Trub na boca da garrafa? (fotos)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chacal

Active Member
Joined
Jan 26, 2018
Messages
38
Reaction score
2
Rapaziada, é o seguinte.

Ontem fui envasar a minha segunda leva.
Na hora de transferir do balde maturador para outro balde para misturar o priming, eu decidi fazer isso em 2 etapas:

Primeiro eu retirei o mosto do balde através de uma mangueira, pois não tenho auto-sifão ainda, até uma distância em que eu começasse a perceber a passagem de sugeira. Essa distância ficou um dedo e meio acima da torneira.
Então esse primeiro líquido ficou totalmente límpido.

O que restou no balde ainda rendeu 1,7L, muito sujo obviamente. Mas foda-se, eu não queria perder nada.

O mosto principal, fiz o priming com acúcar invertido, tudo nos conformes.

Já aqueles 1,7L sujos que sobraram, fiz com acúcar normal.
O problema é que eu deveria ter diluido na água e fervido, mas como eu não tava me importando com aquele pouquinho de cerveja, eu só joguei uma colher rasa pra dentro mesmo, sem se importar nem mesmo se era a quantidade certa. "seja o que deus quiser"

O que eu achei curioso foi a aparência dela após algumas horas...

Uma hora após o envase, analisando as 3 garafas transparentes que tinha usado, dava pra ver o trub todo decantado no fundo da garrafa. Um dedo de sujeira. Nooooossa senhora.

Algumas horas depois, em duas garrafas, o trub tava todo compactado na parte de cima da garrafa. Subiu toda a sujeira. Mas apenas em duas garrafas.

Sabem se é normal? característica de contaminação ou alguma outra coisa?
:confused::confused::confused:
 

Attachments

  • trub.jpg
    trub.jpg
    141.8 KB · Views: 62
Se o seu balde tem torneira, por que vc usou mangueira pra fazer tasfega por cima???
Por que não usou a torneira?

André Wenderosck
 
Se o seu balde tem torneira, por que vc usou mangueira pra fazer tasfega por cima???
Por que não usou a torneira?

André Wenderosck

Porque fiquei com medo de passar sujeira. E de fato, quando terminei de transferir de um balde para outro, o trub já estava encostando na torneira.
 
Depois da fermentação, ao mexer o balde, deve-se fazer isso com muita calma e cuidado, para não agitar o fundo. Se isso for feito, basta transferir o conteúdo para outro balde, fazer o priming e daí transferir para as garrafas. Acho que é mais ou menos assim que todos fazem.
Dúvida: por acaso, tu agitou muito o balde com o fermento no fundo?
 
Depois da fermentação, ao mexer o balde, deve-se fazer isso com muita calma e cuidado, para não agitar o fundo. Se isso for feito, basta transferir o conteúdo para outro balde, fazer o priming e daí transferir para as garrafas. Acho que é mais ou menos assim que todos fazem.
Dúvida: por acaso, tu agitou muito o balde com o fermento no fundo?

No dia de fazer o envase, minha mãe fastou a geladeira pra pintar a parede. O piso é de cimento bruto então fiquei com receio de ter bagunçado dentro. Por isso transferi por cima e não pela torneira.
 
No dia de fazer o envase, minha mãe fastou a geladeira pra pintar a parede. O piso é de cimento bruto então fiquei com receio de ter bagunçado dentro. Por isso transferi por cima e não pela torneira.
Tu poderia ter feito um racking, esperado e daí ter usado a torneira, esse trub+fermento iria descer (acho que sim, mas só vendo, as vezes não descem mesmo...).
 
Cara,

a primeira cerveja a esquerda, impressiona a quantidade de fermento no fundo, mesmo para primming.

Como foi o teu cold crash? a que temperatura e por quanto tempo ?
 
Back
Top