Under Pitching - Alcool Superior

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Na verdade esse post é mais um desabafo do que um pedido de ajuda.

Minha 4ª Brassagem foi uma Wee Heavy, ficou bem alcoólica, 9.2%, mas muito saborosa também, porém as duas vezes que tomei ela com meu pai e meu irmão, nós 3 tivemos bastante dor de cabeça e isso me intrigou. Primeiro fui na temperatura de fermentação, mas até aí tudo OK, pois ela fermentou por 12 dias a 14 graus (US-05)...fiquei encucado, mas lendo mais descobri que o under pitching também pode gerar alcoois superiores e me lembrei que essa foi a minha primeira leva de 20 litros e usei apenas dois pacotes de fermento..mas a OG era absurdamente alta, tipo 1090 se não me engano.

Fica a dica para os iniciantes que forem se aventurar em OGs altas...tem que aumentar a quantidade de fermento.

Uma pena, pois a cerveja está muito saborosa mesmo.
 
Na verdade esse post é mais um desabafo do que um pedido de ajuda.

Minha 4ª Brassagem foi uma Wee Heavy, ficou bem alcoólica, 9.2%, mas muito saborosa também, porém as duas vezes que tomei ela com meu pai e meu irmão, nós 3 tivemos bastante dor de cabeça e isso me intrigou. Primeiro fui na temperatura de fermentação, mas até aí tudo OK, pois ela fermentou por 12 dias a 14 graus (US-05)...fiquei encucado, mas lendo mais descobri que o under pitching também pode gerar alcoois superiores e me lembrei que essa foi a minha primeira leva de 20 litros e usei apenas dois pacotes de fermento..mas a OG era absurdamente alta, tipo 1090 se não me engano.

Fica a dica para os iniciantes que forem se aventurar em OGs altas...tem que aumentar a quantidade de fermento.

Uma pena, pois a cerveja está muito saborosa mesmo.

kkkkkkkkkk, já fui em festas de homebrewers em que a galera trazia essas para o final da festa, já que todos iriam ter dor de cabeça no dia seguinte de qualquer forma, devido ao volume ingerido.

Existe inclusive nanocervejaria vendendo cerveja assim... obviamente, tendem a deixar o mercado mais cedo ou mais tarde.

Aliás, obrigado por compartilhar. A gente se esforçar em dar a melhor orientação possível, mas é sempre bom quando alguém relata os motivos pelos quais as coisas não saíram como o planejado. Ajuda toda a comunidade.
 
Estou da minha quarta brassagem. E em todas sinto um cheiro de álcool e um gosto de álcool. E ou invariavelmente se tomo duas cevas fico com dor de cabeça. Fiz levas de 20l com 1 pacote de fermento. Vou me informar mais sobre esses alcoóis superiores.
 
Estou da minha quarta brassagem. E em todas sinto um cheiro de álcool e um gosto de álcool. E ou invariavelmente se tomo duas cevas fico com dor de cabeça. Fiz levas de 20l com 1 pacote de fermento. Vou me informar mais sobre esses alcoóis superiores.

Procure o tópico sobre taxa de inoculação. Verá que deve usar pelo menos 2 pacotes hidratados neste caso.
 
Estou da minha quarta brassagem. E em todas sinto um cheiro de álcool e um gosto de álcool. E ou invariavelmente se tomo duas cevas fico com dor de cabeça. Fiz levas de 20l com 1 pacote de fermento. Vou me informar mais sobre esses alcoóis superiores.

dê uma olhada também no tópico fixo do Guenther sobre controle de temperatura
 
essa foi a minha primeira leva de 20 litros e usei apenas dois pacotes de fermento..mas a OG era absurdamente alta, tipo 1090 se não me engano.

Fica a dica para os iniciantes que forem se aventurar em OGs altas...tem que aumentar a quantidade de fermento.
.
Neste caso, qual seria a melhor taxa de inoculação? 1,5g por litro?
 
Que desserviço fazem os fabricantes de fermento com aquele papo de "1 pacote para até 20 litros". A maioria dos casos de Under Pitching não intencionais são por isso. :(
 
Back
Top