Transportar Postmix e cilindro p/ Reveillion

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JuniorBolzani

Well-Known Member
Joined
Dec 15, 2016
Messages
445
Reaction score
203
Bom dia cervejeiros,

Venho com uma dúvida relativamente complicadinha, já dei uma pesquisada e as respostas que encontrei ou estavam parciais/vagas ou não respondiam a questão levantada.

Pois bem, vou pra casa de um grande amigo no reveillion e pretendo levar 20L no postmix de uma IPA que fiz dias atrás e já está na secundária. Começo o processo de carbonatação forçada a partir do dia 20/12 para toma-la no dia 31. Aí surgem as dúvida de um marinheiro de primeira viajem em postmix:

1 - Como terei q viajar de carro por cerca de 2h30min não poderei deixar o post-mix e cilindro refrigerados, os dois irão de pé dentro do carro com ar condicionado no máximo. Tem algum problema de interromper a refrigeração na breja já carbonatada no postmix? Perderei carbonatação, perderei qualidade da breja, tem risco de explodir?

2 - Posso deixar a pressão do postmix na pressão normal de carbonatação ou preciso diminui-la deixando-a por exemplo na pressão de extração? Tem algum valor de pressão mais seguro que outros para meu caso?

3 - Chegarei na casa do amigo no dia 30 (um dia antes de consumir a breja), para acertar eventuais contratempos. Pretendo chegar e já na sequência colocar o postmix sob refrigeração (aprox. 0ºC), é necessário recarbonatar a breja ou só refrigera-la normalmente?

4 - O cilindro de CO2 também precisa ser refrigerado na hora de servir, ou pode ficar fora da geladeira mesmo?


Desde ja agradeço a paciência nas respostas, as dúvidas são banais por demais mas está tenso resolver sozinho, melhor contar com HBTbr.

Abraço!
 
1 - Não tem problema de interromper a refrigeração. Pode levar numa boa, sem necessidade de ar condicionado, etc...

2 - Sempre armazenar com a pressão de carbonatação. Só despressurizar o barril quando for servir a cerveja (caso utilize a picnic). Terminou de beber? Volta a para a pressão que foi estabilizada.

3 - Se levar ela já carbonatada, só manter a pressão no barril e correr pro abraço. E sim, coloque na geladeira assim que chegar.

4 - CO2 sempre fora da geladeira.

Procure choppeiras a gelo (juckey box) e verá que poderá ter chopp geladinho sem a necessidade de deixar o barril na geladeira ou mergulhado no gelo.

:mug:
 
4 - CO2 sempre fora da geladeira.

Procure choppeiras a gelo (juckey box) e verá que poderá ter chopp geladinho sem a necessidade de deixar o barril na geladeira ou mergulhado no gelo.

:mug:

Só complementando...

CO2 até PODE ficar na geladeira, mas o ideal é deixar fora mesmo (evita oxidação, o manômetro não sofre alteração, etc).

Sobre a chopeira a gelo, EU acho um trampo muito maior (custo, limpeza, manutenção) do que deixar o barril no gelo, mas aí vai do gosto do freguês.
 
2 - Sempre armazenar com a pressão de carbonatação. Só despressurizar o barril quando for servir a cerveja (caso utilize a picnic). Terminou de beber? Volta a para a pressão que foi estabilizada.
Dúvida rápida: Se utilizar as torneiras italianas/belgas/etc não é necessário reduzir a pressão do barril?
 
Dúvida rápida: Se utilizar as torneiras italianas/belgas/etc não é necessário reduzir a pressão do barril?

Eu não reduzo a pressão do postmix pois as torneiras com controle de fluxo não tem esse problema de ter que tirar a pressão do barril e etc...
 
Só complementando...



CO2 até PODE ficar na geladeira, mas o ideal é deixar fora mesmo (evita oxidação, o manômetro não sofre alteração, etc).



Sobre a chopeira a gelo, EU acho um trampo muito maior (custo, limpeza, manutenção) do que deixar o barril no gelo, mas aí vai do gosto do freguês.



Cilindro fora da geladeira evita a oxidacao do cilindro?
Nao deveria ser o contrario? Se é que é relevante ...
A umidade na geladeira costuma ser menor, né?
 
Eu não reduzo a pressão do postmix pois as torneiras com controle de fluxo não tem esse problema de ter que tirar a pressão do barril e etc...
Mas este tipo de torneira por exemplo não tem ajuste de fluxo. Aí voltamos à condição da picnic, correto?
 

Attachments

  • -318423654-377083266.jpg
    -318423654-377083266.jpg
    188.7 KB · Views: 52
Sim, torneira americana não tem o compensador de fluxo ai ja necessita tirar um pouco da pressão do barril...
 
Só tenho a agradecer, pois a ajuda foi de grande valia! :mug:

@Zanatta, sobre o comprimento da mangueira de extração, vc costuma lidar como com isso na prática? Deixa o comprimento com cerca de quantos cm/metros ?

Vou ler esse post assimq tiver tempo.
 
