Uso de resistência móvel e BAG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rabello

Well-Known Member
Joined
Oct 12, 2014
Messages
194
Reaction score
39
mestres,

pretendo usar uma resistência móvel (de borda) para aquecer um sistema BIAB.

A resistência ficará apoiada no fundo da panela (sem afastador).

Posso colocar o BAG direto por cima dela (com recirculação contínua por bomba)? Ou é arriscado queimar o BAG/MALTE? É uma resistência de baixa densidade.


Ou será que NECESSARIAMENTE vou precisar de algo como um fundo falso pra evitar contato direto do bag com a resistência?
 
Olá

Eu uso resistência fixa com bag.
Eu optei por por um fundo falso na panela por questão de segurança, aí não queima o bag e nem caramelizar o malte.

Só usei uma vez meu equipamento, mas deu um resultado incrível com uma eficiência muito acima da prevista. O único problema que tive foi com o fundo falso depois da fervura, que ele acumulou os lúpulos e proteínas e isso atrapalhou a trasfega pro fermentador.

Abraços

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Amigo, como dito anteriormente, é um seguro barato. Pra que arriscar?
 
Estive com uma ideia de colocar uma malha de inox, tipo bazoka, com a resistência passando por dentro da bazoka, para não usar mais fundo falso. Porém To na duvida se mesmo assim não vai queimar o Bag. O que vcs acham dessa ideia, será que da certo?

Abraço,
Cristiano
 
Estive com uma ideia de colocar uma malha de inox, tipo bazoka, com a resistência passando por dentro da bazoka, para não usar mais fundo falso. Porém To na duvida se mesmo assim não vai queimar o Bag. O que vcs acham dessa ideia, será que da certo?

Abraço,
Cristiano
Fiz um fundo falso.. mas o conjunto fundo falso/bag não deu vazão mesmo com a bomba ajustada para uma vazão baixa.. fazia vácuo constantemente e travava tudo...
Vou trocar o voil por um tecido com a trama Menos "junta" pra ver se melhora

Alguém tem uma dica de tecido adequado?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 
Olá

Eu comprei um bag lá no Lamas e funciona muito bem com o fundo falso, nunca tive problema de entupimento nem nada, isso que já fiz receitas com bastante trigo e tal.
Não sei exatamente qual tecido é mas eles devem saber direitinho.

Pra mim esse esquema de resistência com fundo falso anda funcionando muito bem, nunca tive problema de queimar o bag ou caramelizar nada.

Abraços

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
hauszler,
Também nunca tive problema de travar a bomba e nem de queimar o BAG ou algo do gênero, porém gostaria de fazer algo que não precisasse utilizar o fundo falso, pois perco de 3 a 4l no final da fervura só de trub que fica sobre o fundo falso, mesmo que eu faça um wirlpoll certinho.
 
Olá

Então, o que eu faço é prender umas cordinhas em dois parafusos do fundo falso, aí eu só puxo ele pra fora antes da fervura.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Olá

Então, o que eu faço é prender umas cordinhas em dois parafusos do fundo falso, aí eu só puxo ele pra fora antes da fervura.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Só lembrando pessoal, usar bag é recircular com bomba é um contra-ponto. BIAB, usando BAG fina com voil, não é um sistema próprio para recirculação. Pra poder haver recirculação é preciso de uma bag mais grossa...... e aí vc perde a grande vantagem do BIAB que é.............. justamente não precisar recircular, ou seja, simplesmente tirar o saco e pronto.

Eu costumo não comentar nessas coisas pq acho que cada um faz do jeito que quiser, mas é só pra lembrar alguns princípios básicos de equipamentos.... pois muitas vezes o pessoal faz uma salada de frutas misturando um sistema que tem um intuito, com outro. Sistema de uma panela só com possibilidade de recirculação, etc, é SINGLE VESSEL, e nesse caso não se usa uma bag, se usa um cesto cujo fundo é um fundo falso, furos de 2mm, etc.

Procurem sempre pensar no intuito principal do sistema. Eu por exemplo tenho vários equipamentos diferentes..... quando uso BIAB, uso ele tendo em mente o âmago do objetivo dele, ser simples, e rápido..... mosturo, tiro o saco, coloco água, e deu... não recirculo, não lavo, nada.... brassagem em 3 horas e pouco. Quando um sistema que tem um objetivo X, e......... é usado pra fazer exatamente aquilo, se atinge com sucesso o objetivo X. O problema que mais vejo é gente misturando objetivos querendo uma certa vantagem em tudo, ou seja, quer que seja rápido, alta eficiência, poucas panelas, rampas, tudo....... e acaba não atingindo nada direito.

Mas é opinião pessoal. :)

BIAB... é uma coisa. Single Vessel, é outra.

BIAB querendo ser um SV, ou SV querendo ser um BIAB é onde não se atinge nada realmente direito.

