Transição Fermentação primária para secundária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Pessoal,

Imaginando uma fermentação simples com perfil limpo de levedura, uma APA ou IPA, com US-05, fermentando a 18ºC. Vocês costumam aguardar até o final da atenuação para iniciar a subida de temperatura para a secundária?
 
Pessoal,

Imaginando uma fermentação simples com perfil limpo de levedura, uma APA ou IPA, com US-05, fermentando a 18ºC. Vocês costumam aguardar até o final da atenuação para iniciar a subida de temperatura para a secundária?

Costumo começar em 17/18º, deixo de 3 a 4 dias nessa temperatura, depois vou subindo um grau por dia até chegar nos 23/24º, onde deixo uns 3 dias.
 
Pessoal,

Imaginando uma fermentação simples com perfil limpo de levedura, uma APA ou IPA, com US-05, fermentando a 18ºC. Vocês costumam aguardar até o final da atenuação para iniciar a subida de temperatura para a secundária?

No Yeast, indica que você precisa manter essa temperatura por pelo menos 48 hrs (não tem máximo) pois são as horas mais importantes da fermentação. Na dúvida deixo por 60~72 horas e subo um grau por dia até 25C. Um dia após essa chegada a 25 pode resfriar. (2,5 dias a 18 + 7 dias até 25) no 10 dia da cerveja já vai pra maturação ou faço um cold crash pra decantar, troco de balde caso a cerveja vá dry hop do contrário mantenho no mesmo até engarrafar.
 
Eu deixo nessa temperatura até atenuar uns 80, 90% da fermentação desejada...esse tempo pra mim corresponde a uns 6,7 dias...
 
Pessoal,

Imaginando uma fermentação simples com perfil limpo de levedura, uma APA ou IPA, com US-05, fermentando a 18ºC. Vocês costumam aguardar até o final da atenuação para iniciar a subida de temperatura para a secundária?
No caso de APAS ou IPAS eu costumo deixar na temperatura de fermentação que planejei (18 a 20 no geral) até quando noto que a fermentação começou a desacelerar.... a partir disso, simplesmente seto 25 no termostato e deixo a temperatura subir sozinha, o que normalmente demora alguns dias (já que mesmo com calor externo, a geladeira que utilizo tem bom isolamento, então tudo ocorre suave).

Às vezes, se acabei tendo que viajar ou esqueci de subir e a fermentação já acabou, simplesmente coloco 25 também e espero mais alguns dias... 1 ou 2 semanas (eu gosto de fazer Fermentações Secundárias longas e não tenho pressa com minhas cervejas) e só depois baixo a temperatura para clarificar, aplicar gelatina, etc).

Abraço,

Guenther
 
No caso de APAS ou IPAS eu costumo deixar na temperatura de fermentação que planejei (18 a 20 no geral) até quando noto que a fermentação começou a desacelerar.... a partir disso, simplesmente seto 25 no termostato e deixo a temperatura subir sozinha, o que normalmente demora alguns dias (já que mesmo com calor externo, a geladeira que utilizo tem bom isolamento, então tudo ocorre suave).

Às vezes, se acabei tendo que viajar ou esqueci de subir e a fermentação já acabou, simplesmente coloco 25 também e espero mais alguns dias... 1 ou 2 semanas (eu gosto de fazer Fermentações Secundárias longas e não tenho pressa com minhas cervejas) e só depois baixo a temperatura para clarificar, aplicar gelatina, etc).

Abraço,

Guenther

Ótimo. A ideia de setar para 25º e deixar subir sozinho é boa pra quem faz cerveja fora de casa, como eu. Até agora usei o controlador com lâmpada pra fazer isso, até porque dificilmente tivemos dias com temperaturas nessa faixa. Agora no verão vai facilitar.

Bom ver que o pessoal segue a mesma linha, com pequenas variações nos tempos e formas de se fazer. Nas minhas levas anteriores eu esperava até parar de atenuar pra começar a subir a temperatura, e no fim estava alongando demais a primária na mesma temperatura, quando poderia ter aproveitado esses dias na secundária ou na clarificação, que penso que seria mais proveitoso
 
No caso de APAS ou IPAS eu costumo deixar na temperatura de fermentação que planejei (18 a 20 no geral) até quando noto que a fermentação começou a desacelerar.... a partir disso, simplesmente seto 25 no termostato e deixo a temperatura subir sozinha, o que normalmente demora alguns dias (já que mesmo com calor externo, a geladeira que utilizo tem bom isolamento, então tudo ocorre suave).

Tu começa a subir a temperatura antes de a atenuação estabilizar?
 
Estou fermentando uma IPA, ela está com pouco mais de 80 horas de fermentação e atividade do airlock já começou a diminuir. Quer dizer, então, que já posso ir subindo a temperatura?
 
Ops... Li o título do tópico e a resposta do Guenther, mas não tinha lido a primeira pergunta do Guto. Foi mal.
 
Tu começa a subir a temperatura antes de a atenuação estabilizar?

