Uso de mel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

macedaobr

Member
Joined
Jul 28, 2015
Messages
7
Reaction score
1
Estou interessado em fazer o uso de mel em uma Blond.
Penso em utilizar um pouco na fervura, para ter uma maior graduação alcoólica e um pouco na fermentação, com principal objetivo de pegar o aroma.
Minha leva será de 20 litros e não tenho ideia da porcentagem a ser usada.
Quem já usou, como foi, quanto usou, conte-me a sua experiência
 
Bom dia amigo, usei mel numa WEISS pensando no aroma.... Frustação total... O aroma foi embora junto com o CO2... A cerveja ficou muito boa, seca, mas sabor e aroma de mel... Nada... Estou pensando em fazer uma adição de mel no post mix, como se fosse um primming para ver se o aroma fica...
 
Bom dia, a referência ao primming é porque seria uma adição de fermentáveis no fim da fermentação... pensei em adicionar uma quantidade grande mesmo, em torno de 10 a 15% dos fermentáveis, dentro do post mix e mantê-lo conectado ao regulador de pressão na expectativa de manter algum aroma...
Já me falaram desse malte honey também...
 
Cara, até dá pra fazer. Se tu tiver como regular e aliviar a pressão no post mix, acho que é tranquilo. Só não sei se tua levedura consumiria todos os açúcares adicionados, até porque depois da clarificação não temos mais muitas leveduras.

Imagina só... Pra uma leva de 20 litros:
- pra OG ~ 1050, colocamos em torno de 5 kg de malte. Tu colocaria algo em torno de 600 gramas de mel e 4,4 kg de malte.
- pro priming, colocamos cerca de 120 g de açúcar. E a levedura demora uns bons 7 ~ 10 dias pra fermentar esse açúcar

Tu colocará 5 vezes a quantidade de açúcar pra essa levedura "residual" consumir. Ou seja, seriam 4 vezes mais que o normal. Quanto tempo ela demoraria pra consumir este açúcar? será que ela conseguiria?

Se quiser, o ideal seria fazer o teste com um pouco de cerveja apenas, mantendo a concentração que tu quer, porque acho que tem um risco bem grande do mel não ser consumido e tu ter uma cerveja doce demais.
 
Opa, Boa tarde,
Sim, faria no post mix de 10l... Se vc deixá-lo conectado ao regulador de pressão este manteria a pressão constante... Na verdade a levedura não gasta dez dias para consumir o açúcar do primming, o açúcar é consumido bem mais rápido, nos primeiros dias, o tempo restante é para que o CO2 se dissolva no líquido. Se necessário adicionarei mais levedura, pretendo manter em temperatura controlada para não produzir álcool superior e a borra acho que consigo purgar pelo dep tube... Devo testar isso em duas semanas, quando minha cerveja estará pronta...
 
Obrigado pela dica do Honey Malt.

Elaborei a receita da seguinte maneira:

Qtd Nome Tipo # %/IBU
5,50 kg Pilsner (2 Row) 82,1 %
0,50 kg Oats, Flaked 7,5 %
0,25 kg Honey Malt 3,7 %
0,20 kg Caramel/Crystal Malt - 10L 3,0 %
0,25 kg Honey 3,7 %
25,00 g Styrian Goldings Fervura 60,0 min ,2 IBUs
15,00 g Fuggles Fervura 30,0 min 6,2 IBUs
10,00 g Fuggles Fervura 15,0 min 7 2,7 IBUs
1,0 pkg Belgian Ale Levedura Líquida


A princípio usarei o mel na fervura, porém estou pensando em usar também na fermentação. Todavia, lendo o blog do Henrik Boden, este recomendou diluir o mel para usar na fervura, indicando que 0,5 kg de mel em 4 litros de água tem 1032 à 1038 de densidade.
Ai fica a minha dúvida. No caso, jogaria esse mosto total de mel e água no fermentador ou uma quantidade menor, caso queira usar 0,5 kg de mel
 
Minha ultima brassagem foi uma Honey porter. Fiz 20 L e coloquei uns 750 ml de mel nos ultimos 5 min. de fervura.
Ficou show, dá pra sentir o aroma e o sabor do mel. Nada absurdo, mas suave e perceptivel. Usei bem mais do que o recomendado e me disseram pra usar na fervura pra esterilizar.
Joguei direto mesmo, sem diluição.
Abraço
 
Se eu colocar 750 ml, o BS indica que o meu estilo estará fora dos padrões, pois estará bem alcoólico. Dane-se, não vai para concurso mesmo
 
Se eu colocar 750 ml, o BS indica que o meu estilo estará fora dos padrões, pois estará bem alcoólico. Dane-se, não vai para concurso mesmo

Põe um pouco menos de malte base, pra chegar mais perto. eu coloquei esse tanto pra tentar manter o sabor e o aroma. Na minha opiniao vale a pena! Depois posta o resultado !
 