Abraço,
 
Eu uso isso aqui como fundo falso, no meu sistema de BIAB; Ao término na mostura, empurro uma das laterais pra baixo com a colher, o que faz com que a outra lateral emerja do mosto, para eu retirá-lo para a fervura; (Ah, eu desparafusei aquele pino central)

16413342_2SZ.jpg

Já tenho utilizado-o há uns 2 ou 3 anos...


https://www.submarino.com.br/produto/16413342/cesto-cozimento-a-vapor-inox-legumes-cozinha-panelas-casa
 
Eu uso isso aqui como fundo falso, no meu sistema de BIAB; Ao término na mostura, empurro uma das laterais pra baixo com a colher, o que faz com que a outra lateral emerja do mosto, para eu retirá-lo para a fervura; (Ah, eu desparafusei aquele pino central)

View attachment 119147

Já tenho utilizado-o há uns 2 ou 3 anos...


https://www.submarino.com.br/produt...nto-a-vapor-inox-legumes-cozinha-panelas-casa
Que massa essa parada, boa dica.

Uma curiosidade: esses dias esqueci a boca do fogão ligada e quando percebi tava nos 82°C (mostura com grãos e saco, tudo lá dentro).

Achei que tinha arruinado a brassagem, queimado o saco, ferrado com a conversão. Corri pro congelador e peguei uma forminha de gelo e taquei as pedras de gelo no mosto. Depois de dar umas mexidas baixou pra 70°C bem rápido até.

Resultado: converteu perfeitamente e o saco ficou intacto.

Tá certo que minha panela é de inox com fundo triplo (Ss Brewtech) e eu tava usando apenas as bocas do fogão (durante a mostura não uso a resistência), mas fica o relato.
 
Só lembrando pessoal, usar bag é recircular com bomba é um contra-ponto. BIAB, usando BAG fina com voil, não é um sistema próprio para recirculação. Pra poder haver recirculação é preciso de uma bag mais grossa...... e aí vc perde a grande vantagem do BIAB que é.............. justamente não precisar recircular, ou seja, simplesmente tirar o saco e pronto.

Eu costumo não comentar nessas coisas pq acho que cada um faz do jeito que quiser, mas é só pra lembrar alguns princípios básicos de equipamentos.... pois muitas vezes o pessoal faz uma salada de frutas misturando um sistema que tem um intuito, com outro. Sistema de uma panela só com possibilidade de recirculação, etc, é SINGLE VESSEL, e nesse caso não se usa uma bag, se usa um cesto cujo fundo é um fundo falso, furos de 2mm, etc.

Procurem sempre pensar no intuito principal do sistema. Eu por exemplo tenho vários equipamentos diferentes..... quando uso BIAB, uso ele tendo em mente o âmago do objetivo dele, ser simples, e rápido..... mosturo, tiro o saco, coloco água, e deu... não recirculo, não lavo, nada.... brassagem em 3 horas e pouco. Quando um sistema que tem um objetivo X, e......... é usado pra fazer exatamente aquilo, se atinge com sucesso o objetivo X. O problema que mais vejo é gente misturando objetivos querendo uma certa vantagem em tudo, ou seja, quer que seja rápido, alta eficiência, poucas panelas, rampas, tudo....... e acaba não atingindo nada direito.

Mas é opinião pessoal. :)

BIAB... é uma coisa. Single Vessel, é outra.

BIAB querendo ser um SV, ou SV querendo ser um BIAB é onde não se atinge nada realmente direito.

Abraço,


Boa tarde, fiquei com uma duvida no seu relato.
Utilizo o BIAB e realmente recircular não faz sentido, mas deixar de lavar os grãos não perde muito a eficiência?
Pergunto pois estou ainda na minha terceira brassagem e estou pelo menos lavando os grãos na BAG até atingir a densidade da receita.
Se retirar o BAG sem lavar não perderemos vários açucares que poderíamos aproveitar?
Desculpa se a pergunta não faz sentido, mas estou lendo bastante coisas do forum e vendo bastante videos no youtube e quando utilizam o BIAB eles costumam mencionar a lavagem dos grãos.

Abraços!
 
Boa tarde, fiquei com uma duvida no seu relato.
Utilizo o BIAB e realmente recircular não faz sentido, mas deixar de lavar os grãos não perde muito a eficiência?
Pergunto pois estou ainda na minha terceira brassagem e estou pelo menos lavando os grãos na BAG até atingir a densidade da receita.
Se retirar o BAG sem lavar não perderemos vários açucares que poderíamos aproveitar?
Desculpa se a pergunta não faz sentido, mas estou lendo bastante coisas do forum e vendo bastante videos no youtube e quando utilizam o BIAB eles costumam mencionar a lavagem dos grãos.

Abraços!
Sim, aqui no Brasil se faz isso..... pois normalmente Brasileiro gosta de "ganha-ganha".

Agora, o que acontece..... BIAB é um equipamento feito pra ser fácil, rápido, barato. Se você fica lavando, vai gastar mais tempo pra um benefício de poucos %.

Se é pra gastar tempo lavando, então porque não usar um sistema normal com fundo falso? Ia gastar o mesmo tempo, e ia ter mais eficiência.

