Uso de resistência móvel e BAG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Certo, e nessa eficiência de 80 a 85% você usa quantos kg de malte, e termina com quantos litros no fermentador, com qual OG?

Sobre o Brulosophy........... tive a oportunidade de conversar ao vivo com um deles no Congresso Técnico de SC, e perguntei se o cara (que me fugiu o nome agora) passava a não fazer mais técnica X ou Y depois que eles tinham testado e que, teoricamente, não tinha dado diferença. Sabe o que ele me respondeu? "Não não... eu ainda sigo as boas práticas da literatura, etc".

Justamente isso que eu canso de dizer..... não é porque eu não tenho capacidade ou treinamento pra sentir algo, ou que aquilo não dê uma diferença tão pequena que eu e vários não sintam, que mesmo assim ela não aconteça.

Eu, Guenther, acredito completamente que 99% das boas práticas estudadas e embasadas em livros (e comprovadas quimicamente) não são perceptíveis em testes cegos, mas no entanto, todas as pequenas diferenças de várias boas práticas, quando somadas, é que tornam uma cerveja espetacular.

Se forem ver como o Jamil Zainasheff produzia suas cervejas quando ganhou 2 prêmios Ninkasi (melhor cervejeiro dos EUA) e também o Gordon Strong (que ganhou 3).......... os caras usam absolutamente todas as boas práticas que podem existir em suas cervejas, e se for procurar por elas no Brulosophy.......... os resultados mostram que não fazem diferença, hehehehe.

Cada um faz cerveja do jeito que quer e tem suas crenças, mas quando o Brulosophy testa algo e não tem resultado (e 99% das vezes é assim), a interpretação da maioria é a mais óbvia........ "ah, então não faz diferença".

A minha interpretação dos testes eles, é a seguinte: "Ah, ok, não faz milagre". O que não quer dizer que não faça diferença.

Proporção pode não fazer diferença perceptível, mas quimicamente... faz. Se a pessoa vai ou não dar bola pra isso, é decisão pessoal. Eu........ Guenther....... gosto de fazer as mesmas receitas em vários equipamentos e mantê-las da forma mais igual e controlada possível. Mas cada um faz do jeito que achar melhor..... é que eu sempre tenho na minha cabeça que todos os detalhes fazem diferença, então eu sempre tento fazer o máximo de coisas certo. Pode não fazer diferença pra mim que não tenha extrema sensibilidade no paladar, mas para alguém melhor do que eu que vá provar minha cerveja, pode fazer uma grande diferença.

Abraço,
Rapaz, essa pergunta aí é difícil. Vou olhar no beersmith qdo estiver em casa e te falo, pq não tenho de cabeça. Mas, sou "Galoneiro", então minha grain bill eh pequena... Levo 7 litros pro fermentador, pra "engarrafar" 5L num daqueles mini kegs.

Sobre o lance da metodologia: Eu me preocupava com todos os detalhes das boas práticas, até que um dia achei meu processo extremamente complicado. E comecei a cortar coisas, e ir medindo o resultado, até chegar no lance mais simples possível.

Concordo que, talvez, para monstros sensoriais que existam por aí, essas simplificações de processo possam até fazer diff. Mas, pra esses meus 5 litrinhos que vão sendo consumidos ao longo de uma semana dentro de casa por mim e minha mulé, tá na boa. =)

Agora comprei uma Braumeister e um fermentador cônico da brewdemon, então vou aposentar meu biab.

Sent from my E6533 using Tapatalk
 
Certo, e nessa eficiência de 80 a 85% você usa quantos kg de malte, e termina com quantos litros no fermentador, com qual OG?

Rapaz, essa pergunta aí é difícil. Vou olhar no beersmith qdo estiver em casa e te falo, pq não tenho de cabeça. Mas, sou "Galoneiro", então minha grain bill eh pequena... Levo 7 litros pro fermentador, pra "engarrafar" 5L num daqueles mini kegs.

... é que eu sempre tenho na minha cabeça que todos os detalhes fazem diferença, então eu sempre tento fazer o máximo de coisas certo. Pode não fazer diferença pra mim que não tenha extrema sensibilidade no paladar, mas para alguém melhor do que eu que vá provar minha cerveja, pode fazer uma grande diferença.

Sobre o lance da metodologia: Eu me preocupava com todos os detalhes das boas práticas, até que um dia achei meu processo extremamente complicado. E comecei a cortar coisas, e ir medindo o resultado, até chegar no lance mais simples possível.

Concordo que, talvez, para monstros sensoriais que existam por aí, essas simplificações de processo possam até fazer diff. Mas, pra esses meus 5 litrinhos que vão sendo consumidos ao longo de uma semana dentro de casa por mim e minha mulé, tá na boa. =)

Agora comprei uma Braumeister e um fermentador cônico da brewdemon, então vou aposentar meu velho equipamento companheiro de guerra biab, e começar uma nova jornada, com eficiência reduzida :)
 
Rapaz, essa pergunta aí é difícil. Vou olhar no beersmith qdo estiver em casa e te falo, pq não tenho de cabeça. Mas, sou "Galoneiro", então minha grain bill eh pequena... Levo 7 litros pro fermentador, pra "engarrafar" 5L num daqueles mini kegs.



Sobre o lance da metodologia: Eu me preocupava com todos os detalhes das boas práticas, até que um dia achei meu processo extremamente complicado. E comecei a cortar coisas, e ir medindo o resultado, até chegar no lance mais simples possível.

