Mais um projeto de chopeira a gelo (2 mangueiras)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brazilianbrewer

Well-Known Member
Joined
Feb 24, 2012
Messages
323
Reaction score
89
Location
Porto Alegre
Olá,
com as festas de final de ano se aproximando, resolvi ingressar neste universo de postmix, gás, etc. Para tanto, me propus a construir uma chopeira a gelo de duas mangueiras (tipo picnic) em um cooler de 45L.

A seguir os detalhes desta empreitada - posso dizer que foi muito interessante e gostei muito de todas as etapas. Comprar pronto seria muito fácil! :)

Data: Dezembro/2017 (preços relativos à esta data)

Projeto:
- Chopeira a gelo com duas mangueiras
- Torneiras picnic (para baratear os custos - eu sei que vai ficar pingando e fazendo sujeira... mas isso é pra ser roots, certo?)
- Conexões DMfit

O que é necessário:
- Cooler (eu tinha já um grande, da Coleman), de 45L, dimensões: AxLxP: 65,4 x 38,7 x 34,6cm
- total (novo): R$ 170,00​
- Conectores DMfit ou John Guest
- Conexão Rápida Tubo Inox Mangueira 3/8x3/8 - quatro unidades - cada custa R$ 17,00
- total: R$ 68,00​
- Adaptador Pino 1/2 X Espigão 1/2 - quatro unidades - cada custa R$ 7,00
- total: R$ 21,00​
- Conexão Rápida Anteparo 3/8 - quatro unidades - cada custa R$ 12,00
- total: R$ 48,00​
- Conexão Rápida L Tubo Pino3/8 X 1/2 - quatro unidades- cada custa R$ 13,00 (precisei devido à forma que minha serpentina foi enrolada)
- total: R$ 52,00​
- Tubo para engate rápido - cada metro custa R$ 6,00 (um metro é suficiente)
- total: R$ 6,00​
- Mangueiras atóxicas 1/4 - quatro unidades de 1m e duas de 0,50cm para as torneiras - cada m custa R$ 7,00
- Custo: R$ 35,00​
- Torneiras picnic - duas unidades - cada custa R$ 25,00
- total: R$ 50,00​
- Serpentina Inox, duas de 6m cada, de bitola 3/8
- pedi para deixar os tubos para cima, com raio de 25cm cada (poderia ser um pouco menor no entanto)​
- cada uma custa R$ 145,00​
- total: R$ 290,00​
- Abraçadeiras inox 1/4 para as mangueiras atóxicas - 12 unidades
- total: R$ 12,00​
- Serra copo de 13/16 (bitola do anteparo)
- total: R$ 35,00​
- Adaptador 5L para serra copo (que eu não tinha neste modelo)
- total: R$ 29,00​

Custo sem serra copo (assumindo que já se tenha): R$ 753,00
Custo com serra copo: R$ 817,00

Postmix (resolvi adquirir dois postmix, um de 19L e outro de 9L)
- Conectores ball lock: 1 para gás e outro para líquido - R$ 47,00
- serão necessários dois destes kits: R$ 94,00​
- Postmix 19L (novo): R$ 569,00
- Postmix 9L (novo): R$ 525,00
Custo: R$ 1.188,00

Gás
- válvula de gás marca FAMABRAS de duas vias (nova)
- total: R$ 209,00​
- cilindro CO2 4kg usado
- total: R$ 302,00​
Custo: R$ 511,00

Custo total geral: R$ 2.516,00

Observações:
- conexões DMfit são perfeitas: vazamento zero no sistema
- a parede do cooler é quase do tamanho do anteparo... a rosca ficou invertida e super 'justo'...
- acho que vou acabar adquirindo quatro Conexões Tubo Cego 3/8 - para deixar quando não estiver usando
- custa R$ 8,00 cada​
- observem a sujeira da última foto... a mulher adorou a ideia!
- fotos nesta postagem
- comprei quase tudo no Mercado Livre, em vááááárias vezes! :) - eita hobby caro

Mandem sugestões - ainda to pensando em como deixar as mangueiras picnic sem ficar pingando - algum tipo de pegador...