Entende o que quero dizer?

Não que seja regra, mas normalmente, quando vejo alguém fazendo BIAB e se preocupando em lavar, a pessoa não está nem atingindo um objetivo original (ser rápido e fácil) nem o outro (eficiência alta).

Eficiência se consegue com processo normal, lavagem normal, etc............ bag não foi feita pra lavar. Sistema FEITO para lavar, tem fundo falso, furos grandes, moagem mais grossa, onde teremos uma cama de grãos bem formada, etc.

Lavar um BIAB normalmente aumenta poucos % a eficiência. Não lavando, a eficiência fica por volta de 64%.

E aí é só fazer as contas, digamos que eu vá fazer uma leva de 25 litros de cerveja num equipamento normal, utilizando 5kg de malte. Se eu for fazer BIAB, minha eficiência vai cair 10 ou 15%............ mas o que representa isso na prática? Na prática, entre 0,5 a 1kg de malte base a mais.

Ou seja, o que quero dizer, é que um equipamento deve ser usado para o que ele é realmente bom! :)

Se eu quero dar um tiro longo, usa uma arma estilo Sniper.... se eu quero um tiro curto aberto pra curta distância, posso usar uma outra arma própria pra isso, como uma 12. Pegar um BIAB e ficar gastando tempo e se preocupando com eficiência é o mesmo que pegar uma 12 e querer acertar de longa distância..... :)

Se eu quero rebocar uma carga pesada, uso um carro que tenha torque, um trator, uma camionete tracionada. Se eu quero andar a 250 km/h, uso um carro esportivo. :)

Então, se olhar nos EUA, onde realmente criaram o conceito de BIAB, praticamente ninguém lava pq lá já não tem tanto essa história de levar vantagem em tudo, a galera já tem hoje uma visão mais clara de utilizar um processo/equipamento X para um fim Y.

Aqui no Brasil muitos querem o equipamento mais barato, processo simples, e eficiência alta..... é o "ganha ganha", entende. :)

Eu acho isso uma viagem completa..... mas, é uma opinião minha, não enxergo sentido nenhum, mas respeito quem o faz, afinal, todo mundo é livre pra fazer do jeito que achar melhor. Eu só faço o comentário porque, incontáveis vezes, quando comentei esse tipo de coisa, muitos amigos que faziam BIAB e sofriam preocupados com eficiência se deram conta que fazer ou não lavagem, na ponta do lâpis, representava R$ 2 ou 3 reais de diferença por brassagem já que 1kg de malte base custa no máximo uns R$ 7,00.

Abraço,
 
Last edited:
Sim, aqui no Brasil se faz isso..... pois normalmente Brasileiro gosta de "ganha-ganha".

Agora, o que acontece..... BIAB é um equipamento feito pra ser fácil, rápido, barato. Se você fica lavando, vai gastar mais tempo pra um benefício de poucos %.

Se é pra gastar tempo lavando, então porque não usar um sistema normal com fundo falso? Ia gastar o mesmo tempo, e ia ter mais eficiência.

Entende o que quero dizer?

Não que seja regra, mas normalmente, quando vejo alguém fazendo BIAB e se preocupando em lavar, a pessoa não está nem atingindo um objetivo original (ser rápido e fácil) nem o outro (eficiência alta).

Eficiência se consegue com processo normal, lavagem normal, etc............ bag não foi feita pra lavar. Sistema FEITO para lavar, tem fundo falso, furos grandes, moagem mais grossa, onde teremos uma cama de grãos bem formada, etc.

Lavar um BIAB normalmente aumenta poucos % a eficiência. Não lavando, a eficiência fica por volta de 64%.

E aí é só fazer as contas, digamos que eu vá fazer uma leva de 25 litros de cerveja num equipamento normal, utilizando 5kg de malte. Se eu for fazer BIAB, minha eficiência vai cair 10 ou 15%............ mas o que representa isso na prática? Na prática, entre 0,5 a 1kg de malte base a mais.

Ou seja, o que quero dizer, é que um equipamento deve ser usado para o que ele é realmente bom! :)

Se eu quero dar um tiro longo, usa uma arma estilo Sniper.... se eu quero um tiro curto aberto pra curta distância, posso usar uma outra arma própria pra isso, como uma 12. Pegar um BIAB e ficar gastando tempo e se preocupando com eficiência é o mesmo que pegar uma 12 e querer acertar de longa distância..... :)

Se eu quero rebocar uma carga pesada, uso um carro que tenha torque, um trator, uma camionete tracionada. Se eu quero andar a 250 km/h, uso um carro esportivo. :)

Então, se olhar nos EUA, onde realmente criaram o conceito de BIAB, praticamente ninguém lava pq lá já não tem tanto essa história de levar vantagem em tudo, a galera já tem hoje uma visão mais clara de utilizar um processo/equipamento X para um fim Y.

