Um amigo diagnosticado com diabetes me perguntou...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
cara pelo que fala o BS, em media de 400 a 500 kal por litro

Considerando que álcool possui calorias isso não diz muita coisa.

Cara eu não sei exatamente como faz essa conta mas você poderia procurar uma conversão de SG pra gramas de açúcar, ficaria mais fácil.
 
O mais fácil é procurar a tabela nutricional das cervejas e ver.
http://www.emedix.com.br/dia/ali014_1f_cerveja.php
http://www.fatsecret.com.br/calorias-nutrição/skol/cerveja/1-lata

Mas, vamos lá... brincar um pouco de matemática...
Seria basicamente:
1L cerveja = X (litros) de água + Y (litros) de açúcares + Z (litros) de proteinas + W (litros de álcool), e assim indefinidamente, até se ter todos os compostos relacionados
FG = X . Peso específico água + Y . peso específico açúcares + Z . peso específico de proteínas + W . peso específico do álcool e assim indefinidamente.
Ou seja, são 2 equações para 4 (ou indefinidas) incógnitas, o que é um sistema insolúvel pelos métodos tradicionais de cálculo.

Pois bem, nestes casos, partimos para as simplificações, que podem chegar relativamente próximas da realidade (não digo que neste caso chegue)...
Premissas:
- a cerveja é somente açúcares + água (o que não é verdade)
- todos os açúcares na cerveja tem o peso específico de 1610 g/L (açúcar de cozinha. Não é verdade, vai mudar de acordo com o tipo de açúcar)


teríamos o seguinte:
1 L de cerveja = X (litros) de água + Y (litros) de açúcar. (fórmula 1)
FG = Peso específico do açúcar . Y litros açúcar + Peso específico da água . X litros de água (fórmula 2)
Vamos supor uma FG de 1.015
1.015 = 1.610 . Y + (1 - Y) . 1000 (aqui coloquei a fórmula 1 dentro da 2)
1.015 = 1610 Y - 1000 Y + 1.000
15 = 610 . Y
Y = 0,0246 L de açúcares / L cerveja
0,0246 L açúcar * 1610 g / L = 39,6 L de açúcares / L

na verdade, tu poderia simplificar da seguinte forma:
FG - 1.000 / 610 = Y (sendo Y a relação entre L de açúcares / L cerveja)
 
Back
Top