Até!
 

Attachments

  • 2.JPG
    2.JPG
    143.6 KB · Views: 422
  • 12.JPG
    12.JPG
    119.3 KB · Views: 352
  • 9.JPG
    9.JPG
    97.3 KB · Views: 389
  • 15.JPG
    15.JPG
    71.9 KB · Views: 494
  • 16.JPG
    16.JPG
    110.4 KB · Views: 442
parabéns ricardo! ficou show!!! eu só pensaria em aumentar o tamanho da serpentina pois 6m é muito pouco pra um barril quente e com muita saída... mas você vai pegando o tempo de vazão com uso!!!

agora ao invés de comprar os tubo cego voce pode colocar a mesma mangueira nas duas entradas fazendo um loop e nao deixando o liquido cair.

Abs!!!
 
parabéns ricardo! ficou show!!! eu só pensaria em aumentar o tamanho da serpentina pois 6m é muito pouco pra um barril quente e com muita saída... mas você vai pegando o tempo de vazão com uso!!!

agora ao invés de comprar os tubo cego voce pode colocar a mesma mangueira nas duas entradas fazendo um loop e nao deixando o liquido cair.

Abs!!!
Boa ideia! inclusive, posso 'devolver' o líquido para a segunda entrada e usar os outros 6m da serpentina! (claro que a saída vai ficar lá do lado do gás, mas de repente é o preço que se paga para beber algo gelado... eheheh

No meio sobrou um espaço, quando sobrar grana posso adquirir outra serpentina e colocar neste espaço.
 
Boa ideia! inclusive, posso 'devolver' o líquido para a segunda entrada e usar os outros 6m da serpentina! (claro que a saída vai ficar lá do lado do gás, mas de repente é o preço que se paga para beber algo gelado... eheheh

No meio sobrou um espaço, quando sobrar grana posso adquirir outra serpentina e colocar neste espaço.

Boa ideia, mas melhor do que devolver o liquido na segunda entrada é fazer uma emenda com mangueira entre uma serpertina e a outra (por dentro da caixa), aí já fica tudo gelado com 12m de serpentina...
 
Boa ideia, mas melhor do que devolver o liquido na segunda entrada é fazer uma emenda com mangueira entre uma serpertina e a outra (por dentro da caixa), aí já fica tudo gelado com 12m de serpentina...
Sim, e também não necessariamente precisa sair lá por trás, basta ligar certinho que vai funcionar tudo perfeito!

Obrigado pelos feedbacks!
 
Olá,
com as festas de final de ano se aproximando, resolvi ingressar neste universo de postmix, gás, etc. Para tanto, me propus a construir uma chopeira a gelo de duas mangueiras (tipo picnic) em um cooler de 45L.

A seguir os detalhes desta empreitada - posso dizer que foi muito interessante e gostei muito de todas as etapas. Comprar pronto seria muito fácil! :)

Data: Dezembro/2017 (preços relativos à esta data)

Projeto:
- Chopeira a gelo com duas mangueiras
- Torneiras picnic (para baratear os custos - eu sei que vai ficar pingando e fazendo sujeira... mas isso é pra ser roots, certo?)
- Conexões DMfit

