Vale a pena investir no refratometro?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatonova

Well-Known Member
Joined
Jul 3, 2016
Messages
61
Reaction score
9
Boa noite amigos, o problema é o seguinte, toda vez que vou medir a densidade lá se vão 250ml fora, isso dói no coraçao, pois depois de tanto trabalho e carinho descartar 250 ml não é facil.
Pois bem, estou lendo muito sobre refratometros no processo de fabricaçao de cerveja e existe uma divergencia na leitura final pois o alcool atrapalha essa leitura (não sei se estou certo). Gostaria de saber a opiniao de voces sobre o assunto. Estava pensando em adquirir um refratometro e usa-lo para controlar o processo de fermentaçao, sendo que nas og e fg usaria o densimetro mesmo..(la se vão 500ml do meu trabalho). E entao, o que aconselham?:rockin::rockin:
 
Eu uso e acho que vale, nem tanto pela economia de cerveja mas pela praticidade, são duas gotas, não precisa esperar esfriar nem nada. Para a FG tem um monte de softwares que fazem a conversão já descontando o álcool. Eu não fiz mas tenho colegas que já fizeram o teste de FG do refratômetro (já feita a conversão no software) e do densímetro e dizem que sempre bate.

Abraço

Victor
 
Gosto muito de usar o "mini-densímetro", ele tem a limitação de escala em 1.060 mas gasta apenas 100mL de mosto, na verdade com uns 80mL já dá pra medir.

Se você não tem pressa pode deixar sua cerveja fermentando um tempo que achar suficiente, ou se guiar pelo airlock, e medir só pra confirmar. Por exemplo (não use como regra): mede depois de 12 dias e depois de 14 dias, se der igual vai pra garrafa, assim gasta menos de 200mL!! (Os quais inclusive você pode beber em vez de jogar fora, aí não vai ser "gasto" hehe)

A densidade antes da fervura você pode medir e jogar de volta na panela, já que depois vai ferver. Nesse caso pode usar o densímetro que já tem. A densidade após a fervura, famosa OG, você pode calcular com base na densidade antes da fervura e volume antes e depois da fervura. http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

Refratômetro é questão de gosto pessoal, eu não gostei de usar, não consegui ter confiança nas leituras, e o meu está parado sem uso. Mas tem quem use direto. Acho que a decisão se "vale a pena" é muito pessoal. Eu estou colocando minha opinião e sugestão do mini-densímetro, aí você vê outras opiniões, avalia, e decide :)
 
Também uso um mini densímetro, mas de 1.100. 80ml e pronto
É "meio apertadinhas as linhas" mas economiza muita cerveja.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Boa noite amigos, o problema é o seguinte, toda vez que vou medir a densidade lá se vão 250ml fora, isso dói no coraçao, pois depois de tanto trabalho e carinho descartar 250 ml não é facil.
Pois bem, estou lendo muito sobre refratometros no processo de fabricaçao de cerveja e existe uma divergencia na leitura final pois o alcool atrapalha essa leitura (não sei se estou certo). Gostaria de saber a opiniao de voces sobre o assunto. Estava pensando em adquirir um refratometro e usa-lo para controlar o processo de fermentaçao, sendo que nas og e fg usaria o densimetro mesmo..(la se vão 500ml do meu trabalho). E entao, o que aconselham?:rockin::rockin:

Para a parte quente e acompanhamento de fermentação, um refratômetro com tabela de correção é mais que suficiente. Para calcular a ABV, o que vale mesmo é a ultima leitura pré envase, e esta pode ser feita com um densímetro comum ou mini densímetro.

Sobre valer a pena, pra mim vale nem tanto pela economia (já deixei de encanar com volume envasado há muito tempo...) , mas pela praticidade mesmo.

Basta calibrar o refratômetro de tempos em tempos e tá tudo certo.

Abraços.
 
Eu uso somente o refratômetro mara medir durante a "parte quente".
Para a parte "pós fermentação", faz umas 3 levas que faço a medição com o refratômetro (aplicando a devida correção) e com o densímetro como tira-teima. O refratômetro dá na mosca. (pra mim).
Quanto à pergunta, pra mim, vale muito a pena. Muita praticidade e economia de breja.
Abraço!
 
Então, pra mim mesmo antes da fermentação dá um erro, chega a uns três pontos acima ou abaixo da medição com densímetro. Eu calibrei e até cheguei a tentar tabular fator de correção WRI, mas sempre dava diferente. Talvez o meu refratometro seja inferior, ou estou fazendo algo muito errado. Enfim, era só pra alertar.
 
Então, pra mim mesmo antes da fermentação dá um erro, chega a uns três pontos acima ou abaixo da medição com densímetro. Eu calibrei e até cheguei a tentar tabular fator de correção WRI, mas sempre dava diferente. Talvez o meu refratometro seja inferior, ou estou fazendo algo muito errado. Enfim, era só pra alertar.

