Tratamento de Efluentes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MateusS

Member
Joined
Mar 12, 2015
Messages
23
Reaction score
4
Amigos, os efluentes gerados nos processos da produção de cerveja são ricos em açúcares, possuem pH alterado e apresentam grande carga orgânica, se fazendo necessário o tratamento desses líquidos antes de
retorná-los à natureza.

Alguém sabe como deve funcionar ao certo o tratamento de efluentes (etapas, equipamentos, regras...)?

Obrigado!

Abraço,
Mateus Schmidt
 
melhor maneira de reaproveitar o resto dos cereais é virando ração para os animais porcos ,,, vacas e galinhas alias as galinhas adoram graos de malte e dizem que depois que comem começam a botar ovos direto
 
melhor maneira de reaproveitar o resto dos cereais é virando ração para os animais porcos ,,, vacas e galinhas alias as galinhas adoram graos de malte e dizem que depois que comem começam a botar ovos direto

Olá, Paulo! Obrigado pela contribuição, mas minha dúvida é quanto ao tratamento dos resíduos líquidos gerados na fabricação segundo as normas relacionadas ao meio ambiente, uma vez que quero devolver à rede de esgoto efluentes tratados que não contaminem a natureza. Essa é uma parte importante e obrigatória para cervejarias que desejam ser legalizadas.
 
Mateus

O pior efluente vai ser o resíduo da limpeza dos fermentadores e das panelas de brassagem, normalmente feitos com soda cáustica.

Você vai ter que ter um tanque de armazenamento provisório, onde o PH da solução vai ter que ser "normalizado", por assim dizer, antes de ser descartado na rede de esgoto.
 
Mateus

O pior efluente vai ser o resíduo da limpeza dos fermentadores e das panelas de brassagem, normalmente feitos com soda cáustica.

Você vai ter que ter um tanque de armazenamento provisório, onde o PH da solução vai ter que ser "normalizado", por assim dizer, antes de ser descartado na rede de esgoto.

Exatamente, Antonio. O maior perigo está no pós limpeza.

Existem etapas específicas para o tratamento de efluentes onde são separados resíduos sólidos, é corrigido o PH e outras mais adequações. E a minha dúvida é de saber quais são essas etapas, o que é feito em cada uma delas e quais equipamentos são necessários para esse fim.
 
Exatamente, Antonio. O maior perigo está no pós limpeza.

Existem etapas específicas para o tratamento de efluentes onde são separados resíduos sólidos, é corrigido o PH e outras mais adequações. E a minha dúvida é de saber quais são essas etapas, o que é feito em cada uma delas e quais equipamentos são necessários para esse fim.

Então...

Uma micro-cervejaria que visitei tinha um tanque destes, era um tanque de concreto para onde iam os resíduos.

O cara de lá falou que fazia a correção do PH e depois mandava pro esgoto.

A explicação foi bem superficial, mas acho que a decantação era feita no próprio tanque, que imagino que deve ser esgotado para limpeza e retirada do material decantado de tempos em tempos.

Não tenho conhecimento dos detalhes, mas também gostaria de saber :)
 
Então...

Uma micro-cervejaria que visitei tinha um tanque destes, era um tanque de concreto para onde iam os resíduos.

O cara de lá falou que fazia a correção do PH e depois mandava pro esgoto.

A explicação foi bem superficial, mas acho que a decantação era feita no próprio tanque, que imagino que deve ser esgotado para limpeza e retirada do material decantado de tempos em tempos.

Não tenho conhecimento dos detalhes, mas também gostaria de saber :)

É basicamente isso mesmo, Antonio. Cabe lembrar que deve haver responsável técnico para o projeto.
 
Back
Top