O que é necessário:
- Cooler (eu tinha já um grande, da Coleman), de 45L, dimensões: AxLxP: 65,4 x 38,7 x 34,6cm
- total (novo): R$ 170,00​
- Conectores DMfit ou John Guest
- Conexão Rápida Tubo Inox Mangueira 3/8x3/8 - quatro unidades - cada custa R$ 17,00
- total: R$ 68,00​
- Adaptador Pino 1/2 X Espigão 1/2 - quatro unidades - cada custa R$ 7,00
- total: R$ 21,00​
- Conexão Rápida Anteparo 3/8 - quatro unidades - cada custa R$ 12,00
- total: R$ 48,00​
- Conexão Rápida L Tubo Pino3/8 X 1/2 - quatro unidades- cada custa R$ 13,00 (precisei devido à forma que minha serpentina foi enrolada)
- total: R$ 52,00​
- Tubo para engate rápido - cada metro custa R$ 6,00 (um metro é suficiente)
- total: R$ 6,00​
- Mangueiras atóxicas 1/4 - quatro unidades de 1m e duas de 0,50cm para as torneiras - cada m custa R$ 7,00
- Custo: R$ 35,00​
- Torneiras picnic - duas unidades - cada custa R$ 25,00
- total: R$ 50,00​
- Serpentina Inox, duas de 6m cada, de bitola 3/8
- pedi para deixar os tubos para cima, com raio de 25cm cada (poderia ser um pouco menor no entanto)​
- cada uma custa R$ 145,00​
- total: R$ 290,00​
- Abraçadeiras inox 1/4 para as mangueiras atóxicas - 12 unidades
- total: R$ 12,00​
- Serra copo de 13/16 (bitola do anteparo)
- total: R$ 35,00​
- Adaptador 5L para serra copo (que eu não tinha neste modelo)
- total: R$ 29,00​

Custo sem serra copo (assumindo que já se tenha): R$ 753,00
Custo com serra copo: R$ 817,00

Postmix (resolvi adquirir dois postmix, um de 19L e outro de 9L)
- Conectores ball lock: 1 para gás e outro para líquido - R$ 47,00
- serão necessários dois destes kits: R$ 94,00​
- Postmix 19L (novo): R$ 569,00
- Postmix 9L (novo): R$ 525,00
Custo: R$ 1.188,00

Gás
- válvula de gás marca FAMABRAS de duas vias (nova)
- total: R$ 209,00​
- cilindro CO2 4kg usado
- total: R$ 302,00​
Custo: R$ 511,00

Custo total geral: R$ 2.516,00

Observações:
- conexões DMfit são perfeitas: vazamento zero no sistema
- a parede do cooler é quase do tamanho do anteparo... a rosca ficou invertida e super 'justo'...
- acho que vou acabar adquirindo quatro Conexões Tubo Cego 3/8 - para deixar quando não estiver usando
- custa R$ 8,00 cada​
- observem a sujeira da última foto... a mulher adorou a ideia!
- fotos nesta postagem
- comprei quase tudo no Mercado Livre, em vááááárias vezes! :) - eita hobby caro

Mandem sugestões - ainda to pensando em como deixar as mangueiras picnic sem ficar pingando - algum tipo de pegador...

Até!

Cara eu queria fazer o mesmo. eu nao entendi como funciona essas conexões, poderia explicar melhor como montar ? Eu quero fazer apenas com uma torneira, nao preciso de 2 . Me ajuda aê por favor!!!!!
 
Cara eu queria fazer o mesmo. eu nao entendi como funciona essas conexões, poderia explicar melhor como montar ? Eu quero fazer apenas com uma torneira, nao preciso de 2 . Me ajuda aê por favor!!!!!
Eae cara,
o projeto é tranquilo, mas faço algumas ressalvas:
- usa serpentina de inox de 12 m (ou mais) no mínimo para ter um bom resfriamento;
- cogita bem usar as conexões rápidas para ligar a torneira picnic, pois no meu cooler ficou muito justo - de repente usar aqueles extensores inox é mais interessante (fora que a bitola tem que ser 13/16, encarecendo o projeto) (link no ML);
- são conexões rápidas, ou seja, basta conectar e ligar uma na outra e na serpentina (usando tubos específicos). Na conexão, tu vai ver, quando tranca levanta uma tranca que tu abaixa para destravar. Não vaza nem uma gota nesse sistema, é perfeito.

De resto, basta adquirir as conexões DMFIT ou John Guest (tem à venda no ML, na WE, nos schingling (conexoes pneumáticas)) e correr para o abraço.

Tu teria alguma outra dúvida mais específica?

