Trub liquefeito aguado no BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romulo1

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2014
Messages
216
Reaction score
38
Estou com várias brassagens no BIAB (umas 20) e tenho sempre uma péssima formação de trub. Já aumentei a carga de whirlfloc e nada. Faço brassagens de no máximo 15L e acabo perdendo de 2 a 5 litros. Essa receita é uma ale simples OG 1.050 e ibu de 40. Perdi uns 2L. Se faço uma Weiss, já aumenta pra uns 5L de perda.
A moagem é grossa, tendendo a grãos inteiros, pouca farinha.

Já fiz testei tudo:
Fervura > whirlpool > resfriamento externo (bacia)
Fervura > resfriamento externo > whirlpool
Fervura > chiller imersão > whirlpool
Fervura > whirlpool > chiller imersão
Fervura > chiller que já faz a entrada tangencial no mosto resfriado (tipo cervejaria grande)

NADA, faz o trub formar um cone bem aglutinado.
Vou ter que fazer um fundo falso pequeno?

autosphn.jpg


trub.jpg
 
Faço brassagem em duas panelas usando voil na panela de mostura e depois fly sparge. Meu trub é igual ao seu, espalhado por todo o fundo da panela.

O que eu percebi na última leva que fiz é que eu espremi bastante o voil, coisa que não faço sempre, e o trub foi maior ainda.

Estou praticamente desistindo e me acostumando com isso.

E sobre o fundo falso, certa vez esqueci de tirar o fundo falso que uso embaixo do voil e uma grande parte do trub ficou decantado nele e não foi pro fermentador, vou fazer um teste esse final de semana e colocar o fundo falso faltando uns 10 minutos pro fim da fervura e ver como vai ficar.
 
Depois que deixei de usar o whirfloc o meu cone ficou bem melhor. Por mais absurdo que seja, tente fazer sem o uso do whirfloc e no conte o resultado.
 
Só para esclarecer, o meu trub ficava espalhado com Whirfloc. Sem whirfloc fica bonito.
 
também faço BIAB, e a cada brassagem o cone de trub melhora um pouquinho.
Uso whirfloc, e na brassagem deste domingo o cone ficou bem centralizado.
Faço whirpool antes do resfriamento e deixo descansar por 15 minutos. Resfrio em bacia com gelo e água e deixo o líquido parado (fazer whirpool diminuiria o tempo de resfriamento, mas dificultaria a formaçã do cone. demora + - 1 hora para resfriar 15 ~16 litros de mosto).

Porém, o cone vai descendo conforme o líquido desce, não fica cone acima do nível do líquido, e quando chega no final da panela, ele continua centralizado, mas no nível do líquido e com a base um pouco maior. Quando chega mais para o fim, diminuo a vazão da válvula, o que diminui a deformação do trub centralizado.

Quanto ao whirfloc, tem que se atentar na dosagem. pra quem compra em pastilhas, do jeito que a WE vende, no máximo uma para 25 litros. Se for fazer menos, quebrar a pastilha pra quantidade que tu for fazer...
 
Bem, tb faço BIAB e vou dar os meus 2 centavos de contribuição. Num post daqui do fórum foi discutido um experimento da gringa falando sobre essa preocupação excessiva com o turb. Em resumo, o cara separou a leva em duas pra fermentar, uma sem turb e outra só turb e não notou muita diferença ente elas.

É o que eu tenho feito... Como eu tenho um baldinho pra 5 litros, coloco 20 litros pra fermentar sem turb e o resto vai pro fermentador pequeno. Vou dizer que não tenho do que reclamar. Fiz isso com uma weiss e com uma APA. Na hora de colocar no copo, a mesma coisa da turbidez, aroma e sabor.

Só não testei ainda com cervejas muito lupuladas, talvez dê um gosto muito vegetal, mas é questão de testar.

