Tratamento Água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mwellisch

Well-Known Member
Joined
Mar 23, 2014
Messages
51
Reaction score
0
Prezados,

Fiquei um pouco na dúvida onde postar essa dúvida e acabei optando pela área de iniciantes, pois entendi que não se enquadrava, talvez, em nenhum outro. Também dei uma varrida no fórum ontem e não achei nada referente a essa dúvida específica.

Vamos lá:

Minha dúvida é basicamente onde consigo comprar os produtos para tratamento de água, como o Gypsum Sulfato de Cálcio (vi que tem no Lamas, mas fiquei na dúvida se vende em algum lugar mais prático), Cloreto de Cálcio e Sal Amargo. Creio que, num primeiro momento, estes seriam os mais importantes para começar a aprender o tratamento da água, haja visto que minha primeira luta será pela diminuição do PH, salvo engano mais focado na água de lavagem, pois o malte abaixaria o PH na mostura, correto?

Desde já agradeço a ajuda dos amigos.

Abs
 
Prezados,

Fiquei um pouco na dúvida onde postar essa dúvida e acabei optando pela área de iniciantes, pois entendi que não se enquadrava, talvez, em nenhum outro. Também dei uma varrida no fórum ontem e não achei nada referente a essa dúvida específica.

Vamos lá:

Minha dúvida é basicamente onde consigo comprar os produtos para tratamento de água, como o Gypsum Sulfato de Cálcio (vi que tem no Lamas, mas fiquei na dúvida se vende em algum lugar mais prático), Cloreto de Cálcio e Sal Amargo. Creio que, num primeiro momento, estes seriam os mais importantes para começar a aprender o tratamento da água, haja visto que minha primeira luta será pela diminuição do PH, salvo engano mais focado na água de lavagem, pois o malte abaixaria o PH na mostura, correto?

Desde já agradeço a ajuda dos amigos.

Abs

Olá mwellisch,

Quando falamos em "tratamento" da água normalmente nos referimos é deixar ela "potável" pra cerveja, ou seja, retirar todo o cloro com filtros de carvão ativado, e outros possiveis contaminantes importantes.

A adição de sais está mais para "ajuste" de água. Sei que pode parecer bobagem a diferenciação dos termos, mas na verdade, o ajuste da água é algo bem menos necessário do que o tratamento em si.

Vc tem certeza de que precisa ajustar sua água? Particularmente, pra água que eu uso e pra maioria dos estilos que faço, não sinto necessidade de ajustar minha água de lavagem, por isso a pergunta.

O Palmer diz nos seus programas e acho que escreveu no livro da água também, que o processo de fazer cerveja é bastante "robusto" nesse sentido, as coisas tendem a se ajustar sem muita ajuda. Como vc disse, o malte tende a baixar o pH da água suficientemente, em boa parte dos casos e pra uma extensão razoável de estilos de cerveja.

Da mesma forma, esse mosto e grãos tendem a aceitar uma lavagem sem modificar até um nível problemático, desde que a lavagem não seja muito extensa.

Enfim, os sais não são muito utilizados pra baixar o pH da água de lavagem, normalmente se usa um ácido, como lático ou fosfórico.

Abraço
 
Eu comprei sais P.A.(para análise) no Mercado Livre. Comprei logo 0.5-1kg dos que queria, sai mais em conta que essas pequenas quantidades em loja de insumos.

Tinha um que não achava, acho que era o CaCl2, mas pedi pro vendedor dos outros sais e eles encomendaram pra mim e me enviaram junto, só tive que esperar um pouco mais.
 
Fala, Tiago!

Valeu pela observação em relação à terminologia adequada.

Estou realmente tentando incrementar um pouco mais e focar no ótimo. Tenho feito boas cervejas, mas quero melhorar ainda mais, por isso quero aprender em detalhes os ajustes na água, assunto que tem me interessado bastante.

Meu problema é a dificuldade em encontrar os sais para comprar. Vou fazer uma leva hoje à tarde já queria tentar fazer alguns ajustes, mas acho que vai ter que ficar pra próxima.

Valeu pela dica também, André. Você se lembra qual o vendedor com quem comprou?

Abs
 
Back
Top