Até,
 

Attachments

  • alongador.png
    alongador.png
    203.2 KB · Views: 77
Eae cara,
o projeto é tranquilo, mas faço algumas ressalvas:
- usa serpentina de inox de 12 m (ou mais) no mínimo para ter um bom resfriamento;
- cogita bem usar as conexões rápidas para ligar a torneira picnic, pois no meu cooler ficou muito justo - de repente usar aqueles extensores inox é mais interessante (fora que a bitola tem que ser 13/16, encarecendo o projeto) (link no ML);
- são conexões rápidas, ou seja, basta conectar e ligar uma na outra e na serpentina (usando tubos específicos). Na conexão, tu vai ver, quando tranca levanta uma tranca que tu abaixa para destravar. Não vaza nem uma gota nesse sistema, é perfeito.

De resto, basta adquirir as conexões DMFIT ou John Guest (tem à venda no ML, na WE, nos schingling (conexoes pneumáticas)) e correr para o abraço.

Tu teria alguma outra dúvida mais específica?

Até,

Na verdade queria entender melhor as conexões pneumaticas e como ligar elas na serpentina...isso que eu não entendi...
 
Fala Ricardo, muito legal seu trampo.

Realmente as serpentinas acredito que ficaram pequenas, eu recomendaria pelo menos de 20mt cada, tem gente que fala em 25 pelos menos.

Pra finalizar colocar duas torneiras italianas aí...hehe Regulagem tals, muito bacana..

Parabéns, show de bola!!
 
Fala Ricardo, muito legal seu trampo.

Realmente as serpentinas acredito que ficaram pequenas, eu recomendaria pelo menos de 20mt cada, tem gente que fala em 25 pelos menos.

Pra finalizar colocar duas torneiras italianas aí...hehe Regulagem tals, muito bacana..

Parabéns, show de bola!!
Valeu @luizmilei, obrigado!
Sim, mas moro no Sul, então só reclamarei destes 6m no verão ;) Mas como foi postado, posso usar apenas uma saída e ter 12m ou pensar no futuro em ligar outras duas serpentinas internas de 6 m, totalizando 24 m - daí sim vai ficar gelado! :)

Sobre as torneiras: decidi gastar R$ 25,00 do que R$ 250,00 :) Sabe como é, tive que priorizar pois já havia comprado 2 postmix, regulador de duas vias e um cilindro de 4kg :)

Talvez compre umas torneiras no Aliexpress, vamos ver.
 
Na verdade queria entender melhor as conexões pneumaticas e como ligar elas na serpentina...isso que eu não entendi...
Olha a imagem em anexo, trata-se de uma Conexão Rápida Tubo Inox Mangueira 3/8x3/8.
Ela tem uma rosca que tu prende na serpentina e o outro lado pode colocar um engate rápido ou um tubo (depende do que tu quer fazer). Só tem uma maneira de fazer, pois do outro lado é uma conexão rápida.

Vai em uma loja e olhe de perto esta peça, daí leve junto um pedaço de inox 3x8 e peça pro cara da loja te mostrar como usar e como usar o engate rápido - não tem erro.

Espero ter ajudado! Boa sorte, cara!
 

Attachments

  • Conexão Rápida.png
    Conexão Rápida.png
    88.3 KB · Views: 66
Muito legal seu projeto, eu estou montando uma parecida, porem com 1 torneira. Meu projeto pretendo utilizar serpentina de 25 METROS 1/4 de polegadas, como já utilizo mangueiras dessa medida em meu kegerator achei melhor que 3/8, em meus testes ocorre menos turbulência, menos espumamento no copo. E claro que também não irá ficar muita cerveja perdida na serpentina após o uso. Os conectores e mangueira 1/4 padrão John Guest não encontrei no Brasil, acabei encomendando em site gringo, esperar chegar e se der tudo certo posto a foto para vocês ai no tópico.

Boa ideia! inclusive, posso 'devolver' o líquido para a segunda entrada e usar os outros 6m da serpentina! (claro que a saída vai ficar lá do lado do gás, mas de repente é o preço que se paga para beber algo gelado... eheheh

No meio sobrou um espaço, quando sobrar grana posso adquirir outra serpentina e colocar neste espaço.
 
