Um experimento sobre "oxidação"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RamiroNetto

Well-Known Member
Joined
Oct 25, 2016
Messages
67
Reaction score
14
Li em algum tópico por aí sobre o efeito que a oxidação dá na cerveja terminada e como ele pode ser até benéfico pra alguns estilos (no caso, se não me engano: cervejas com açúcares residuais)...


...algo interessante aconteceu por acaso:

Engarrafei há cerca de 1,5 mês uma cerveja com FG prevista pra 1011 mas que só atenuou pra 1016, quis que ela ficasse com o corpo médio/leve. Levei umas pra casa do meu sogro no fim de semana, a gente tomou e todo mundo elogiou e etc, um leve maltado com um pouco de amargor.
Sobrou uma - naquelas garrafas grandes de 600 - que eu estava deixando em pé na porta da geladeira da sogra, mas, ao chegar lá no final de semana seguinte ela estava deitada em uma prateleira. Pensei comigo: "- Isso vai estar uma m$%#@!!!", qual não foi minha surpresa quando abri e comecei a sentir umas notas de "mel" e outras mais... foi como se ficar deitada a garrafa acelerasse um processo de "envelhecimento".

No meu limitadíssimo conhecimento eu entendo que se atribui isso a ação do oxigênio - mas se alguém puder dar algum insight do que que foi que aconteceu eu agradeço!

O tal experimento que vou fazer: tenho umas 4 garrafas dessa cerveja sobrando que estou deixando deitadas na geladeira, vou abrir uma com duas semanas, outra com um mes, outra com dois e deixar a ultima por mais algum tempo pra ver no que dá. Se alguém quiser sugerir outro modelo de experimento, tipo "deixar deitada em temperatura ambiente" ou mudar os tempos que vou abrir as garrafas, pode dizer!

obs: o fermento usado foi o "Windsor" (Danstar/Lallemand) ~que possui características "esterificadas"
 
Um adendo:

pensei que a levedura sedimentada no fundo da garrafa apenas que deu esses sabores diferentes pra cerveja, daí abri uma após virá-la de cabeça pra baixo e circular por um tempo e não foi a mesma coisa...
 
Esse sabor de mel geralmente é associado a oxidação mesmo, especialmente em cervejas mais maltadas. É difícil achar uma lager importada sem essa característica.

Eu particularmente não gosto, porque esse sabor substitu os sabores do malte que eu gosto tanto.

É interessante que pelo fato de muita gente não ter tomado uma lager delicada, puro malte e fresca, acabam associando esse sabor a uma verdadeira lager, hahaha.
 
Ah, sobre o experimento, fico no aguardo dos resultados!

Se você quer acelerar a oxidação com certeza manter em temperatura ambiente é o caminho!
 
Back
Top