Utilizacao de postmix/keg com Priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme_BR

Well-Known Member
Joined
Sep 12, 2017
Messages
155
Reaction score
72
Pessoal, chamei um colega do forum no privado pra me ajudar a tirar algumas duvidas e achamos que seria legal compartilhar com todos e talvez acrescentar alguns pontos e abrir pra discussoes.
Tenho medo de cilindro de co2 (razoes pessoais) mas to cansado de engarrafar 30L. Queria usar um postmix/keg sem cilindro. Pra isso pensei em usar o barril faznedo priming e usar os cartuchos de 16g pra servir.
Vi gente falando q o postmix nao "trava" e em alguns nao da pra fazer o priming. Pensei em fazer em keg entao de 20L com valvula S e extrair com aqueles cartuchos de 16g.
Abaixo lista de duvidas e respostas:
Kkkkk sao muitas dúvidas

0- nao "trava" e em alguns nao da pra fazer o priming:
trava sim. muitos casos o pessoal tem oring velho e ressecado, mas se for novos e tiver "pressao" no travamento é tranquilo. na pior hipotese, fermentação sempre deixa algum co2 residual, entao e so fechar a tampa e chacoalhar um pouco o pm pra soltar o co2 que a minima pressao ali vai trava-lo.

1 - Primeira duvida se funcionaria com cartucho pra servir somente
R: Funciona, mas nao compensa

2-A qtde de açúcar deve mesmo ser metade de quando usamos garrafa?
R: a proporção liquido x Head space é diferente, entao nao tem muito gargalo pra acumular pressao. n omeu caso a pressao sempre disparava com 6g/L, então eu usava uma valvula de alivio com manometro pra regular 2kg. recomendo testar, nao tem uma regra clara pois varia de estilos a quantidade de co2 diluido no mosto. mas 4g/L normalmente resulta bem.

3 - tem diferença encher 100% do barril e 40% ?
R: Claro, o head space muda tudo, imagina assoprar uma garrafa cheia de agua e uma com 40%, quanto ar cabe em cada uma.. a mesma coisa se aplica, se tem muito headspace vai precisar de mais co2 pra atingir a pressão desejada.

4-tem como colocar um manometro na saída do barril pra controlar a pressao do priming?
R: Sim, com devidos encaixes, tem no lamas pra vender um montado. eu usava um desses.

5- ao servir, preciso tirar a pressao pra nao dar espuma ou posso servir direto?
R: depende da torneira que usar, se for italiana com regulador de fluxo nao, se for uma picnic sim.

6 - Se tirar pressão vai colocar oxigênio entao vai oxidar ?.
R: não pois pra retirar pressão só há saida de gas...

7 - Preciso repressurizar?
R: após o uso sim, senao perde carbonatação, pois vai ter muito headspace e o co2 vai se desprender do liquido pra se estabilizar.

8 - Com um cartucho de 16g consigo colocar qual pressao dentro de um barril vazio ?
 
Um ponto adicional nessa tua lista (que pra mim é o principal)

Fazer priming em barril vai gerar mais lama de fermento. Na maioria dos estilos, fazemos um esforço danado pra limpar o líquido e deixar a lama pra trás com cold-crash e etc., neste caso tu vais "sujar" de novo a leva toda. Na garrafa é diferente, muito menos volume, qq laminha que ficar decanta pro fundo e vc não precisa tomá-la. Já o barril é uma "garrafa" 30x maior e vc puxa a bebida do fundo, imagina o que vai vir nos primeiros copos...

Recomendo vc tentar lidar com seu receio aos cilindros de CO2 e investir em um. Vale muito a pena, costuma mudar a vida dos homebrewers... :mug:
 
Na boa?

Se tem medo de cilindro de CO2, fica nas garrafas.
 
Um ponto adicional nessa tua lista (que pra mim é o principal)

Fazer priming em barril vai gerar mais lama de fermento. Na maioria dos estilos, fazemos um esforço danado pra limpar o líquido e deixar a lama pra trás com cold-crash e etc., neste caso tu vais "sujar" de novo a leva toda. Na garrafa é diferente, muito menos volume, qq laminha que ficar decanta pro fundo e vc não precisa tomá-la. Já o barril é uma "garrafa" 30x maior e vc puxa a bebida do fundo, imagina o que vai vir nos primeiros copos...

Recomendo vc tentar lidar com seu receio aos cilindros de CO2 e investir em um. Vale muito a pena, costuma mudar a vida dos homebrewers... :mug:

Concordo em número, gênero e grau, falou muito bonito.:mug:

No meu caso, o investimento em postmix, cilindro de co2, e todas as parafernálias necessárias, mudou a minha vida de homebrewer. Sinto q minhas brejas "subiram muito de nível". Aquele gosto de borra de levedura no fundo das garrafas me matava.
 
Back
Top