Uso de gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hamilcar

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2017
Messages
107
Reaction score
15
Boa noite pessoal!
Gostaria de orientações dos colegas com relação ao uso de gelatina, vou relatar minhas experiências, fiz 4 levas de cerveja até agora, em 3 usei gelatina seguindo o post do nosso amigo Guenther, a minha primeira cerveja, 20 litros de uma APA, usei 12g de gelatina por 3 dias a 1ºc e ficou muito bom, a gelatina ficou bem firme no fundo do fermentador, na minha segunda brassagem, 20 litros de outra APA, usei também 12g de gelatina por 3 dias a 0,5ºC, mas parece que a gelatina não assentou totalmente no fundo, a terceira cerveja, 30 litros de uma APA, não usei gelatina e tive problemas com chill haze, a quarta cerveja, 30 litros de novamente uma APA, usei 24g de gelatina a 1ºC por 4 dias, e novamente a gelatina não assentou totalmente no fundo. As cervejas com uso da gelatina com excessão da quarta que ainda não está pronta, ficaram límpidas, mas não sei o que estou errando para gelatina não assentar totalmente no fundo, e isso está me levando em torno de mais 1,5 litros de cerveja a menos, pois não dá pra trasfegar todo o líquido, eu perdi em torno de 2 litros na trasfega do fermentador na primeira leva, e agora estou perdendo cerca de 3,5 a 4 litros, será que estou errando alguma coisa, o que pode ser ? Obrigado.
 
Qual a temperatura da água que vc está utilizando pra dissolver a gelatina?
Depois que despejar o pacote, a água não pode passar de 65ºC pra não estragar a gelatina.
Não sei se pode ser isso que esteja causando seu problema, estou apenas dando um chute mesmo.
 
Eu deixei de usar gelatina.
Aqui em casa nunca percebi diferenças significativas usando gelatina. Também nunca tive problemas. Decidi excluir esse passo, simplificando meu processo. Menos é mais!
 
muito mais negocio vc utilizar o biofine além do mais não é derivado animal , não deixa residuos não altera o paladar
 
Qual a temperatura da água que vc está utilizando pra dissolver a gelatina?
Depois que despejar o pacote, a água não pode passar de 65ºC pra não estragar a gelatina.
Não sei se pode ser isso que esteja causando seu problema, estou apenas dando um chute mesmo.

Cara, pra dissolver a gelatina 65ºC, e então depois de dissolvida, ainda quente jogo no balde fermentador aos pouquinhos por cima, como explica o tutorial do Guenther. Obrigado.

Eu deixei de usar gelatina.
Aqui em casa nunca percebi diferenças significativas usando gelatina. Também nunca tive problemas. Decidi excluir esse passo, simplificando meu processo. Menos é mais!
Estou pensando em deixar de usar também. Obrigado.


muito mais negocio vc utilizar o biofine além do mais não é derivado animal , não deixa residuos não altera o paladar
Qualquer hora uso este produto pra ver como fica. Obrigado.
 

Latest posts

Back
Top