Uso de gelo para resfriar mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe1

Active Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
37
Reaction score
3
Boa tarde,
Estou tentando reduzir meu tempo de Brasagem. Depois que passei de 20L para 60L, venho demorando absurdos para resfriar para inoculação.
Estou cogitando a possibilidade de resfriar o mosto até 60C através de chiller + whirpool e terminar jogando diretamente no mosto gelo pré-fervido e congelado em vasilhas devidamente sanitizadas.
Neste caso usaria o beersmith para calcular um mosto mais concentrado e a quantidade de agua (gelo) necessária para chegar na OG esperada.
Não achei muito relato de pessoas usando essa técnica, existe algum problema (além do risco maior de contaminação) que poderia alterar a textura, sabor, aroma, espuma etc...?
Obrigado,
Felipe
 
Você já calculou quanto gelo precisaria pra fazer isso? Considerando que o gelo vai estar a -15°C e o mosto a 60°C, precisaria de uns 20kg de gelo pra resfriar até perto de 20°C.

O resfriamento é um problema muito comum entre os cervejeiros e frequentemente aparecem ideias diversas para tentar compensar chillers mal dimensionados (eu mesmo já fui autor de algumas).

Minha dica: invista em um chiller compatível com o seu volume de produção. Você pode converter o seu chiller de imersão em um contrafluxo, basta adicionar uma mangueira por fora e algumas conexões. Vai sair muito mais barato do que um de imersão novo e você vai poder resfriar qualquer volume sem se estressar.
 
Você já calculou quanto gelo precisaria pra fazer isso? Considerando que o gelo vai estar a -15°C e o mosto a 60°C, precisaria de uns 20kg de gelo pra resfriar até perto de 20°C.

O resfriamento é um problema muito comum entre os cervejeiros e frequentemente aparecem ideias diversas para tentar compensar chillers mal dimensionados (eu mesmo já fui autor de algumas).

Minha dica: invista em um chiller compatível com o seu volume de produção. Você pode converter o seu chiller de imersão em um contrafluxo, basta adicionar uma mangueira por fora e algumas conexões. Vai sair muito mais barato do que um de imersão novo e você vai poder resfriar qualquer volume sem se estressar.


Obrigado pela resposta Paulo, faz muito sentido o que você disse. Com certeza você é mais experiente que eu, portanto aproveitarei a dica de abandonar “gambiarras” e partirei para uma solução definitiva.

Já havia pensado em resfriar com contra fluxo. Fico meio receoso pelo fato de não haver uma redução de temperatura homogenia no mosto, o que acredito ser um problemas para IPAs aromáticas (meu estilo favorito).

Por exemplo, de acordo com o chiller de contrafluxo do Lamas, é necessário 18 min para resfriar de 90C° a 25C° 60L de mosto. Não haveria muita perda de óleos essências das adições de 5 e 0 min, durante o período em que o mosto fica na panela a praticamente 100C, esperando até entrar no chiller?

Neste caso o que eu deveria fazer? Usar outra técnica de resfriamento que seja capaz esfriar de forma homogenia? Existe uma temperatura máxima em que quase não há evaporação dos óleos?

Abraço,
Felipe
 
Já havia pensado em resfriar com contra fluxo. Fico meio receoso pelo fato de não haver uma redução de temperatura homogenia no mosto, o que acredito ser um problemas para IPAs aromáticas (meu estilo favorito).
Felipe

Eu também pensava assim, mas considere que as cervejarias que produzem as melhores IPAs provavelmente resfriam por contrafluxo e só o whirlpool (quente) dura mais do que esses 18 minutos.

Se você tiver uma bomba, pode fazer o mosto voltar do resfriador para a panela, baixando a temperatura homogeneamente.

Eu particularmente, prefiro manter o mosto quente e resfriar direto para o fermentador, porque isso dá menos chance para oxidação (e a oxidação é mortal para a maioria das cervejas). O aroma de lúpulo você turbina depois no dry hopping.

