Upgrade BIAB -> 3 panelas. Ajuda!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RamiroNetto

Well-Known Member
Joined
Oct 25, 2016
Messages
67
Reaction score
14
Atualmente tenho somente 1 panela de 22l que uso com um grain bag (do lamas, que cabe em uma panela de 32l) para fazer levas de uns 14L.

Quero começar a fazer com 3 panelas e fundo falso levas de até 40L - gastei muito tempo batendo cabeça no beersmith tentando montar perfis de equipamento e concluí que perguntar seria mais fácil...

Pra que eu não gaste grana a toa, e compre panelas que eu possa fazer 40L de cerveja até high gravity eu estive pensando no seguinte:

- Já tenho uma panela de 22L, será que ela serve pra água quente pra fazer 40L? (fly sparge)

- Compraria uma panela de 32 c/ fundo falso, será que ela daria pra colocar malte suficiente + água pensando em high gravity e batch de 40L? (ficaria cômodo também pro dia que eu quiser usar a bag pra fazer biab 20L)

- compraria uma panela de 52l para fervura - vou acoplar resistências em todas, essa com uma de uns 4500-5000w ia ter espaço pra ferver pra 40L?

Agradeço desde já a atenção!
 
Alternativamente, gastando um pouco mais de grana pensei no seguinte:

- A panela de 22l não vai servir pra nada
- Comprar uma panela de 32L pra água quente (daí uso o bendito BIAB quando quiser pra 20L, rs)
- Comprar 52L c/ fundo falso pra mash (pouco pra 40L high gravity?)
- Comprar ??L pra fervura pra um batch de 40L (não sei, 60L?)
 
-Já tenho uma panela de 22L, será que ela serve pra água quente pra fazer 40L? (fly sparge)

Eu acho que não.

É muito pouco. Eu uso 3 panelas e fundo falso. Minha panela de água quente é de 22 litros e minhas levas rendem, no máximo 25 litros.

- Compraria uma panela de 32 c/ fundo falso, será que ela daria pra colocar malte suficiente + água pensando em high gravity e batch de 40L? (ficaria cômodo também pro dia que eu quiser usar a bag pra fazer biab 20L)

Não dá não. A minha panela com o fundo falso é de 28 litros.

Nela vão 20 litros de água e, no máximo, 6,5Kg de malte. Uma vez coloquei 7 Kg, mas ficou muito cheia, praticamente o malte uns milímetros acima da borda).

E, como disse, minhas levas rendem 25 litros, então, se uma de 28 litros é suficiente para 25 litros, não creio que uma de 32 chegue nos 40 litros envasados.
 
* Eu acho q a panela de 22 pra lavagem daria conta, basta vc ir enchendo enquanto faz a lavagem.
Pra não esquentar a cabeça:
* Pra mosturação uma de 52L
* Pra fervura uma de 65L
 
Atualmente tenho somente 1 panela de 22l que uso com um grain bag (do lamas, que cabe em uma panela de 32l) para fazer levas de uns 14L.

Quero começar a fazer com 3 panelas e fundo falso levas de até 40L -

Tenho um sistema semelhante ao que tu quer montar que estou querendo me desfazer, porque estou me mudando.

Mandei mensagem privada.

Abs,
Marcelo.
 
Eu faço 45 litros por leva.

Uso uma tamanho 38 para água, uma 40 com fundo falso para filtração e uma 45 para mosturacao e fervura. Funciona bem.

Menos que isso acho que dificilmente vai conseguir fazer 40L, porque as minhas ficam no limite.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Back
Top