Eu tenho feito isso, ao invés de dar pro ralo beber eu fermento e vejo qq dá, ficou bom, ótimo, não ficou, ai o ralo que bebe.... Geralmente fica bom e eu ganho mais uns 3-4 litros de cerva
 
Estou com várias brassagens no BIAB (umas 20) e tenho sempre uma péssima formação de trub. Já aumentei a carga de whirlfloc e nada. Faço brassagens de no máximo 15L e acabo perdendo de 2 a 5 litros. Essa receita é uma ale simples OG 1.050 e ibu de 40. Perdi uns 2L. Se faço uma Weiss, já aumenta pra uns 5L de perda.
A moagem é grossa, tendendo a grãos inteiros, pouca farinha.

Já fiz testei tudo:
Fervura > whirlpool > resfriamento externo (bacia)
Fervura > resfriamento externo > whirlpool
Fervura > chiller imersão > whirlpool
Fervura > whirlpool > chiller imersão
Fervura > chiller que já faz a entrada tangencial no mosto resfriado (tipo cervejaria grande)

NADA, faz o trub formar um cone bem aglutinado.
Vou ter que fazer um fundo falso pequeno?

Romulo, conheço seu problema. Não tem muito a fazer pra que as proteínas se aglutinem mais e façam cone. Isso não acontece com elas, apenas com a sujeira de lúpulo, que é consistente.

Isso que vc está tendo são proteínas do mosto. O Whirfloc ajuda sim a aglutinar elas, mas até certo ponto apenas. Isso não torna elas sólidas, ou tira elas de solução o suficiente pra que fiquei acumuladas num cone...

É um caso especialmente problemático dos BIABs, porque como o saco de grãos é removido, ele é muito mexido e as proteínas acabam vazando junto, ainda mais se vc dá aquela espremida pra tirar um pouquinho mais de mosto.

Isso aconteceria menos em equipamentos onde o mosto é bem recirculado antes da lavagem e não há mais perturbação daquela cama de grãos.

Mas não se preocupe tanto com isso, não vai prejudicar a cerveja. Parte disso é utilizado como nutriente pela levedura. Eu só não indico que leve absolutamente tudo isso pro fermentador, porque se vc está tendo em excesso, o excesso já pode começar a ser um pouco prejudicial pra estabilidade da cerveja depois.
 
Estou com várias brassagens no BIAB (umas 20) e tenho sempre uma péssima formação de trub. Já aumentei a carga de whirlfloc e nada. Faço brassagens de no máximo 15L e acabo perdendo de 2 a 5 litros. Essa receita é uma ale simples OG 1.050 e ibu de 40. Perdi uns 2L. Se faço uma Weiss, já aumenta pra uns 5L de perda.
A moagem é grossa, tendendo a grãos inteiros, pouca farinha.

Já fiz testei tudo:
Fervura > whirlpool > resfriamento externo (bacia)
Fervura > resfriamento externo > whirlpool
Fervura > chiller imersão > whirlpool
Fervura > whirlpool > chiller imersão
Fervura > chiller que já faz a entrada tangencial no mosto resfriado (tipo cervejaria grande)

NADA, faz o trub formar um cone bem aglutinado.
Vou ter que fazer um fundo falso pequeno?

autosphn.jpg


trub.jpg

Já me preocupei muito com trub. Tinha quase que um pavor de levar trub pro fermentador e sempre desperdiçava uns 2l de mosto.
Com o tempo parei de me preocupar tanto assim. Faça como o Tiago disse, não se preocupe que isso não vai afetar sua cerveja.
Manda pro fermentador o que puder, quando começar a ir só trub, vc para, afinal para levar pequenas, 1 litrinho a mais faz diferença!
 
