Validade do álcool no borrifador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Joined
Jun 7, 2014
Messages
80
Reaction score
21
Caros, minha esposa é dentista e acabou de receber a visita da vigilância sanitária. Eles usam bastante álcool 70 no consultório, em borrifadores, assim como nós e o fiscal disse que o álcool não deve ser acondicionado nos borrifadores, pois perde a função sanitizante em 7 dias.

O que vocês acham disso? Faz sentido ou é apenas mais um mito ou excesso de zelo?:confused:

Eu não faço esse controle da "validade" do álcool, só do iodofor. Como tenho tido vários problemas com contaminação... pode estar aí uma das falhas.
 
Caros, minha esposa é dentista e acabou de receber a visita da vigilância sanitária. Eles usam bastante álcool 70 no consultório, em borrifadores, assim como nós e o fiscal disse que o álcool não deve ser acondicionado nos borrifadores, pois perde a função sanitizante em 7 dias.

O que vocês acham disso? Faz sentido ou é apenas mais um mito ou excesso de zelo?:confused:

Eu não faço esse controle da "validade" do álcool, só do iodofor. Como tenho tido vários problemas com contaminação... pode estar aí uma das falhas.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, realmente existe validade após o frasco ser aberto. Confesso que nunca fiz esse controle, inclusive já utilizei frascos que estavam abertos a mais de um mês, e até o momento não tive problemas com contaminação.

Abaixo está o trecho:

3. Álcool 70%:
• Desinfecção de médio nível. Técnica de fricção com 3 aplicações, tempo total de 10 minutos. A validade da solução é de 1 semana após aberto o frasco. Dispensa o usode EPI.

Aqui está a publicação do documento.

http://www.hgb.rj.saude.gov.br/ccih/Todo_Material_2010/ROTINA%20D/rotina_d1_recomendacoes_para_o_uso_de_desinfetantes.pdf
 
Além disso, o álcool 70 necessita fricção. Não basta contato apenas.
O único uso justificável de álcool seria na diluição do iodofor para espumar menos.
 
Além disso, o álcool 70 necessita fricção. Não basta contato apenas.
O único uso justificável de álcool seria na diluição do iodofor para espumar menos.
Como é esse uso junto com o iodophor?
 
Apenas substituindo água por álcool 70%. Respeita exatamente a mesma diluição que o produto exige. Isso é uma solução alcoólica de iodo. A galera usa a solução aquosa.
A sanitização se dá pelo efeito do iodo. Não pelo álcool. Não necessita esfregar/friccionar. Apenas escorre excesso.
A grande vantagem é não espumar. Nunca mais usei água no iodo, apenas álcool70%.
 
que eu saiba estando num borrifador que está acondicionado fechado a validade seria a mesma que está datada na garrafa que voçê utilizou para colocar esse alcool 70 aí.
lembrando que alcool 70% o correto é comprar numa loja que vende produtos para laboratório porque alí o mesmo é realmente respeitada a diluição correta e custa bem mais caro o litro em torno de r$15,00 em vista desses comerciais de r$7,00
 
Apenas substituindo água por álcool 70%. Respeita exatamente a mesma diluição que o produto exige. Isso é uma solução alcoólica de iodo. A galera usa a solução aquosa.
A sanitização se dá pelo efeito do iodo. Não pelo álcool. Não necessita esfregar/friccionar. Apenas escorre excesso.
A grande vantagem é não espumar. Nunca mais usei água no iodo, apenas álcool70%.

Rico!! :rockin: $$$ :mug:
 
A praticidade do álcool, de não necessitar de diluição, se perde com a fricção.
Sem falar em lugares onde fica complicado usar esse método, como na torneira do fermentador após as medições da atenuação.
Como vocês fazem pra limpar a torneira nesse período?
E quanto tempo dura uma solução de Iodofor no borrifador?
 
Eu uso somente alcool 70%, nao uso nenhum outro sanitizante. Para tudo, para lavar garrafas, baldes, panelas, etc. E eu mesmo faço o alcool 70%. Nunca tive problemas com bacterias ou bolores. Quanto a validade, é um problema, pois no momento que se coloca o alcool em contato com o oxigenio, parte do alcool forma água. Então a concentração do alcool vai diminuindo. Então quando deixo muito tempo alcool 70% parado, eu acrescento um pouco de alcool 92, e continuo usando. Nunca tive problemas. O alcool juntamente com a água, na proporção 30-70 é eficaz para quebar a parece celular dos microrganismos, mas nao quer dizer que se a proporção tender um pouco para qualquer um dos lados, o alcool vai perder o efeito, acredito que um alcool 70% que esteja a um tempo parado, mas fechado dentro do borrifador, deva perder um pouco do alcool, mas se tu quando for usar acrescentar um pouquinho de alcool 92, acho que ele retoma todo seu poder sanitizante.
 
Muito massa a dica do álcool 70 pra solução de iodo, vou testar!

E eu nem desconfiava da validade do álcool, pra mim ele era estável na presença de O2 e acompanharia a validade da embalagem mesmo quando no borrifador.

Vou ter que rever minha solução pra sanitização rápida (retirada de amostras, por exemplo).
 
Back
Top