Dá uma olhada nesta série de vídeos do Jamal

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=n8FYSdbcULk&t=652s[/ame]

Depois segue os demais 2 vídeos. tem todos os cálculos lá.
 
Há uma relação entre T do kegerator, pressão, comprimento e diâmetro da linha e altura (entre o barril e a torneira).
Eu uso meu freezer entre 0 e 1C, com pressão de 0,6-0,7 kgf/cm2 e linhas de diâmetro 3/16" e 1,5 m de comprimento... serviço sai uma maravilha...

O problema é que essas linhas de 3/16" são meio dificeis de encontrar no Brasil (eu pelo menos nunca achei). Se substituir para 1/4 tem que aumentar muito o comprimento e ficar meio inviável (acho que são uns 3-5m , teria que confirmar)


Só tenho a agradecer, pois a ajuda foi de grande valia! :mug:

@Zanatta, sobre o comprimento da mangueira de extração, vc costuma lidar como com isso na prática? Deixa o comprimento com cerca de quantos cm/metros ?

Vou ler esse post assimq tiver tempo.
 
Cilindro fora da geladeira evita a oxidacao do cilindro?
Nao deveria ser o contrario? Se é que é relevante ...
A umidade na geladeira costuma ser menor, né?

Vi relatos no HBT americano [1] de entrar umidade no manômetro e enferrujando quando dentro da geladeira, pela condensação que ocorre.

Eu não sei o que faz mais sentido hehehe... sei que o meu deu uma oxidada dentro da geladeira, fazendo um "anel de ferrugem" na geladeira onde ele ficava.

[1] https://www.homebrewtalk.com/forum/threads/co2-tank-inside-or-outside-of-kegerator.284660/
 
Sim, o ideal é deixar o cilindro fora da geladeira pois a temperatura baixa pode afetar o manômetro causando dificuldade no ajuste fino na hora de carbonatar uma bera. Dizem que o frio diminui o volume do CO2 mas acho meio balela..

Em resumo, deixem fora do geladeira e evitem qualquer dor de cabeça. O importante é cerveja gelada rs
 
Dizem que o frio diminui o volume do CO2 mas acho meio balela..

A variação de temperatura altera o estado de QUALQUER fluido. Isso é física, não é balela, e é bem fácil de ver. Coloque uma garrafa de plástico vazia no congelador. O ar (que é basicamente nitrogênio e oxigênio) vai entrar no congelador a temperatura ambiente e vai baixar para -4ºC (se for essa a temperatura do congelador). Consequentemente, a garrafa vai encolher, pois o ar lá dentro diminuiu de volume.

O que acontece quando se coloca um cilindro de CO2 na geladeira é que, como o cilindro não vai deformar (encolher) como ocorre com a garrafa, o VOLUME de CO2 não tem como variar. Ele vai continuar confinado no mesmo espaço. Como ele não vai encolher, o que vai diminuir é a pressão que ele faz no espaço em que ele tá confinado (cilindro). É por isso que:
- notamos que em dias frios a pressão no manômetro que lê a pressão do cilindro diminui;
- o correto é dosar a quantidade de CO2 a colocar no cilindro por PESO (ou, pelo termo mais correto, por MASSA), e não POR PRESSÃO. A pressão vai variar conforme a temperatura, já a massa vai ser sempre a mesma.

é só lembrar lá das aulas de física, a equação dos gases ideais:
P.V=n.R.T
"R" é uma constante. O "n" é o número de mols da amostra, que não muda se não houver consumo. Como estamos comparando o mesmo cilindro dentro e fora da geladeira sem considerar qualquer consumo, vamos ter o mesmo "n" dentro e fora da geladeira. Assim, ficamos com P.V=T
Então, se variamos a temperatura para menos, por consequência a pressão OU o volume tem que variar pra menos também, pra manter a equação. Como o Volume não tem como variar, pois o volume dentro do cilindro será o mesmo, o que tem que cair é a pressão.
Sendo assim, a pressão vai cair sempre de forma proporcional à queda de temperatura.
 
Se substituir para 1/4 tem que aumentar muito o comprimento e ficar meio inviável (acho que são uns 3-5m , teria que confirmar)

Depende do que vc considera como inviável :D

Tenho dois postmix na geladeira. Em cada um deles uso torneira picnic com mangueira trançada 1/4 de 3 metro de comprimento. Só enrolar a mangueira que quase não ocupa espaço. Sempre sirvo a cerveja com a mesma pressão de carbonatação (geralmente 0,6kgf a 2ºC).
 
Depende do que vc considera como inviável :D

Tenho dois postmix na geladeira. Em cada um deles uso torneira picnic com mangueira trançada 1/4 de 3 metro de comprimento. Só enrolar a mangueira que quase não ocupa espaço. Sempre sirvo a cerveja com a mesma pressão de carbonatação (geralmente 0,6kgf a 2ºC).

Cara, é exatamente isso que pretendo fazer. Então não precisa ficar modificando pressão de trabalho, de "pressão de carbonatação" para "pressão de extração" etc... Show.
 
Back
Top