Numa cerveja como essa da foto, que a lupulagem era baixa ok, mas quando faço uma com uma carga forte de lúpulo, complica. To com 250g de amarillo em flor e é nele que to pensando.
O trub liquefeito assim, camufla o resto de lúpulo. já fiz uma experiência de colocar os 3 litros de "trub" numa proveta. Assim a coluna dágua decanta melhor e da pra sifonar até chegar no lúpulo, mas isso da um trabalhão. Com o trub horizontal assim como na foto, é garantia de ir lúpulo pro fermentador ou a necessidade de perder preciosos litros em uma brassagem já pequena :(
 
já tentaram resfriamento com chiller de imersão e depois whirlpool?
 
No início do tópico ele diz que fez 5 métodos diferentes e não adiantou, e um desses é como você propôs.
 
Numa cerveja como essa da foto, que a lupulagem era baixa ok, mas quando faço uma com uma carga forte de lúpulo, complica. To com 250g de amarillo em flor e é nele que to pensando.
O trub liquefeito assim, camufla o resto de lúpulo. já fiz uma experiência de colocar os 3 litros de "trub" numa proveta. Assim a coluna dágua decanta melhor e da pra sifonar até chegar no lúpulo, mas isso da um trabalhão. Com o trub horizontal assim como na foto, é garantia de ir lúpulo pro fermentador ou a necessidade de perder preciosos litros em uma brassagem já pequena :(

romulo, novamente, te digo que isso ali não é lupulo, é proteína, só se forma quando o mosto é resfriado (e isso é bom) não acumula em formato de cone.

se vc está levando lupulo também, esse sim, um whirpool basta. nem precisa ser tão longo, basta formar o redemoinho e manter ele por alguns segundos. agora deposiq eu vc fez não adianta inclinar a panela daquele jeito pra retirar até a ultima gota de mosto. vai deslocar o bolo de lupulo.

ter perdas pra cold break e trub de lupulo é normal e deve ser contabilizado nos parametros de equipamento do beersmith pra que se leve o que deseja pro fermentador sem ter que jogar tudo la dentro.
 
Todas minhas brassagens eram assim, eu ficava perplexo e sem saber o que fazer.

Depois fui percebendo que sim, se forma um cone de lúpulo embaixo de todo esse cold break que se espalha pelo líquido, só que é bem difícil ver o cone com tudo isso por cima. Aí comecei a mandar mais desse "trub frio" pro fermentador, cuidando só pra não pegar o lúpulo, e ficou decente até em uma IPA.

Agora fiz um fundo falso DIY (menos de R$40, mais umas 8h de trabalho/diversão) e o mosto sai MUITO mais limpo.

Continuo usando grain bag porque acho BIAB bem prático e não vejo porque deixar de usar (teria alguma vantagem?). Recirculo até o mosto ficar limpo, e dreno tudo pra outra panela, deixando o grão secar bem através do fundo falso. Depois retiro o saco de grãos, coloco a água da lavagem, aqueço, e coloco os grãos de volta, mexo bem, espero 15min, recirculo, e dreno tudo pra outra panela. Dá menos trabalho que escorrer e apertar o saco, mas demora bem mais. A eficiência quase dá na mesma. O resultado final não deve mudar muito, mas vou continuar fazendo assim pela praticidade e satisfação de ver o mosto limpo hahaha :drunk:
 
@Tiago

Eu sei que isso não é lúpulo. Só que isso impede de ver o lúpulo e segurar ele num cone.
Como disse, essa receita tinha pouco lúpulo, mas estou pra fazer uma receita com grande carga de lúpulo e queria melhorar isso.

Tenho a impressão que até surge um trub mas conforme o mosto vai chegando perto da proteína, o pequeno trub se vai e só sobra lúpulo espalhado por baixo da proteína. Ainda não consegui ver através do mosto :p

Mas o fato é que o lúpulo fica por baixo dessa proteína e isso dificulta saber "o momento de parar"

não adianta inclinar a panela daquele jeito pra retirar até a ultima gota de mosto
A inclinação daquela foto não foi só pra tirar a foto. já tinha acabado na foto 1. Depois que faço o whirlpool, não mexo mais.