Aqui no Brasil muitos querem o equipamento mais barato, processo simples, e eficiência alta..... é o "ganha ganha", entende. :)

Eu acho isso uma viagem completa..... mas, é uma opinião minha, não enxergo sentido nenhum, mas respeito quem o faz, afinal, todo mundo é livre pra fazer do jeito que achar melhor. Eu só faço o comentário porque, incontáveis vezes, quando comentei esse tipo de coisa, muitos amigos que faziam BIAB e sofriam preocupados com eficiência se deram conta que fazer ou não lavagem, na ponta do lâpis, representava R$ 2 ou 3 reais de diferença por brassagem já que 1kg de malte base custa no máximo uns R$ 7,00.

Abraço,
Eu uso biab, com circulação continua, sem lavagem, e minha eficiência gira em torno de 80% (meu moinho está regulado em 0.5mm)

Sent from my E6533 using Tapatalk
 
Eu uso biab, com circulação continua, sem lavagem, e minha eficiência gira em torno de 80% (meu moinho está regulado em 0.5mm)

Sent from my E6533 using Tapatalk
Idem edsena, 80% de eficiência de mostura e 70%-75% de brewhouse.

Sem lavar.

Eu só lavaria pra alcançar um volume maior que minha panela alcança.
 
Só lembrando pessoal, usar bag é recircular com bomba é um contra-ponto. BIAB, usando BAG fina com voil, não é um sistema próprio para recirculação. Pra poder haver recirculação é preciso de uma bag mais grossa...... e aí vc perde a grande vantagem do BIAB que é.............. justamente não precisar recircular, ou seja, simplesmente tirar o saco e pronto.

Eu costumo não comentar nessas coisas pq acho que cada um faz do jeito que quiser, mas é só pra lembrar alguns princípios básicos de equipamentos.... pois muitas vezes o pessoal faz uma salada de frutas misturando um sistema que tem um intuito, com outro. Sistema de uma panela só com possibilidade de recirculação, etc, é SINGLE VESSEL, e nesse caso não se usa uma bag, se usa um cesto cujo fundo é um fundo falso, furos de 2mm, etc.

Procurem sempre pensar no intuito principal do sistema. Eu por exemplo tenho vários equipamentos diferentes..... quando uso BIAB, uso ele tendo em mente o âmago do objetivo dele, ser simples, e rápido..... mosturo, tiro o saco, coloco água, e deu... não recirculo, não lavo, nada.... brassagem em 3 horas e pouco. Quando um sistema que tem um objetivo X, e......... é usado pra fazer exatamente aquilo, se atinge com sucesso o objetivo X. O problema que mais vejo é gente misturando objetivos querendo uma certa vantagem em tudo, ou seja, quer que seja rápido, alta eficiência, poucas panelas, rampas, tudo....... e acaba não atingindo nada direito.

Mas é opinião pessoal. :)

BIAB... é uma coisa. Single Vessel, é outra.

BIAB querendo ser um SV, ou SV querendo ser um BIAB é onde não se atinge nada realmente direito.

Abraço,


Guenther,

Só para entender melhor, quando vc tira o bag, vc joga mais água?
Tem alguma quantidade certa que sempre joga, ou depende?

Fiz uma receita agora que comecei com 30l (a receita era pra 20l, quando faço assim acrescento um pouco mais de malte) depois de todo o processo, quando troquei de balde pra maturar rendeu um pouco mais de 18l.
 
Guenther,

Só para entender melhor, quando vc tira o bag, vc joga mais água?
Tem alguma quantidade certa que sempre joga, ou depende?

Fiz uma receita agora que comecei com 30l (a receita era pra 20l, quando faço assim acrescento um pouco mais de malte) depois de todo o processo, quando troquei de balde pra maturar rendeu um pouco mais de 18l.
Aí é que tá.... eu não mudo absolutamente nada no meu processo básico comparado com quando faço cerveja com 3 panelas.

Exemplo, se vou fazer uma leva de 25 litros no fermentador, com uma cerveja de uns 5% de álcool, eu uso
- uns 5kg de malte (no geral uso 3 litros/kg pra mosturar, ou seja, 15 litros de água)
- faço lavagem contínua até alcançar o volume pré-fervura: uns 32 litros
- pós-fervura: uns 26 litros


Se faço a mesma receita BIAB, eu normalmente aumento 1kg do malte base, então:
- 6kg de malte (uso a mesma proporção de 3 litros/kg, então vai uns 18 litros de água) - nada muda
- não faço lavagem, tiro a bag, deixo escorrer um pouco, e completo com água pura filtrada (jogando direto no mosto) até alcançar o volume pré-fervura: uns 32 litros - nada muda
- pós-fervura: uns 26 litros - nada muda

Viram?

BIAB essencialmente é uma forma mais rápida/fácil de fazer, onde obviamente o que vc tem que dar em troca é abdicar de um pouco de eficiência. O resto, é tudo igual. Então se eu corrijo a eficiência mais baixa colocando um pouco mais de malte base, já era.... o resto é tudo igual. Basicamente eu tiro a lavagem, e boto 0,5 ou 1kg de malte a mais (eu sempre tendo a exagerar).

