Trigo + mel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anacletobca

Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
8
Reaction score
1
Boa Pessoal, sou novo no fórum e estou indo para minha 4ª brassagem.
Estou tentando bolar uma receita para uma breja com base de 50/50 trigo e pilsen, mas com adição de mel.
Imagino algo parecido com a APPIA da colorado!
Minhas dúvidas: 1- Qual momento devo adicionar o mel, 5 min da fervura, ou 3º dia da fermentação?
2- Qual seria uma proporção boa de mel para uma leva de 22L?
3- Qual seria o melhor fermento, um próprio para weiss, ou um mais neutro como US-05?

Desde já, Grato!
 
Opa, blz @anacletobca !
Cara, fiz várias levas e experiências na busca por adicionar sabor e aroma de mel na minha ceva. Todas sem sucesso... :)

Acho que o mais importante antes de tu começar a fazer experiências é sabermos como tu envaza a tua cerveja, tu engarrafa e refermenta com primming ou embarrila?

Se tu engarrafa e refermenta com primming (meu caso), na refermentação tu acaba perdendo todas as propriedades do mel.
Testei de tudo, adição de mel na fervura, pasteurizado na fermentação, fiz o primming com mel... sem sucesso, não sobra nada, apenas um leve dulçor que lembra o mel e mais nada...

Acredito que pra tu trazer a maior quantidade de características de aroma e sabor do mel seria fazendo adição de mel pasteurizado no final da fermentação secundária e embarrilando depois. Meteu levedura e refermentação com primming no final, termina com tudo...
No final do ano começo a embarrilar e seguirei em busca da minha ceva com aroma e sabor de mel, não desisti ainda! heheheheh!

Vai nos contando os resultados se tu fizer alguma experiência.
Abraço e boa sorte!
 
Opa andreleite!
Então, costumo fazer levas de 25L, no qual 19L eu embarrilho e oq sobra eu coloco na garrafa com primming.
Como vc msm disse vou fazer a adição do mel no final da fermentação secundária.
Mas uma dúvida que ainda me assola é quanto ao fermento, pois algumas cervejas desse estilo usam fermentos mais neutro como o US-05.

E qual a proporção devo usar de mel/litro?
 
Conforme dica do tiefensee, você já tentou usar Malte HONEY? Se não me engano na Malteshop tem esse malte.

Eu nunca usei, mas tenho curiosidade, pois gosto bastante de cervejas que puxem essa característica.
 
Pessoal, desculpem-me ressuscitar esse tópico antigo mas fiquei com uma dúvida: ao fazer primming com mel, qual concentração devo usar?

Estou fermentando uma weiss com toque de laranja e mel e quero fazer o primming também com esse carboidrato.
 
Usar mel no priming não vai dar sabor, é muito pouca quantidade, além disso o mel é >95% fermentável, pode calcular como se fosse açucar, mas vai dar trabalho extra sem retorno nenhum.

O que você pode tentar fazer para tentar deixar sabor de mel seria reduzir ao fogo uma quantidade considerável de mel, tentando caramelizar e transformar uma parte dos açucares fermentáveis em não fermentáveis e adicionar ao final da fermentação.
 
Back
Top