Turbidez de uma weiss: dilema!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Amigos,
Fiz uma weiss (50 pilsen/50 malte de trigo) com o fermento Y12 da DrYeast algumas semanas atrás e, a princípio, tudo correu bem. A questão é que eu coloquei o balde de 20L na mesma geladeira que estava um outro balde de uma belga que fiz no dia anterior. Assim, a weiss foi forçada a seguir, desde então, as variações de temperatura que designei pra belga o que incluiu, desde domingo passado, uma temperatura de zero grau pós-fermentação secundária.

Pretendo transferir a weiss pra um post-mix hoje ou amanhã mas fiquei com um dilema: essa temperatura baixa durante 5 dias pode ter decantado o fermento weiss de tal maneira que a cerva ficará límpida sem a característica turva que quero ou não tem nada a ver? Se sim, o que vcs aconselham? Uma agitação do balde antes de transferir?

Muito obrigado!

Abraço,

Chico
 
Fala Chico!

Eu acho que você está parecendo muito preocupado com isso!

Fica tranquilo, 5 dias não vai deixar a sua weiss brilhante e translúcida!

Não sacuda o balde não! Proceda com a transferência com cuidado.

Se seu keg for ficar muito tempo a frio, ai sim.....

Por isso que tem gente que quando faz Witbier, embarrilha e não consome a cerveja rápida deixan o barril sempre gelado, adiciona uma pequena quantidade de farinha de trigo (pequena mesmo, uma colher) no final da fervura pra causar uma turbidez permanente. Isso, se valorizar essa característica.
 
Valeu pela resposta Scaranello! Vou seguir sua dica e depois digo como ficou a cerva!

Abraço!
 
Você devia ter se programado melhor, tem certeza que a fermentação da weiss terminou antes do cold crash?

Última weiss que fiz passei direto sem cold crash mesmo, mas acho que 5 dias não vai ser tanto assim que decantou, fermentos e weiss é pouco floculante por natureza.

No final do keg ela começou a ficar bem mais límpida mas isso é normal se demorar a tomar.
 
Você devia ter se programado melhor, tem certeza que a fermentação da weiss terminou antes do cold crash?

Última weiss que fiz passei direto sem cold crash mesmo, mas acho que 5 dias não vai ser tanto assim que decantou, fermentos e weiss é pouco floculante por natureza.

No final do keg ela começou a ficar bem mais límpida mas isso é normal se demorar a tomar.

Boa tarde Raisoshi
O negócio é que o keg tira o líquido pelo fundo... Então cada copo de cerveja purga o decantado...
 

Latest posts

Back
Top