Valter Mario vai gostar akakakkakaka:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=MJ7Z0n_FjAQ[/ame]
 
Usei esse malte honey da Malteshop numa belgian blond.
Recomendo.

fiz uma belgian blond ale e usei 8% do honey malt da malteshop e já tá 1 semana maturando, nao sinto nada de mel, tá difícil
 
E aí? Ficou com aroma/sabor de mel?

Só pra somar, minha experiência também foi frustrante: adicionei na fermentação secundária. Nada de mel, só mais álcool.
 
Apenas para relatar..

Fiz adição de 400gr de mel em 10min de fervura para 45L de brown ale apenas para começar a testar a influência do mel. Na primeira semana de fermentação o aroma era sensacional. No momento do envase não senti qualquer sabor ou aroma de mel, pelo visto foi tudo convertido em Álcool. Nesse momento estão carbonatando na garrafa até o dia 23/10. Assim que abrir uma pra tomar, conseguirei comparar com mais precisão a influência do mel em relação à brassagens passadas que fiz dessa Brown.


Essa semana vou testar adicionar 1kg de mel logo que desligar o fogo na fervura (assim o mel não é fervido e faz uma "pasteurização"). Vou testar numa IPA. Postarei os resultados daqui 1 ou 2 meses.
 
Se o intuito for aroma o mel precisa ser adicionado após o término da fermentação primária.
Se ele for fervido já vai perder grande parte do aroma... o pouco que sobra vai embora com o CO2 da fermentação.
Além disso, colocando antes da fermentação, a levedura vai atacar primeiro o mel... achei excelente a comparação que o Randy Mosher fez no seu livro "Mastering Homebrew":
(...) "colocar mel antes do início da fermentação é para levedura o mesmo que dar uma cesta de doces para uma criança antes do jantar."
 
Põe um pouco menos de malte base, pra chegar mais perto. eu coloquei esse tanto pra tentar manter o sabor e o aroma. Na minha opiniao vale a pena! Depois posta o resultado !

Eu coloquei 800g divida em 400g nos 5 minutos finais da fervura e 400g após resfriar a cerveja. A blond ale ficou com 10%. Ficou bem doce, só que o gosto era bom, sem ser um doce enjoativo
 
Eu coloquei 800g divida em 400g nos 5 minutos finais da fervura e 400g após resfriar a cerveja. A blond ale ficou com 10%. Ficou bem doce, só que o gosto era bom, sem ser um doce enjoativo

Só lembrando que o risco de contaminação usando mel sem ferver é bem grande. Salvo talvez o mel industrializado.
Quem já viu como é coletado mel de produtores locais deve concordar...
 
Estive pesquisando sobre o açúcar invertido e caí aqui.
A princípio, não tem nada a ver com mel, mas vai ter.
Como? Uma breve história.
Fiquei intrigado pela denominação "Açúcar Invertido". Invertido por que? "racúça"? Não. Descobri que é porque a luz polarizada, passando pelo açúcar invertido, vai ser direcionado para a esquerda ao invés de para a direita como a sacarose (açúcar de cozinha, cristal ou refinado).
Bem, aí entra o mel. Descobri que o mel é um açúcar invertido, pelo fato das abelhas utilizarem a enzima invertase para quebrar a sacarose do néctar extraído das flores.
O que eu estou procurando são respostas sobre a utilização do mel como ferramenta de priming, uma vez que não as encontrei nesse post e pesquisando a internet (talvez pela Cerveja ingerida quando da leitura não vi nada a respeito):D.

As respostas que procuro são:
1 - O mel in natura é potencial de contaminantes uma vez que seria utilizado na etapa fria da refermentação (industrializado ou não)? Eu acho que sim, apesar da presença nas colmeias da própolis que é um bactericida natural;
2 - Ferver o mel para evitar contaminantes iria alterar alguma propriedade indispensável para a carbonatação?
3- Alguém já teve alguma experiência (boa ou ruim) com a carbonatação utilizando mel?

Inté mais.

Elmo Assumpção.
 
@Keller, qual foi o resultado da adição de 1Kg de mel?
Abraço!
 