O que eu não entendo é justamente os motivos pelo qual as pessoas quando fazem BIAB transformam algo que é totalmente simples, em algo totalmente diferente.

Quando faço cerveja em equipamentos diferentes, eu mudo só estritamente o necessário... o resto mantenho tudo igual pra minha receita sair praticamente igual.

Então, só pra reafirmar...

Num equipamento normal: eu lavo até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Num BIAB: eu tiro a bag e, independentemente do que ficou de mosto, eu coloco água até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Tem como ser mais simples que isso? :)

Keep BIAB simple! :ban:

Abraço,
 
Aí é que tá.... eu não mudo absolutamente nada no meu processo básico comparado com quando faço cerveja com 3 panelas.

Exemplo, se vou fazer uma leva de 25 litros no fermentador, com uma cerveja de uns 5% de álcool, eu uso
- uns 5kg de malte (no geral uso 3 litros/kg pra mosturar, ou seja, 15 litros de água)
- faço lavagem contínua até alcançar o volume pré-fervura: uns 32 litros
- pós-fervura: uns 26 litros


Se faço a mesma receita BIAB, eu normalmente aumento 1kg do malte base, então:
- 6kg de malte (uso a mesma proporção de 3 litros/kg, então vai uns 18 litros de água) - nada muda
- não faço lavagem, tiro a bag, deixo escorrer um pouco, e completo com água pura filtrada (jogando direto no mosto) até alcançar o volume pré-fervura: uns 32 litros - nada muda
- pós-fervura: uns 26 litros - nada muda

Viram?

BIAB essencialmente é uma forma mais rápida/fácil de fazer, onde obviamente o que vc tem que dar em troca é abdicar de um pouco de eficiência. O resto, é tudo igual. Então se eu corrijo a eficiência mais baixa colocando um pouco mais de malte base, já era.... o resto é tudo igual. Basicamente eu tiro a lavagem, e boto 0,5 ou 1kg de malte a mais (eu sempre tendo a exagerar).

O que eu não entendo é justamente os motivos pelo qual as pessoas quando fazem BIAB transformam algo que é totalmente simples, em algo totalmente diferente.

Quando faço cerveja em equipamentos diferentes, eu mudo só estritamente o necessário... o resto mantenho tudo igual pra minha receita sair praticamente igual.

Então, só pra reafirmar...

Num equipamento normal: eu lavo até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Num BIAB: eu tiro a bag e, independentemente do que ficou de mosto, eu coloco água até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Tem como ser mais simples que isso? :)

Keep BIAB simple! :ban:

Abraço,
Com uma panela maior não precisaria nem ter o trabalho de completar o volume pré-fervura.
 
Aí é que tá.... eu não mudo absolutamente nada no meu processo básico comparado com quando faço cerveja com 3 panelas.

Exemplo, se vou fazer uma leva de 25 litros no fermentador, com uma cerveja de uns 5% de álcool, eu uso
- uns 5kg de malte (no geral uso 3 litros/kg pra mosturar, ou seja, 15 litros de água)
- faço lavagem contínua até alcançar o volume pré-fervura: uns 32 litros
- pós-fervura: uns 26 litros


Se faço a mesma receita BIAB, eu normalmente aumento 1kg do malte base, então:
- 6kg de malte (uso a mesma proporção de 3 litros/kg, então vai uns 18 litros de água) - nada muda
- não faço lavagem, tiro a bag, deixo escorrer um pouco, e completo com água pura filtrada (jogando direto no mosto) até alcançar o volume pré-fervura: uns 32 litros - nada muda
- pós-fervura: uns 26 litros - nada muda

Viram?

BIAB essencialmente é uma forma mais rápida/fácil de fazer, onde obviamente o que vc tem que dar em troca é abdicar de um pouco de eficiência. O resto, é tudo igual. Então se eu corrijo a eficiência mais baixa colocando um pouco mais de malte base, já era.... o resto é tudo igual. Basicamente eu tiro a lavagem, e boto 0,5 ou 1kg de malte a mais (eu sempre tendo a exagerar).

O que eu não entendo é justamente os motivos pelo qual as pessoas quando fazem BIAB transformam algo que é totalmente simples, em algo totalmente diferente.

Quando faço cerveja em equipamentos diferentes, eu mudo só estritamente o necessário... o resto mantenho tudo igual pra minha receita sair praticamente igual.

Então, só pra reafirmar...

Num equipamento normal: eu lavo até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Num BIAB: eu tiro a bag e, independentemente do que ficou de mosto, eu coloco água até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Tem como ser mais simples que isso? :)

Keep BIAB simple! :ban:

Abraço,


Bom dia Guenther, obrigado pelos esclarecimentos.
Pelo que entendi então o BIAB serve para uma brassagem mais rápida e prática.
Porém, como estou iniciando e estou gostando bastante do trabalho de brassar, mesmo que demore mais e não seja tão prático, não vejo problema em continuar lavando ao invés de jogar a água direto no mosto.
Quando comprei o BIAB o que me chamou atenção não foi o custo (até porque quando iniciei esse hobby isso não era problema) nem a praticidade e sim o pouco espaço que ocupa (minha cozinha é pequena).
Em breve (mais umas 10 brassagens no BIAB) pretendo migrar para duas panelas (estou montando um cantinho para brassagem) e ai sim utilizar a ferramenta correta para todo o processo.
Mesmo assim, obrigado mais uma vez.