Vc já colocou seu densímetro em água a 20 graus para ver se ele realmente marca 1.000SG? O meu marca 3 pontos a menos.
 
Água destilada? Água de torneira não tem densidade 1.000. Em água destilada deu exatamente 1.000 e usei pra calibrar o refratometro também
 
Água destilada? Água de torneira não tem densidade 1.000. Em água destilada deu exatamente 1.000 e usei pra calibrar o refratometro também

Legal q vc fez a calibragem assim.
Só um detalhe: a água da torneira deu densidade 3 pontos abaixo de 1000, e não acima, como era de se esperar no meu caso. Por isso é facil de ver q meu densimetro está descalibrado.
Abraço!
 
Interessante @cgfischer que pra mim também deu abaixo, isso que a água daqui tem bastante cloro, deveria ser acima né?!

Mas estamos off-topic, vamos abrir outro tópico para falar sobre calibração!
 
Boa noite amigos, o problema é o seguinte, toda vez que vou medir a densidade lá se vão 250ml fora, isso dói no coraçao, pois depois de tanto trabalho e carinho descartar 250 ml não é facil.
Pois bem, estou lendo muito sobre refratometros no processo de fabricaçao de cerveja e existe uma divergencia na leitura final pois o alcool atrapalha essa leitura (não sei se estou certo). Gostaria de saber a opiniao de voces sobre o assunto. Estava pensando em adquirir um refratometro e usa-lo para controlar o processo de fermentaçao, sendo que nas og e fg usaria o densimetro mesmo..(la se vão 500ml do meu trabalho). E entao, o que aconselham?:rockin::rockin:

Aconselho mudar a forma como encara o processo de medição: como aprendizado, ao invés de somente desperdício de cerveja. Sei que é difícil... também foi e ainda é pra mim quando uma cerveja aparentemente muito boa está pronta.

Na minha jornada cervejeira, adquiri um refratômetro esse ano, após 5 anos usando apenas densímetro. É um bom aparelho, mas realmente não parece confiável pra medições de cerveja pronta. As minhas comparações de medição com densímetro versus refratômetro (com valor corrigido) flutuaram um pouco.

Abraço
 
Interessante @cgfischer que pra mim também deu abaixo, isso que a água daqui tem bastante cloro, deveria ser acima né?!

Mas estamos off-topic, vamos abrir outro tópico para falar sobre calibração!

Pode ser por causa da dissolução de gases na água da rede... Experimente deixá-la parada por um tempo pra medir. (Se fizer isso retorne o resultado, por curiosidade hehehehe ).
 
Pode ser por causa da dissolução de gases na água da rede... Experimente deixá-la parada por um tempo pra medir. (Se fizer isso retorne o resultado, por curiosidade hehehehe ).

Eu já medi com água mineral. Deu na mesma.
 
Eu já medi com água mineral. Deu na mesma.

Bom, se mesmo com água mineral está abaixo de 1,000 g/cm³, então o seu refratômetro está descalibrado, ou a temperatura está afetando. Calibre com água destilada ou deionizada...
 
Bom, se mesmo com água mineral está abaixo de 1,000 g/cm³, então o seu refratômetro está descalibrado, ou a temperatura está afetando. Calibre com água destilada ou deionizada...

Tiago, o que está descalibrado é o densímetro, q mostra 3 pontos abaixo, tanto com água da torneira quanto mineral.
O refratômetro eu calibrei com a água da torneira. Depois testei com a mineral (que é a que eu uso para cerveja, então entendo que ela é o parâmetro) e deu igual a da torneira.
Abraço.
 
Não acho que vale. Mas se tiver grana sobrando compra.
Vale mais um densímetro de até 1060 pra medir o fim da fermentação, desses que dá pra usar proveta de 100ml.
 
Pode ser por causa da dissolução de gases na água da rede... Experimente deixá-la parada por um tempo pra medir. (Se fizer isso retorne o resultado, por curiosidade hehehehe ).

Tiago, deu 0.997 com a água da torneira. Depois testei com a água filtrada, filtro de carvão e partículas, que uso pra água cervejeira, e deu 0.999. Medindo com água "destilada" (usei a água que sai do ar-condicionado, ou desumidificador, no caso, guardada há muito tempo) também deu 0.999, não sei se pode ter alterado algo com o armazenamento.

Não fiz o teste de deixar descansar, isso seria em temperatura ambiente? Quanto tempo?

A propósito, encontrei em diversas fontes tabelas de densidade da água em função da temperatura, e em 20 graus a densidade correta da água é 0.998 g/mL. Assim fica resolvido o mistério de porque tanta gente mede valor abaixo de 1.000 :)
 
Back
Top