Minha experiência com mel é a seguinte: assim que a fermentação decolar (apos umas 12h), joga uns 400 gramas dele direto no fermentador. Eu uso mel de laranjeira. Vai fermentar boa parte dos açúcares do mel, mas os compostos de aroma e sabor permanecerão. Se jogar na secundária, vai levar cerca de um mês pro fermento comer o mel, e isso não é muito bom. Mel na fervura volatiliza quase todo o aroma e sabor, não recomendo. Se você quer um sabor realmente marcante, o honey malt é a escolha mais segura.
 
Minha experiência com mel é a seguinte: assim que a fermentação decolar (apos umas 12h), joga uns 400 gramas dele direto no fermentador. Eu uso mel de laranjeira. Vai fermentar boa parte dos açúcares do mel, mas os compostos de aroma e sabor permanecerão. Se jogar na secundária, vai levar cerca de um mês pro fermento comer o mel, e isso não é muito bom. Mel na fervura volatiliza quase todo o aroma e sabor, não recomendo. Se você quer um sabor realmente marcante, o honey malt é a escolha mais segura.

------------------------------------------------------------------------------------Resposta mais esclarecedora até agora, quero muito usar o mel num futuro próximo, porem tem muita divergência na opnião de quem ja usou, achei interessante sua resposta pois parece que teve um bom resultado
 
Eu não me preocuparia taanto com contaminação do mel, ele tem compostos como a própolis que age como bactericida bem eficiente, mas pasteurizar é uma boa.

Já usei ele em priming, não consegui notar aroma de mel

Vou testar esse esquema ai de jogar no krausen e ver no que sai
 
to querendo fazer uma wiezen com mel, vou testar o que o @Guilhermecfs falou, vou tacar na fermentação e ver que bicho que dá.
O máximo que vai acontecer é virar um tipo esquisito de hidromel!
 
O mel é um antibactericida natural, já o ar dentro do pote, etc, não tem como dizer se tem bactérias ou leveduras selvagens. Fiz uma leva sem pasteurizar e deu tudo certo, mas na leva seguinte pasteurizei.

@Rins o meu resultado foi excelente, faço uma Hefeweizen com laranja e mel de laranjeira e ambos aparecem muito bem. Eu recomendo usar o melhor mel em que você conseguir botar as mãos, isso faz diferença tbm.

Outro detalhe: é importante levar em consideração que a adição do mel na fermentação vai secar ainda mais a cerveja. Minha primeira leva terminou com 1006 de densidade, alguns pontos abaixo do esperado. Creio que o beersmith calcule isso. Sempre uso o fermento WB-06 a 19 graus com mel, pois acho que o éster de banana fica bem no background com o aroma do mel. Tenho curiosidade de usar o mel com outra cepa de fermento em outro estilo de cerveja, talvez um fermento inglês que deixe mais açúcares residuais para ver se o mel aparece mais ou não.

A grande vantagem da adição do mel no início da fermentação é que ela vai prolongar por apenas alguns dias, no máximo uma semana a mais, enquanto a adição na secundária demora mais ou menos um mês como falei.
 
O mel é um antibactericida natural, já o ar dentro do pote, etc, não tem como dizer se tem bactérias ou leveduras selvagens. Fiz uma leva sem pasteurizar e deu tudo certo, mas na leva seguinte pasteurizei.

@Rins o meu resultado foi excelente, faço uma Hefeweizen com laranja e mel de laranjeira e ambos aparecem muito bem. Eu recomendo usar o melhor mel em que você conseguir botar as mãos, isso faz diferença tbm.

Outro detalhe: é importante levar em consideração que a adição do mel na fermentação vai secar ainda mais a cerveja. Minha primeira leva terminou com 1006 de densidade, alguns pontos abaixo do esperado. Creio que o beersmith calcule isso. Sempre uso o fermento WB-06 a 19 graus com mel, pois acho que o éster de banana fica bem no background com o aroma do mel. Tenho curiosidade de usar o mel com outra cepa de fermento em outro estilo de cerveja, talvez um fermento inglês que deixe mais açúcares residuais para ver se o mel aparece mais ou não.

A grande vantagem da adição do mel no início da fermentação é que ela vai prolongar por apenas alguns dias, no máximo uma semana a mais, enquanto a adição na secundária demora mais ou menos um mês como falei.

Show Guilherme,

Como foi feita a pasteurização?!
 
Show Guilherme,

Como foi feita a pasteurização?!

mergulha o pote na água a 80 graus por 1h, 1h30, e deu.

Um cervejeiro da cidade disse que esses 80 graus da pasteurização já volatilizam algo do aroma/sabor do mel. Eu não pesquisei a respeito porque não pretendo pasteurizar novamente, mas é algo que faz sentido. Vale a pena pesquisar sobre volatilização ao pasteurizar se vc pretende usar isso sempre.
 
Back
Top