Muito bom seu projeto, eu fiz o meu baseado em seu projeto, ficou um pouco diferente conforme eu queria que ficasse.
Como gostei muito das linhas 1/4 em meu kegerator resolvi usar serpentina 1/4. Mas tive problema em encontrar no Brasil
John Guest 1/4 e acabei comprando tudo em um site gringo. O resultado final vocês podem ver nas fotos.
 

Attachments

  • IMG_20180225_120147082_HDR.jpg
    IMG_20180225_120147082_HDR.jpg
    127.5 KB · Views: 179
  • IMG_20180225_120207982_HDR.jpg
    IMG_20180225_120207982_HDR.jpg
    118.3 KB · Views: 174
  • IMG_20180225_120220926_HDR.jpg
    IMG_20180225_120220926_HDR.jpg
    152.2 KB · Views: 186
  • IMG_20180225_120226531_HDR.jpg
    IMG_20180225_120226531_HDR.jpg
    95.7 KB · Views: 163
Ficou muito bom, meus parabéns!
Não havia pensado em usar uma conexão rápida no postmix, mas ficou show.

Apenas uma ressalva, o ideal seria inox, pois acredito que tua serpentina é de alumínio, certo? Eu li que, ao longo do tempo, faria mal ao organismo, mas isso é uma discussão para uma outra hora!
Até!
 
Blz Ricardo, isso mesmo é uma serpentina de 25 metros alumínio. Eu até cogitei comprar inox, mas avaliei o quanto iria utilizar essa chopeira, creio que umas 6x ao ano em alguma festinha de aniversário e festa de final de ano, então resolvi não gastar muito com serpentina o que iria encarecer muito projeto. Mas estou ciente das desvantagens =]

Ficou muito bom, meus parabéns!
Não havia pensado em usar uma conexão rápida no postmix, mas ficou show.

Apenas uma ressalva, o ideal seria inox, pois acredito que tua serpentina é de alumínio, certo? Eu li que, ao longo do tempo, faria mal ao organismo, mas isso é uma discussão para uma outra hora!
Até!
 
Gostaria de parabenizar os dois projetos.

Há algum tempo que já comercializamos aqui no DF algumas chopeiras similares a esses projetos. Já fizemos diversos testes e chegamos em uma configuração que foi a que deu a melhor eficiência.

Trata-se de uma serpentina dupla sem emendas que dependendo do modelo da caixa calandramos ela lado a lado ou um espiral dentro da outro. Para as caixas menores desenvolvemos um modelo com 24 metros que se adapta a quase todas as caixas térmicas de 26 a 34 Litros. E para as caixas maiores como essa da coleman de 45 Litros, usamos 02 serpentinas de 30 metros cada.

Se alguém se arriscar nesse projeto estou a disposição para compartilhar esse conhecimento. Ou se alguém quiser tudo já prontinho segue o link com as fotos:

- 1 VIA: https://produto.mercadolivre.com.br...-1-via-vermelha-torneira-italiana-cromada-_JM
- 2 VIAS: https://produto.mercadolivre.com.br...-2-vias-coleman-torneira-italiana-cromada-_JM


E as peças utilizadas:

- SERPENTINA: https://produto.mercadolivre.com.br...a-24-metros-calandragem-dupla-sem-emendas-_JM
- CONEXÕES: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-950468700-kit-p-instalaco-chopeira-em-caixa-termica-_JM
- KIT SERPENTINA + CONEXÕES: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940346871-serpentina-22-metros-kit-p-instalaco-chopeira-_JM
 

Attachments

  • coleman1.png
    coleman1.png
    812 KB · Views: 126
  • IMAGEM-1.png
    IMAGEM-1.png
    589.7 KB · Views: 134
  • IMAGEM-2.png
    IMAGEM-2.png
    344.5 KB · Views: 120
  • Sem-Título-9.png
    Sem-Título-9.png
    748.7 KB · Views: 114
Amigo, parabéns pelo seu produto, entretanto:
- sua serpentina é de alumínio
- comprando duas torneiras italianas no AliExpress, conectores na ML (Santa Catarina - preços bem acessíveis), cooler no mercado livre, sai tudo por menos de R$ 1.100,00 (com serpentina inox de 12m, que reconheço, poderia ter o dobro do tamanho, encarecendo um pouco mais o projeto).

