para comparar as temperaturas e aferir o equipamento para não ter problemas na mostura.

Abraço

Alexandre tudo certo!

No meu calculo, nesta altitude seria em torno de 98,0 °C. Tenta fazer esta aferição, depois conta aqui pra gente.

Abraço,

Guilherme
 
Quais as medidas das panelas que você usou? 40 e 36?
Ficou com rebarba os furos dentro das panelas? Ficou bem legal. Qual método de sparge que está usando? Chuveirinho ou está deixando a mangueira solta em cima da gama de malte?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
 
Coloca mais fotos aí desse sistema. Achei bem interessante. Curti mesmo!

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
 
Quais as medidas das panelas que você usou? 40 e 36?
Ficou com rebarba os furos dentro das panelas? Ficou bem legal. Qual método de sparge que está usando? Chuveirinho ou está deixando a mangueira solta em cima da gama de malte?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
Coloca mais fotos aí desse sistema. Achei bem interessante. Curti mesmo!

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

Opa, td tranquilo Wagner.

Demorei um pouco para postar, porque queria já colocar as informações de uma só vez.

Vamos lá:

1- A panela interna (cesto de grãos) é 25 litros, furos do fundo 2mm e furos laterais 2,3 mm. A panela externa 36 litros.

2 - As rebarbas foram tiradas com escova de metal, que é geralmente usada em funilaria/serralheria, e lixado com lixa metal 180 até retirar todas as rebarbas. Um teste para saber se o acabamento ficou 100% é lavar com buchinha amarela/verde e passar o pano de prato, se não enroscar nada nos buracos ficou bom.

3 - A lavagem/recirculação dos grãos irei fazer com caneca de vidro e forma de pizza com hastes, para ficar bem fácil e simples de fazer. Não confio em fazer recirculação de algo que vou beber, com bomba de maquina de lavar louça ou aquecedor solar. No dia que tiver uma de inox, ai sim faço a recirculação na bomba.

Segue as fotos:
 

Attachments

  • Panelas 36 e 25.jpg
    Panelas 36 e 25.jpg
    71.6 KB · Views: 582
  • medidas 1.jpg
    medidas 1.jpg
    147.5 KB · Views: 587
  • Medidas 2.jpg
    Medidas 2.jpg
    165.4 KB · Views: 632
  • frontal.jpg
    frontal.jpg
    455.3 KB · Views: 569
  • resistencia.jpg
    resistencia.jpg
    430.5 KB · Views: 479
Cesto de grãos com panela de 25 litros
 

Attachments

  • fundo 0.jpg
    fundo 0.jpg
    101.4 KB · Views: 542
  • fundo 1.jpg
    fundo 1.jpg
    588.6 KB · Views: 562
  • fundo 2.jpg
    fundo 2.jpg
    598.5 KB · Views: 598
  • cesto de grãos.jpg
    cesto de grãos.jpg
    148.7 KB · Views: 618
  • cesto de grãos 2.jpg
    cesto de grãos 2.jpg
    272.6 KB · Views: 569
Ola.

Parabéns pelo capricho. Estou mudando o meu sistema de bazuca pra esse de cesto. Como ficou a eficiencia? Os furos na lateral não acabam facilitando à água da lavagem escapar sem efetivamente passar pelos grãos? que acham?
 
Cara como vc fez o suporte pro cesto ficar em cima da panela? Eu uso uma grelha mas é um baita trampo levantar a panela e aí colocar a grelha em baixo... queria uma coisa que eu só precisasse levantar a panela e encaixar...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ola.

Parabéns pelo capricho. Estou mudando o meu sistema de bazuca pra esse de cesto. Como ficou a eficiencia? Os furos na lateral não acabam facilitando à água da lavagem escapar sem efetivamente passar pelos grãos? que acham?

A eficiencia ficou em 72% usando malte pilsen alemão da globolmalt, quanto aos furos na laterais, não teve problema porque a cama de malte úmido, fica bem acima dos furos.

A ideia inicial desses furos nas laterias, era ter maior vasão e contato do malte com a água.

A maior surpresa foi na lavagem, o cesto funcionou muito bem como filtro, o mosto ficou muito limpo. O próximo projeto (versão 50 litros) será em inox, mas com o mesmo cesto de grãos em alumínio, devido a facilidade de trabalhar no material.
 
Cara como vc fez o suporte pro cesto ficar em cima da panela? Eu uso uma grelha mas é um baita trampo levantar a panela e aí colocar a grelha em baixo... queria uma coisa que eu só precisasse levantar a panela e encaixar...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Frkleal, uso dois espetos de inox, em duas pessoas fica muito fácil suspender o cesto e apoiar nos espetos.

Agora se você for fazer o procedimento sozinho, o ideal é uma rodana, catraca, porque ai é só deixar o cesto suspenso.

Vou fazer uma versão de 50 litros, e nesse projeto vou usar um sistema de catraca para subir o cesto.
 
Alguém sabe onde compro uma tela em inox em SC pra fazer o cesto? Estou querendo montar um, só que quero utilizar uma tela ao invés de outra panela.
 
