Uso de Resistência do tipo Coleira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vmanzoni

Member
Joined
Feb 15, 2017
Messages
7
Reaction score
7
Olá galera do fórum,

Gostaria de compartilhar uma experiência com todos.
Há algum tempo tenho pensado em fazer uma automação (simples) no processo de mosturação, porém nunca me agradou o uso de resistências elétricas dentro da panela por alguns motivos:
- Dificuldade de limpeza: algumas pessoas tiram a resistência, outras não, acho que ficaria difícil limpar sem retirá-la;
- Ter que utilizar fundo falso: Eu sempre usei bazooka, nunca tive problemas de entupimento, etc; além de ser bem mais simples usar bazooka (minha opinião, alguns acham que não).
- a temperatura não é tão homogênea, tem que recircular etc...

Bem,... depois de muito pesquisar, não encontrei nada em fóruns, tanto aqui quanto fora, referente ao uso de resistência elétrica de coleira em panela cervejeira. Pensei: por que não? E decidi testar.

A seguir seguem algumas fotos do equipamento que montei com meu sócio:
Expecificações:
-Panela alumínio 50L
-Resistência elétrica de coleira (Mica) de 4000W. Decidi utilizar 4000W pois utilizo rede 220V e dá uma corrente menor que 20A, e posso utilizar uma tomada 20A sem maiores problemas. (com disjuntor exclusivo com proteção)

Fiz um primeiro teste da panela com um craftbeerpi de um amigo e notamos que sobe em torno de 1grau por minuto com a panela cheia (como eu esperava).
Vou utilizar a resistência apenas para a mosturação até o Mashout . (acredito que daria também para ferver, porém prefiro gás pelo custo ser menor).
 

Attachments

  • IMG-20170204-WA0001.jpg
    IMG-20170204-WA0001.jpg
    194.4 KB · Views: 134
  • IMG-20170203-WA0051.jpg
    IMG-20170203-WA0051.jpg
    147.8 KB · Views: 143
  • IMG-20170203-WA0045.jpg
    IMG-20170203-WA0045.jpg
    115.6 KB · Views: 138
Ola Vmanzoni.
Muito interessante a sua idéia.
Podeira informar onde adquiriu essa resistência?
 
Mandei fazer aqui em Maceió-Al em um fabricante de resistências industriais.
Em geral esssas resistências são utilizadas para aquecer tubos.
A maioria dos fabricantes de resistência fazem sob medida.

Existem dois tipos de resistência coleira: mica e cerâmica.
Mica sai bem mais barato e tem mesmo efeito.
A grande vantagem da resistência de coleira é o fato da temperatura ser bastante uniforme dentro da panela (testei em varios pontos e quase não teve alteração).

É importante tomar algumas precauções:
- Ao fazer a resistência, tente não cobrir toda a panela (metade já é o suficiente como na foto) pois isso seria ruim caso você use menos água na mosturação.
- Cuidado com queimaduras pois a parte externa da resistência também aquece (não tanto como a parte interna mas aquece). você pode utilizar um isolamento para resolver isso (eu não vi necessidade).
 
Mandei fazer aqui em Maceió-Al em um fabricante de resistências industriais.
Em geral esssas resistências são utilizadas para aquecer tubos.
A maioria dos fabricantes de resistência fazem sob medida.

Existem dois tipos de resistência coleira: mica e cerâmica.
Mica sai bem mais barato e tem mesmo efeito.
A grande vantagem da resistência de coleira é o fato da temperatura ser bastante uniforme dentro da panela (testei em varios pontos e quase não teve alteração).

É importante tomar algumas precauções:
- Ao fazer a resistência, tente não cobrir toda a panela (metade já é o suficiente como na foto) pois isso seria ruim caso você use menos água na mosturação.
- Cuidado com queimaduras pois a parte externa da resistência também aquece (não tanto como a parte interna mas aquece). você pode utilizar um isolamento para resolver isso (eu não vi necessidade).

Cara que excelente ideia.
Qual valor tu pagastes por esta resistência?
Outra coisa, como é o tempo de aquecimento em relação a uma resistência de baixa densidade comum que vai dentro da panela?
Tu usas apenas para mostura correto?
Parabéns novamente
 
Back
Top