Nem sempre é fácil resfriar diretamente até a temperatura de fermentação. No meu caso, frequentemente preciso deixar o fermentador na geladeira pra baixar os últimos graus.
 
Eu uso um chiller de 7m 3/8 para 20-30l com duas panelas com água. a primeira com água a temperatura ambiente com uns 5 a 10 l e faço uma circulação inicial para baixar um pouco a temperatura.
depois passo a circular de outra panela uns 10l com muito gelo, e colocando a mangueira de retorno dentro de um galão congelado (que está dentro da panela), assim a água de retorno volta a panela fria.
Em 15 min tenho o mosto em 25ºC ou menos.
 
Atualmente uso um chiller de placas junto com um chiller de imersão em que mergulho o mesmo na água gelada com gelo para pré-resfriar a água da torneira. Quando não tinha o chiller de placas eu mergulhava a panela em um recipiente com água+gelo e usava o chiller de imersão.
Minhas levas são de 100L.
 
Eu também pensava assim, mas considere que as cervejarias que produzem as melhores IPAs provavelmente resfriam por contrafluxo e só o whirlpool (quente) dura mais do que esses 18 minutos.

Será que não seria o caso de esquecer adições de 10 e 5 min e usar apenas em 0 min e flame out? talvez essas cervejarias façam isso pra contrabalancear este problema.
 
Atualmente uso um chiller de placas junto com um chiller de imersão em que mergulho o mesmo na água gelada com gelo para pré-resfriar a água da torneira. Quando não tinha o chiller de placas eu mergulhava a panela em um recipiente com água+gelo e usava o chiller de imersão.
Minhas levas são de 100L.

Eu também fazia assim na minha panela de 32L. O problema é que não acho um recipiente que caiba a panela de 85L mais o registro. O que você usa?
 
Eu também fazia assim na minha panela de 32L. O problema é que não acho um recipiente que caiba a panela de 85L mais o registro. O que você usa?
Eu usava uma caixa dágua de polietileno, rsrs.
 
Será que não seria o caso de esquecer adições de 10 e 5 min e usar apenas em 0 min e flame out? talvez essas cervejarias façam isso pra contrabalancear este problema.

Sim, faz sentido jogar as adições de lúpulo mais para o fim da fervura.
 
Cara tenho esse mesmo problema com relação a cervejas aromáticas, faço levas de 50L e uso chiller de contra-fluxo. Mesmo adicionando os lúpulos somente no flame-out o aroma se perdia quase que completamente e ainda aumentava o amargor devido a esse tempo que o mosto fica a quase 100ºC em contato com o lúpulo.

Depois de testar todas as técnicas de lupulagem que conhecia, deixei de lado tudo que o pessoal fala e resolvi fazer eu mesmo minhas experiencias e ver o que eu acho melhor.

Na ultima brassagem era uma IPA e fiz o seguinte (resumidamente): fervi 20L de água utilizando a minha panela antiga de brassagem, tampei ela e mandei pro freezer até ela ficar próxima de 0ºC (não deixei congelar pq achei que ia ser meio difícil de tirar o gelo da panela depois).
Fiz a brassagem deixando o mosto com a OG mais alta do que eu queria e no final da fervura eu adicionei a água gelada até o mosto chegar entre 70 e 80ºC ai então eu adicionei os lúpulos para aroma, fiz o whirpool esperei uns 10 min para formar o trub e depois passei pelo chiller de contra fluxo.

obs: fiz os cálculos de OG da mistura utilizando essa calculadora: https://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/
e os cálculos de volume de mosto concentrado/água gelada a utilizar eu usei formula de termodinâmica de temperatura resultante de mistura de liquidos.

Os resultados foram surpreendentes, nunca consegui um aroma tão acentuado.
ficou tão bom que pensei até em não fazer o dry hop, porém acabei fazendo pq ja tinha programado.
pretendo fazer isso toda vez que quiser aroma em minhas cervejas.
 
Back
Top