Eu entendo seu custo e sua margem e parabenizo o projeto para quem deseja já comprar pronto, com estas ressalvas.
 
Amigo, parabéns pelo seu produto, entretanto:
- sua serpentina é de alumínio
- comprando duas torneiras italianas no AliExpress, conectores na ML (Santa Catarina - preços bem acessíveis), cooler no mercado livre, sai tudo por menos de R$ 1.100,00 (com serpentina inox de 12m, que reconheço, poderia ter o dobro do tamanho, encarecendo um pouco mais o projeto).

Eu entendo seu custo e sua margem e parabenizo o projeto para quem deseja já comprar pronto, com estas ressalvas.

Olá Ricardo. Fico muito feliz com o reconhecimento e apesar de comercializar produto acredito que é meu dever compartilhar todos os resultados de todos os testes que já fizemos e assim evitar que outros colegas passem por essa labuta. Sou fã numero 1 de projetos DIY pois no obriga a pensar e incorporar vários conhecimentos que antes nem imaginávamos precisar

Você está cobertissimo de razão, existem diferenças nos projetos e não é só na serpentina. Temos diferenças na qualidade da torneira (TOF/Talos), metragem da tubulação e nas conexões e principalmente abatendo os absurdos 16% que o mercado livre cobra de comissão vemos que os valores não são tão diferentes assim.

mais uma vez parabéns e saúde :mug:
 
boa noite, estou fazendo uma chopeira a gelo tbm, gostaria de saber qual melhor bitola a ser usado na serpentina 3/8 ou 1/4?
para eficiência térmica e para redução da espuma sem grandes manobras na pressão de serviço, 1/4
para conexões rápidas e facilidade de encontrar mangueiras e demais partes, 3/8
 
Se você ver tem um projeto meu acima 1/4 cara gela bem com essa bitola, mas sinceramente eu não recomendo, é muito fino, a linha congela fácil, pra empurrar o chopp precisa de uma pressão muito alta, vai na minha, usa 3/8
boa noite, estou fazendo uma chopeira a gelo tbm, gostaria de saber qual melhor bitola a ser usado na serpentina 3/8 ou 1/4?
 
Esse anteparo não serviu na minha colleman... tè abri um tópico pra buscar solução 😑✌️🤓
 
Gostaria de parabenizar os dois projetos.

Há algum tempo que já comercializamos aqui no DF algumas chopeiras similares a esses projetos. Já fizemos diversos testes e chegamos em uma configuração que foi a que deu a melhor eficiência.

Trata-se de uma serpentina dupla sem emendas que dependendo do modelo da caixa calandramos ela lado a lado ou um espiral dentro da outro. Para as caixas menores desenvolvemos um modelo com 24 metros que se adapta a quase todas as caixas térmicas de 26 a 34 Litros. E para as caixas maiores como essa da coleman de 45 Litros, usamos 02 serpentinas de 30 metros cada.

Se alguém se arriscar nesse projeto estou a disposição para compartilhar esse conhecimento. Ou se alguém quiser tudo já prontinho segue o link com as fotos:

- 1 VIA: Chopeira A Gelo 1 Via - Vermelha - Torneira Italiana - R$ 816,15
- 2 VIAS: https://produto.mercadolivre.com.br...-2-vias-coleman-torneira-italiana-cromada-_JM


E as peças utilizadas:

- SERPENTINA: Serpentina 24 Metros - Calandragem Dupla Sem Emendas - R$ 179,95
- CONEXÕES: Kit P/ Instalação Chopeira Em Caixa Térmica - R$ 98,89
- KIT SERPENTINA + CONEXÕES: Serpentina 24 Metros + Kit P/ Instalação Chopeira - R$ 284,9
Tu teria anteparo de 5cm 6cm amigo?
 
Back
Top