Uso do nibs de cacau de diversas formas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alex cegan

Well-Known Member
Joined
Aug 19, 2019
Messages
76
Reaction score
57
Location
lapa Paraná
Já vi relatos de diversas pessoas aqui no fórum sob o uso do nibs do cacau em suas cervejas. Eu também já utilizei diversas vezes, estou abrindo esse novo tópico, para conhecimento da galera referente a uma maneira diferenciada que eu usei, já é o 3º uso desta forma.
Bom, ao final da mostura, eu removo 1 litro de mosto, como se fosse para fazer um starter, porém, levo para uma segunda panela, agora pequena, que caiba o que retirei do mosto, logo, pego o quanto quero de nibs em minha receita, nesse último caso, fiz uma American IPA, 23 litros, com 100g de nibs. Coloquei os nibs em um liquidificador e moi muito bem, quase virou pó, daí coloquei essas 100g naquele 1 litro que havia separado, logo, fiz uma fervura separada, porém branda, durando 60 minutos, em paralelo com a fervura do mosto total. Faltando 5 minutos para a fervura final, sobraram 600ml do mosto mais ou menos junto com os nibs, o cheiro ficou mais forte, assim como o sabor, que ficou ótimo, porém bem mais forte. terminei a fervura do mosto depois da adição desta fervura separada, claro, fazendo a separação por uma peneira, para não passar os grãos pequenos dentro da panela de fervura. Faço o restante dos processos normalmente. Não fiz mais nenhuma adição de cacau durante o processo, seja fermentação ou maturação.
Vantagens: Eu concentro muito o sabor, fica mais aparente no paladar comparando a uma adição de extrato em vodka com nibs, ou o extrato comprado também. Vale a pena o teste.
Desvantagem: O aroma não é muito forte comparado ao método de adição de extrato, com vodka principalmente tenho bons resultados de aroma, fica bem legal, principalmente em cervejas escuras, porém adoro fazer em IPA's.

Penso que, misturando os dois tipos de adição, se consiga fazer um bom misto de sabor e aroma do cacau, irei testar em próximas cervejas que encaixem o sabor.
 
Alex, eu vou tentar nibs de cacau pela primeira vez.... e percebi que é mais frequente a adição na maturação. Eu estava particularmente inclinadona usar na fervura... minha preocupação era a gordura. Mas enfim lendo seu post acho que vou fazer assim mesmo seguindo sua dica, isto é parte na fervura em separado e parte com extrato na vodka na maturação.... quero ver se não vai dar aroma de chocolate hehehehehe.... tenho receio até de exagerar...
 
Não precisa de muito burocracia para usar os nibs de cacau.
Usar os nibs em IPA me parece bem esquisito. Sugiro usar em Porter, Stout ou RIS. Uso sempre na maturação. Põe os nibs num bag e mete no fermentador. Deixa lá por algumas horas 6h.. 8h.. 12h.. Sugiro que vá provando a cerveja até chegar no ponto seu agrado.
A mesma regra vale para o uso de grão de café.
 
Back
Top