Abraços!
http://www.homebrewtalk.com/images/smilies/occasion14.gif
 
Sistema de uma panela só com possibilidade de recirculação, etc, é SINGLE VESSEL, e nesse caso não se usa uma bag, se usa um cesto cujo fundo é um fundo falso, furos de 2mm, etc.
Só pegando um gancho na informação: Neste caso mesmo que se faça uma cerveja Weiss, em que há uma quantidade maior de pó por causa do trigo, a recomendação para o diâmetro dos furos continua sendo 2mm?
 
Só pegando um gancho na informação: Neste caso mesmo que se faça uma cerveja Weiss, em que há uma quantidade maior de pó por causa do trigo, a recomendação para o diâmetro dos furos continua sendo 2mm?
Weiss não tem pó a mais. A turbidez é por outras coisas, proteínas, etc.

Sim, igual.
 
Com uma panela maior não precisaria nem ter o trabalho de completar o volume pré-fervura.
Isso aí é técnica No Sparge........ não tem nada a ver com fazer BIAB ou não.

No geral eu não gosto pela diferença de proporção de água durante a mosturação. Prefiro usar menos e saber que o pH vai ficar certinho, mosturação rápida, etc.
 
Eu entendo o que o Guenther tá dizendo mas, pela minha experiência pessoal, o trabalho a mais pra se fazer a "lavagem" que eu faço no BIAB é irrelevante. E o tempo a mais é inexistente (quando começo a subir a temperatura pra fervura, vou jogando água por cima e deixo lá escorrendo).

Talvez o ganho em eficiência seja irrelevante também, não fiz o teste, mas é que pra mim não faz sentido não fazer... Afinal, qual é a diferença entre completar com água direto no mosto ou completar por cima de um saco que está em cima do mosto?

Se for pra começar a brassagem com toda a água, beleza. Usa-se menos uma panela, logo, menos trabalho (menos tempo eu continuo discordando).
 
Eu entendo o que o Guenther tá dizendo mas, pela minha experiência pessoal, o trabalho a mais pra se fazer a "lavagem" que eu faço no BIAB é irrelevante. E o tempo a mais é inexistente (quando começo a subir a temperatura pra fervura, vou jogando água por cima e deixo lá escorrendo).

Talvez o ganho em eficiência seja irrelevante também, não fiz o teste, mas é que pra mim não faz sentido não fazer... Afinal, qual é a diferença entre completar com água direto no mosto ou completar por cima de um saco que está em cima do mosto?

Se for pra começar a brassagem com toda a água, beleza. Usa-se menos uma panela, logo, menos trabalho (menos tempo eu continuo discordando).
Estamos falando de uma forma geral.

De uma forma geral, por todas as vezes que vi o pessoas fazendo isso, sim, gastam mais tempo, mais trabalho, e até fazem bagunça fazendo isso.

Você especificamente, claro, pode ter um setup pra BIAB que facilite isso, e nesse caso, claro.... eu concordo, mas novamente, estou falando aqui de uma forma geral, e a maioria do pessoal não tem como deixar o saco em cima da panela suspenso ou coisa do tipo, é preciso ficar segurando, ou colocar num balde no lado, etc (meu caso, por exemplo).

Abraço,
 
Isso aí é técnica No Sparge........ não tem nada a ver com fazer BIAB ou não.

No geral eu não gosto pela diferença de proporção de água durante a mosturação. Prefiro usar menos e saber que o pH vai ficar certinho, mosturação rápida, etc.
Você parece estar confundindo no sparge com top up.

Seu método é no sparge mas vc tem o trabalho de fazer top up pq 1. não cabe todo o volume na tua panela 2. vc não quer fazer os ajustes na água pra garantir o pH na faixa correta pra um water to grist ratio maior.

A praticidade maior é uma panela de um tamanho que caiba todo teu volume pra não ter que ficar completando volume pré fervura e no sparge. É como faço. Eficiência de mostura na faixa dos 80%.
 
Estamos falando de uma forma geral.

De uma forma geral, por todas as vezes que vi o pessoas fazendo isso, sim, gastam mais tempo, mais trabalho, e até fazem bagunça fazendo isso.

Você especificamente, claro, pode ter um setup pra BIAB que facilite isso, e nesse caso, claro.... eu concordo, mas novamente, estou falando aqui de uma forma geral, e a maioria do pessoal não tem como deixar o saco em cima da panela suspenso ou coisa do tipo, é preciso ficar segurando, ou colocar num balde no lado, etc (meu caso, por exemplo).

Abraço,

Saquei... No meu caso, uso um cesto pra fritura de inox, como esse:

XYe5XZ9.jpg


Abraço
 
Você parece estar confundindo no sparge com top up.