Concordo que, talvez, para monstros sensoriais que existam por aí, essas simplificações de processo possam até fazer diff. Mas, pra esses meus 5 litrinhos que vão sendo consumidos ao longo de uma semana dentro de casa por mim e minha mulé, tá na boa. =)

Agora comprei uma Braumeister e um fermentador cônico da brewdemon, então vou aposentar meu velho equipamento companheiro de guerra biab, e começar uma nova jornada, com eficiência reduzida :)
Sim sim, por isso que eu sempre defendo que cada um sabe do seu processo, dos seus objetivos, etc. Boas práticas que me trazem um trabalho absurdo, eu não faço.... mas as que são faceis e que posso fazer quase no automático, eu faço todas.
 
Eu mudei de 3panelas para BIAB pelo tempo e pelo trabalho. Faço no fogão e mudaria para recirculação contínua com resistência porque, acredito, demoraria menos para chegar às temperaturas pretendidas e diminuiria um pouco o trabalho de ter que ligar/desligar fogão, controlar visualmente a temperatura, etc. Só.

Da mesma forma, como na pergunta original, também preferiria não usar um fundo falso, SE POSSÍVEL, para separar o bag da resistência, caso eu passe a usar uma. Tenho um fundo falso do meu equipamento de 3 panelas, mas o trabalho de tirá-lo antes da fervura para não atrapalhar a separação do trub e lavá-lo já diminuem a vantagem de usar uma resistência.

Cada um sabe do seu processo e o que eu considero trabalhoso pode não ser para outras pessoas.

Enfim, eu vi em outro tópico mas não responderam mais: alguém usa bag direto na resistência e não tem problemas?
 
Concordo que a rigor recirculação contínua não faça sentido em BIAB. Contudo quem usa resistência elétrica precisa separar o bag da resistência e um fundo falso ajuda nisso. Mas aí o fundo falso gera uma região separada de fluido que, se vc quiser/precisar ajustar a temperatura, vai acabar não deixando a temperatura do mosto/grãos homogênea. É aí que entra a recirculação.
Já tentei fazer sem usar a resistência durante a mostura, mas a queda de temperatura é mto grande.
 
Uso resistência, bag e fundo falso, essa questão de tirar o fundo falso antes da fervura tbm acho trabalhosa mas necessária. Sobre homogenizar a temperatura faço recirculação contínua e não percebo grandes diferenças, uso o sensor pt100 na entrada da bomba.
 
Galera, estou pesquisando para montar um Biab para fazer levas menores (10 litros) no meu apê...

Estou recioso com o tempo para atingir as temperaturas para mash in e fervura no meu cooktop convencional...

E pesquisando aqui, achei interessante o apoio destes ebulidores convencionais (rabo quente)...

Para mostura, vou aquecer a água (sem o malte) no fogo + ebulidor até a temperatura calculada... desligo os 2 e coloco o malte e espero o tempo de mosturação... até aí acho que sem problema..

O problema é na fervura... pesquisando, alguns colegas falam que pode ocorrer caramelização do mosto, e muitos outros falam que usam e nunca notaram caramelização...

Me veio a dúvida: se ocorre caramelização com o ebulidor durante a fervura, porque não ocorre no fundo da panela, que é a fonte do calor quando usamos apenas o fogareiro?

Enfim, para a turma mais experiente, realmente existe este risco de caramelizar com o ebulidor?

Grato.
 
Fiz um fundo falso.. mas o conjunto fundo falso/bag não deu vazão mesmo com a bomba ajustada para uma vazão baixa.. fazia vácuo constantemente e travava tudo...
Vou trocar o voil por um tecido com a trama Menos "junta" pra ver se melhora

Alguém tem uma dica de tecido adequado?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk



Olá! Tive um problema como esse, mas acontece devido o fato de que o mosto se junta todo no fundo do bag.
Basta colocar algo, como uma colher cervejeira, em uma das laterais do bag, que o líquido deve pela lateral e vai para o fundo da panela.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Galera, estou pesquisando para montar um Biab para fazer levas menores (10 litros) no meu apê...

Estou recioso com o tempo para atingir as temperaturas para mash in e fervura no meu cooktop convencional...

E pesquisando aqui, achei interessante o apoio destes ebulidores convencionais (rabo quente)...

Para mostura, vou aquecer a água (sem o malte) no fogo + ebulidor até a temperatura calculada... desligo os 2 e coloco o malte e espero o tempo de mosturação... até aí acho que sem problema..

O problema é na fervura... pesquisando, alguns colegas falam que pode ocorrer caramelização do mosto, e muitos outros falam que usam e nunca notaram caramelização...

Me veio a dúvida: se ocorre caramelização com o ebulidor durante a fervura, porque não ocorre no fundo da panela, que é a fonte do calor quando usamos apenas o fogareiro?

Enfim, para a turma mais experiente, realmente existe este risco de caramelizar com o ebulidor?

Grato.

Um pouco de caramelização ocorre no fundo da panela com fogo, as de alumínio ficam com mancha amarelada normalmente. Mas é tão pouco que não afeta o sabor.

A mesma coisa com os ebulidores, usei um ebulidor bastante tempo pra fervura, não percebi diferença sensorial, as vezes ele saía da fervura com uma camada amarelada fina em volta da resistência...

Porém em uma circunstância realmente caramelizou, numa roggenbier (50% malte de centeio), mosto excessivamente viscoso, caramelizou, criou uma crosta, secou e queimou a resistência na fervura, depois passou gosto de queimado/cinzas pra cerveja.
 
O que está se discutindo aqui é uma questão "semântica".
Qual o porquê de não ser possível recircular num bag? Às vezes a pessoa utiliza o bag apenas para facilitar a limpeza do equipamento, coisa que é mais complicada quando se usa um fundo falso.
Já vi equipamentos tribloco com um cesto no MLT.
A questão é: você quer se ater ao método ou buscar uma otimização do processo?
 
Back
Top