@valtert
Pois é, esse negócio de saco de chá gigante tá doze! hehehe
 

Attachments

  • tr1.jpg
    tr1.jpg
    86 KB · Views: 139
Tiago

Eu sei que isso não é lúpulo. Só que isso impede de ver o lúpulo e segurar ele num cone.
Como disse, essa receita tinha pouco lúpulo, mas estou pra fazer uma receita com grande carga de lúpulo e queria melhorar isso.

Tenho a impressão que até surge um trub mas conforme o mosto vai chegando perto da proteína, o pequeno trub se vai e só sobra lúpulo espalhado por baixo da proteína. Ainda não consegui ver através do mosto :p

Mas o fato é que o lúpulo fica por baixo dessa proteína e isso dificulta saber "o momento de parar"

A inclinação daquela foto não foi só pra tirar a foto. já tinha acabado na foto 1. Depois que faço o whirlpool, não mexo mais.

valtert
Pois é, esse negócio de saco de chá gigante tá doze! hehehe

Entendo, romulo...

Mas a resposta pro problema é simples... se vc não consegue ver o trub que está abaixo do cold break, nãoo queira levar todo o cold break pro fermentador. Sim vai perder aí um minimo, talvez 1 ou 2 litros, mas isso faz parte.

Eu dreno pelo registro, não faço sifão, então acho que isso é uma questão de vc melhorar a técnica na sifonagem, não deixar encostado lá no fundo enquanto drena.

Abraço
 
@Tiago perder 2L pode ser bem frustrante, por vezes até inviável. Por exemplo pra mim que tenho equipamento pra 20L mas uso também pra levas de 5L. Depois perde mais 2L no fermentador, tem que fazer 9L pra sobrar 5L, é quase 50% de perda. Se for uma cerveja mais cara, imagina uma IIPA, é muito dinheiro literalmente pelo ralo...

Nesses casos acho que um sifonamento bem caprichado dá um aproveitamento bem melhor, como você sugeriu.

Ando pensando em fazer um hop stopper, mas acho entupiria muito fácil com tanto cold break. Inclusive talvez nem funcionaria bem com o mosto frio. Talvez um dip tube com uma bazooka acoplada, bem na borda da panela?!

EDIT: pesquisando mais descobri que hop stopper com malha de aço não funciona com chiller de imersão justamente porque o cold break entope tudo, stopper + imersão + BIAB então pode esquecer!
 
@Tiago perder 2L pode ser bem frustrante, por vezes até inviável. Por exemplo pra mim que tenho equipamento pra 20L mas uso também pra levas de 5L. Depois perde mais 2L no fermentador, tem que fazer 9L pra sobrar 5L, é quase 50% de perda. Se for uma cerveja mais cara, imagina uma IIPA, é muito dinheiro literalmente pelo ralo...

Nesses casos acho que um sifonamento bem caprichado dá um aproveitamento bem melhor, como você sugeriu.

Ando pensando em fazer um hop stopper, mas acho entupiria muito fácil com tanto cold break. Inclusive talvez nem funcionaria bem com o mosto frio. Talvez um dip tube com uma bazooka acoplada, bem na borda da panela?!

EDIT: pesquisando mais descobri que hop stopper com malha de aço não funciona com chiller de imersão justamente porque o cold break entope tudo, stopper + imersão + BIAB então pode esquecer!

Bom Valter, eu entendo a frustração em perder mosto, também não gosto, é comida indo pelo ralo.

Mas tem que considerar algumas coisas... uma que o equipamento é imperfeito, perdas acontecem. Esse é o momento em que as perdas são mais visíveis, mas e muitos casos existe grande perda na mosturação também.

Em relação às quantidades, eu concordo que 4L em 9L sejam demais. Só que se está sendo levado à escolha de ter essa perda ou levar sujeira pro fermentador, é porque tem alguma coisa que pode ser melhorada.