Olá, amigo está dando erro nas fotos, estou tentando montar um sistema se possível poderia enviar para o meu email- [email protected]

achei estes projetos aqui:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=oGUamo1bJB4&t=16s[/ame]
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=PQlQh_Ls6ME[/ame]

Obrigado
 
Eu fiquei um bom tempo procurando esses cestos ... acabei com essa solução aqui :mug:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Xi0z8HYAmpo&feature=youtu.be[/ame]
 

Attachments

  • filtro inox 2brew.jpg
    filtro inox 2brew.jpg
    171.6 KB · Views: 231
Que show esse cesto Leonardo.

Como que vc fez pra fixar a tela nessas chapas de inox? Usou pontos de solda?
 
Valeu!
Então a fixação é com solda ponto mesmo, eu acabei montando uma maquina dessas pq não encontrei nenhuma pra comprar aqui no brasil.

Eu usei umas referências do youtube , tipo essa aqui:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ZIdQIK7aGDk[/ame]
 
Boa tarde,

Depois de muito tempo, consegui fazer o meu cesto.

Dei sorte de encontrar uns caras na minha cidade que são fera em inox e topam qualquer projeto, hehehe.

Além disso, achei um fornecedor de telas aqui, o que facilitou a compra. Usei uma com abertura de 0,4 milímetros (400 microns).

Quando testar, passo as impressões pra vocês aqui.

Seguem algumas imagens abaixo.

Quem quiser ver mais, entra lá no instagram que estou montando @solariumpub

Valeu.

6mCfCqL.jpg

juRH1ni.jpg

2x5G7R6.jpg
 
Boa tarde,

Depois de muito tempo, consegui fazer o meu cesto.

Dei sorte de encontrar uns caras na minha cidade que são fera em inox e topam qualquer projeto, hehehe.

Além disso, achei um fornecedor de telas aqui, o que facilitou a compra. Usei uma com abertura de 0,4 milímetros (400 microns).

Quando testar, passo as impressões pra vocês aqui.

Seguem algumas imagens abaixo.

Quem quiser ver mais, entra lá no instagram que estou montando @solariumpub

Valeu.

6mCfCqL.jpg

juRH1ni.jpg

2x5G7R6.jpg
Mateus, onde vc instalou o sensor de temperatura? Abaixo do cesto?

Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk
 
Mateus, onde vc instalou o sensor de temperatura? Abaixo do cesto?

Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk

Uso o sensor em dois locais, dependendo da fase. Na mostura, uso o sensor no retorno do mosto para a panela. Durante a fervura, dai mudo mais para o fundo da panela, fica num poço junto com a válvula de saída. Nas fotos que botei aqui, isso ainda não estava instalado.

Dá uma olhada no vídeo desse link que tu vais ter uma ideia.

https://www.instagram.com/p/Bjk3TtRFLyD/?utm_source=ig_web_copy_link

Valeu
 
Estou com um set up bem parecido quase pronto e pensando na posição do sensor. Vou considerar essa ideia. Grato.
Uso o sensor em dois locais, dependendo da fase. Na mostura, uso o sensor no retorno do mosto para a panela. Durante a fervura, dai mudo mais para o fundo da panela, fica num poço junto com a válvula de saída. Nas fotos que botei aqui, isso ainda não estava instalado.

Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk
 
Boa tarde,

Depois de muito tempo, consegui fazer o meu cesto.

Dei sorte de encontrar uns caras na minha cidade que são fera em inox e topam qualquer projeto, hehehe.

Além disso, achei um fornecedor de telas aqui, o que facilitou a compra. Usei uma com abertura de 0,4 milímetros (400 microns).

Quando testar, passo as impressões pra vocês aqui.

Seguem algumas imagens abaixo.

Quem quiser ver mais, entra lá no instagram que estou montando @solariumpub

Valeu.

6mCfCqL.jpg

juRH1ni.jpg

2x5G7R6.jpg
Será que poderia passar o contato de quem fez o cesto pra vc? Já utilizou? Como foi a brassagem?
 
Será que poderia passar o contato de quem fez o cesto pra vc? Já utilizou? Como foi a brassagem?

Bom dia.
Um pessoal aqui de Criciúma fez pra mim. É JR inox o nome da empresa. Se buscar no google por JR inox soluções ou churrasqueiras JR inox, vai encontrar site, Facebook e telefone deles.

Quanto a brassagem, tudo tranquilo, sem ter do que reclamar. Faço circulação contínua e flui normalmente o processo.
 
Bom dia,
Eu tenho uma panela de 12,7 litros largada aqui em casa e resolvi fazer os furos para fazer um cesto, mas está ficando cheio de rebarbas! Alguma dica?

IMG-20180821-WA0010.jpeg
 
A eficiencia ficou em 72% usando malte pilsen alemão da globolmalt, quanto aos furos na laterais, não teve problema porque a cama de malte úmido, fica bem acima dos furos.

A ideia inicial desses furos nas laterias, era ter maior vasão e contato do malte com a água.

A maior surpresa foi na lavagem, o cesto funcionou muito bem como filtro, o mosto ficou muito limpo. O próximo projeto (versão 50 litros) será em inox, mas com o mesmo cesto de grãos em alumínio, devido a facilidade de trabalhar no material.


Muito legal o seu equipamento! você faz recirculação?
 
Back
Top