Seu método é no sparge mas vc tem o trabalho de fazer top up pq 1. não cabe todo o volume na tua panela 2. vc não quer fazer os ajustes na água pra garantir o pH na faixa correta pra um water to grist ratio maior.

A praticidade maior é uma panela de um tamanho que caiba todo teu volume pra não ter que ficar completando volume pré fervura e no sparge. É como faço. Eficiência de mostura na faixa dos 80%.
Não.

No Sparge = colocar toda a água necessária desde o início.

Top Up = Completar com água PÓS fervura ou depois de colocar no fermentador. Essa é a técnica para conseguir fazer levas grandes em panelas que não tem volume suficiente para se fazer o tamanho da leva que se quer.

Eu não faço nenhum dos dois.

Sobre eficiência de 80%....... bacana! :)

Abraço,
 
Num BIAB: eu tiro a bag e, independentemente do que ficou de mosto, eu coloco água até alcançar o volume pré-fervura que estava na minha receita.

Tem como ser mais simples que isso? :)

Keep BIAB simple! :ban:

Abraço,

A menos que você esteja unicamente dizendo que faz isso a título de exemplo.

Mas enfim, entre sparge e top up, caso tua panela não seja grande o suficiente pra acomodar toda a água pré-fervura mais grist, acredito que o top up seja o menos trabalhoso.

Gaste alguns reais a mais com malte pra compensar a diluição e corra pro abraço.

Eu pesquisei bastante antes de montar meu setup de BIAB e o tamanho da panela foi algo que mais quebrei a cabeça. Felizmente fiz a escolha certa comprando a maior.
 
A menos que você esteja unicamente dizendo que faz isso a título de exemplo.

Mas enfim, entre sparge e top up, caso tua panela não seja grande o suficiente pra acomodar toda a água pré-fervura mais grist, acredito que o top up seja o menos trabalhoso.

Gaste alguns reais a mais com malte pra compensar a diluição e corra pro abraço.

Eu pesquisei bastante antes de montar meu setup de BIAB e o tamanho da panela foi algo que mais quebrei a cabeça. Felizmente fiz a escolha certa comprando a maior.
Não... eu faço isso (de verdade) pq essa é a maneira mais simples e rápida, além de fazer com que o perfil de atividade da minha mosturação seja o mais parecido possível comparado com quando faço a mesma receita num equipamento de 3 panelas.

Ter panela maior pode ser útil pra fazer No Sparge, mas no caso de quem não faz, como eu, que não gosto de No Sparge pois não gosto de alterar proporção de água comparado com meus outros equipamentos, não há vantagem alguma.

Abraço,
 
Não... eu faço isso (de verdade) pq essa é a maneira mais simples e rápida, além de fazer com que o perfil de atividade da minha mosturação seja o mais parecido possível comparado com quando faço a mesma receita num equipamento de 3 panelas.

Ter panela maior pode ser útil pra fazer No Sparge, mas no caso de quem não faz, como eu, que não gosto de No Sparge pois não gosto de alterar proporção de água comparado com meus outros equipamentos, não há vantagem alguma.

Abraço,
Agora que eu vi que você considera top up completar apenas pós fervura. Não sei de onde vc tirou isso mas top up é simplesmente completar, não importa a etapa.

Eu não vejo motivo para se preocupar tanto com water to grist, a menos que você não tenha condições de corrigir tua água (brun water tira isso de letra).

Mas enfim, se tá funcionando pra vc e teu resultado é conforme vc espera, então tá tudo certo.
 
Certo, e quanto de eficiência de mosturação você consegue?
Depende dos grãos, mas "vareia" entre 80 e 85. Minha filosofia é igual à tua: Processo mais simples possível... Nas últimas levas, inclusive, fiz a experiência de virar a panela toda dentro do fermentador, sem essa de whirpool, etc, seguindo a experiência em [1].

Obtive os mesmos resultados que o cara: Não percebi nenhuma alteração no produto final...

[1]: http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

Sent from my E6533 using Tapatalk
 
Agora que eu vi que você considera top up completar apenas pós fervura. Não sei de onde vc tirou isso mas top up é simplesmente completar, não importa a etapa.

Eu não vejo motivo para se preocupar tanto com water to grist, a menos que você não tenha condições de corrigir tua água (brun water tira isso de letra).

Mas enfim, se tá funcionando pra vc e teu resultado é conforme vc espera, então tá tudo certo.
Certo, então a sua lógica é que....... se você não sabe de onde alguém "tirou algo", aquilo não existe, não é verdade, e pronto? Hehehehe... :) Brincadeira...

Explicando pela última vez, até pq não tem pq ficarmos discutindo sobre isso e dando soco em ponta de faca.

O termo "top up" obviamente é genérico e no inglês, e obviamente também eu posso usar ele como você falou para dizer que vou fazer "top up" nisso, naquilo, etc, mas normalmente quando é usado dessa forma ele vem acompanhado um complemento, como dizer "I'm going to top up the mash until it reaches blablabla".......... esse é o termo genérico.