4L em 20L eu já acho mais normal, embora ainda possa reduzir essa quantidade, seja levando mais mosto com proteína pro fermentador, ou melhorando a recirculação do mosto, ou deixando mais tempo pra decantar o cold break na panela depois de resfriado, etc...

Só que se vc usa as mesmas panelas pra fazer 20 e 5 litros, daí já tem um problema de configuração do equipamento, a geometria pode fazer muita diferença nesse sentido, então talvez tenha que reconsiderar esse aspecto.

Outra questão é o que e quanto está sendo realmente jogado fora. Já experimentou coletar esse resto e ver quanto sobra de mosto ali?
Eu tenho uma perda semelhante em levas de 20 litros, no final depois de ter transferido tudo pro fermentador, às vezes transfiro o que restou na panela pra um pote de vidro grande e deixo decantando durante a noite, às vezes nem metade daquilo tudo é mosto. Ainda assim, essa sobra pode ser guardada e reutilizada, seja pra fazer startes, ou outras experiências quaisquer...

Abraço
 
Só que se vc usa as mesmas panelas pra fazer 20 e 5 litros, daí já tem um problema de configuração do equipamento, a geometria pode fazer muita diferença nesse sentido, então talvez tenha que reconsiderar esse aspecto.

Obrigado pela dica @Tiago, realmente 5L em uma panela de 26L mal consigo fazer whirlpool direito, o trub se espalha todo, enfim, fica claro que o diâmetro não está adequado. Vou deixar de ser teimoso!

Outra questão é o que e quanto está sendo realmente jogado fora. Já experimentou coletar esse resto e ver quanto sobra de mosto ali?
Eu tenho uma perda semelhante em levas de 20 litros, no final depois de ter transferido tudo pro fermentador, às vezes transfiro o que restou na panela pra um pote de vidro grande e deixo decantando durante a noite, às vezes nem metade daquilo tudo é mosto. Ainda assim, essa sobra pode ser guardada e reutilizada, seja pra fazer startes, ou outras experiências quaisquer...

Gostei da ideia! Na última leva que engarrafei (de 20L) eu deixei quase todo mosto com trub fermentando em uma PET 2L como alguém sugeriu aqui no fórum. Deu quase 1.5L ao todo e depois de sifonar consegui engarrafar apenas duas long-neck, então realmente, dessa "perda" grande parte não é mosto mesmo. Agora ainda quero ver a diferença no sabor...
 
boa noite, voltei!
Tá, então vamos "misturar" as coisas.

Parte 1 - O quanto
Centrifuguei o resto, o "trub aguado", que é mais proteína que qualquer outra coisa. Depois do sólido compactado, deu limpo, mais de 60% de mosto. Triste não? Esse cold break maldito tá levando embora 60% de mosto limpo. Pena que só consigo centrifugar 20 ml.

Parte 2 - O e então?
Divido esse trub de proteínas a foto (é correto chamar só de cold break?) em 2 partes. superior e inferior. Sifono a parte superior pro fermentador. A inferior, por ter mais risco de ter um trub real (lúpulo principalmente) eu descarto. Ocorre a fermentação. A formação de lodo é grande. Faço tráfega para eliminar esse lodo na maturação? Já estou mais tranquilo quanto à autólise, mas essa proteína toda no fundo do fermentador não irá ser prejudicial?

Abraço
 
Uma "tentativa"... por que não usar um hop bag durante a fervura? Eu fiz um teste como esse e não percebi nada de tão diferente na breja, na prática o saquinho segura um pouco do lúpulo e não deixa ele "misturar" tanto com o mosto. Além do que você já pode remove-lo logo em após desligar o fogo, conservando assim, ainda mais a característica inicial da receita... Vi alguns videos, se não me engano da Austrália que eles usam muito essa técnica (entre outras).

Acredito que em brejas muito mais lupuladas podem ter sim alguma interferência mas no geral não acredito em muita diferença... é só uma ideia, pois não encontrei muita referencia sobre esse assunto. :D

O que acham?
 
Back
Top