O que quero dizer é, quando se fala na "técnica" (e não termo genérico) de "Top Up" ou "Top Up Water", estamos falando de uma técnica de fazer uma cerveja no geral mais high gravity do que se quer por falta de espaço durante a fervura, e depois da fervura fazer um Top Up de água, seja na panela de fervura ou no fermentador, até alcançar o volume que quero.

Exemplo, digamos que eu tenha uma panela de 51 litros totais, e um fermentador de 55 litros, e eu queira mandar pro fermentador 50 litros de Pilsen. Como minha panela tem 51 litros totais, se eu colocar 50 litros pra ferver vou transbordar tudo, e além disso vou acabar com uns 45 litros. Então o que faço? Uso técnica de Top Up, coloco pra ferver uns 45 litros, termino com uns 41... 40, e ao final completo até chegar em 50 já ao final da fervura, seja ainda na panela de fervura ou no fermentador.

Veja que o BeerSmith inclusive define bem isso. Note que o campo tem o nome somente de "Top Up Water", justamente porque quando se fala nisso, de forma clássica, nem se precisa dizer que é ao final da fervura ou no fermentador. Já quando é em outra etapa, aí estamos falando do termo genérico, como no outro campo "Top up water for the kettle".

TVQh10U.png


Abração,
 
Depende dos grãos, mas "vareia" entre 80 e 85. Minha filosofia é igual à tua: Processo mais simples possível... Nas últimas levas, inclusive, fiz a experiência de virar a panela toda dentro do fermentador, sem essa de whirpool, etc, seguindo a experiência em [1].

Obtive os mesmos resultados que o cara: Não percebi nenhuma alteração no produto final...

[1]: http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

Sent from my E6533 using Tapatalk
Certo, e nessa eficiência de 80 a 85% você usa quantos kg de malte, e termina com quantos litros no fermentador, com qual OG?

Sobre o Brulosophy........... tive a oportunidade de conversar ao vivo com um deles no Congresso Técnico de SC, e perguntei se o cara (que me fugiu o nome agora) passava a não fazer mais técnica X ou Y depois que eles tinham testado e que, teoricamente, não tinha dado diferença. Sabe o que ele me respondeu? "Não não... eu ainda sigo as boas práticas da literatura, etc".

Justamente isso que eu canso de dizer..... não é porque eu não tenho capacidade ou treinamento pra sentir algo, ou que aquilo não dê uma diferença tão pequena que eu e vários não sintam, que mesmo assim ela não aconteça.

Eu, Guenther, acredito completamente que 99% das boas práticas estudadas e embasadas em livros (e comprovadas quimicamente) não são perceptíveis em testes cegos, mas no entanto, todas as pequenas diferenças de várias boas práticas, quando somadas, é que tornam uma cerveja espetacular.

Se forem ver como o Jamil Zainasheff produzia suas cervejas quando ganhou 2 prêmios Ninkasi (melhor cervejeiro dos EUA) e também o Gordon Strong (que ganhou 3).......... os caras usam absolutamente todas as boas práticas que podem existir em suas cervejas, e se for procurar por elas no Brulosophy.......... os resultados mostram que não fazem diferença, hehehehe.

Cada um faz cerveja do jeito que quer e tem suas crenças, mas quando o Brulosophy testa algo e não tem resultado (e 99% das vezes é assim), a interpretação da maioria é a mais óbvia........ "ah, então não faz diferença".

A minha interpretação dos testes eles, é a seguinte: "Ah, ok, não faz milagre". O que não quer dizer que não faça diferença.

Proporção pode não fazer diferença perceptível, mas quimicamente... faz. Se a pessoa vai ou não dar bola pra isso, é decisão pessoal. Eu........ Guenther....... gosto de fazer as mesmas receitas em vários equipamentos e mantê-las da forma mais igual e controlada possível. Mas cada um faz do jeito que achar melhor..... é que eu sempre tenho na minha cabeça que todos os detalhes fazem diferença, então eu sempre tento fazer o máximo de coisas certo. Pode não fazer diferença pra mim que não tenha extrema sensibilidade no paladar, mas para alguém melhor do que eu que vá provar minha cerveja, pode fazer uma grande diferença.

Abraço,
 
Certo, então a sua lógica é que....... se você não sabe de onde alguém "tirou algo", aquilo não existe, não é verdade, e pronto? Hehehehe... :) Brincadeira...

...

TVQh10U.png


Abração,

Minha lógica é que não existe essa definição de que top up é específico de determinada etapa. Você inventou isso e tá tentando justificar.

Lógico que se você pegar um print de tela da seção "Fermentador" o termo top up vai se referir... Adivinhem? Vai se referir a completar com água no fermentador.

Eu uso a planilha BIABacus (ótima pra quem faz BIAB), ela deixa bem claro cada possível variação no volume:
 

Attachments

  • Captura de tela de 2017-07-25 13:39:42.png
    Captura de tela de 2017-07-25 13:39:42.png
    26.1 KB · Views: 50
Back
Top