Pelo o que entendi, e pelo oq eu faço também, quando ele diz desacelerar, normalmente é pela atividade do airlock. Nas primeiras 12 ~24 horas a atividade é mais intensa e então vai diminuindo aos poucos. Com o US-05 em uma IPA de OG 1062, por exemplo, normalmente lá pelo 2o ou 3o dia de fermentação a 18C, a atividade do airlock já estará bem lenta. Então você pode setar o termostato para 25c e deixar maturando.

A prática de deixar uma secundária mais longa é boa, pq garante que não terá mais fermentáveis, evitando assim surpresas após o prime.
 
Aproveitando que o tópico fala especificamente sobre condução de fermentação em APAs e IPAs, eu li num fórum americano que algumas pessoas fazem um cold crash logo após a secundária, aplicam gelatina, sobem novamente a temperatura, fazem o dry-hopping, novo cold crash e engarrafam, em seguida. Alguém já usou esse método?
 
Aproveitando que o tópico fala especificamente sobre condução de fermentação em APAs e IPAs, eu li num fórum americano que algumas pessoas fazem um cold crash logo após a secundária, aplicam gelatina, sobem novamente a temperatura, fazem o dry-hopping, novo cold crash e engarrafam, em seguida. Alguém já usou esse método?

Eu não vejo muito sentido em fazer DH depois de clarificar a cerveja. Me parece gasto de tempo e processo à toa.

Faria o DH e depois a clarificação, como a maioria aqui tb deve fazer.
 
Também não vejo tanto sentido, ainda mais se vc fizer priming...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Aproveitando que o tópico fala especificamente sobre condução de fermentação em APAs e IPAs, eu li num fórum americano que algumas pessoas fazem um cold crash logo após a secundária, aplicam gelatina, sobem novamente a temperatura, fazem o dry-hopping, novo cold crash e engarrafam, em seguida. Alguém já usou esse método?

Já fiz isso algumas vezes e exatamente desta maneira. Eu também li que o pessoal da Russian River faz assim também. As justificativas são: menor tempo entre o dry hop e o envase com menos perdas e menor influência das leveduras e do trub, que estarão sedimentadas. O tempo para sedimentação do lúpulo é bem menor porque são partículas maiores, então o tempo da segunda clarificação é menor.
 
Foram essas as justificativas que eu li. E como ficou o resultado? Tu fez priming?
 
Aproveitando que o tópico fala especificamente sobre condução de fermentação em APAs e IPAs, eu li num fórum americano que algumas pessoas fazem um cold crash logo após a secundária, aplicam gelatina, sobem novamente a temperatura, fazem o dry-hopping, novo cold crash e engarrafam, em seguida. Alguém já usou esse método?

Tem que entender o pq do método. E isso aí é bem básico.

Imagine que não faria o DH, Seria o processo normal. Cold, gelatina e envase...

Pq sobem a temperatura? Pq o DH é mais rápido e mais eficiente.

Mas pq fazem a clarificação antes? Pq com menos levedura e proteínas em suspensão, o contato do lúpulo com o líquido é maior e a levedura irá absorver menos os óleos do lúpulo.

O cold crash final é pra tirar a turbidez que o lúpulo gera.

Portanto é feito dessa forma para potencializar o DH.

Eu tenho preguiça...rs..No máximo troco de balde para não deixar lama no fundo absorver.

Prefiro compensar aumentando a carga de lúpulo
 
Tem que entender o pq do método. E isso aí é bem básico.

Imagine que não faria o DH, Seria o processo normal. Cold, gelatina e envase...

Pq sobem a temperatura? Pq o DH é mais rápido e mais eficiente.

Mas pq fazem a clarificação antes? Pq com menos levedura e proteínas em suspensão, o contato do lúpulo com o líquido é maior e a levedura irá absorver menos os óleos do lúpulo.

O cold crash final é pra tirar a turbidez que o lúpulo gera.

Portanto é feito dessa forma para potencializar o DH.

Eu tenho preguiça...rs..No máximo troco de balde para não deixar lama no fundo absorver.

Prefiro compensar aumentando a carga de lúpulo

Sim, o porquê do método eu entendi perfeitamente, hehe. Só coloquei aqui pra ver se alguém já usou o método e se o resultado foi satisfatório.
 
Demorou muito tempo a subida da temperatura entre o primeiro cold-crash e o dry-hopping?
 
Demorou muito tempo a subida da temperatura entre o primeiro cold-crash e o dry-hopping?

Não. Deixei a geladeira aberta de manhã e quando voltei à noite já estava quase lá. Faço a 16C ou mais. No RS pode demorar mais que isso .....
 
Pelo o que entendi, e pelo oq eu faço também, quando ele diz desacelerar, normalmente é pela atividade do airlock. Nas primeiras 12 ~24 horas a atividade é mais intensa e então vai diminuindo aos poucos. Com o US-05 em uma IPA de OG 1062, por exemplo, normalmente lá pelo 2o ou 3o dia de fermentação a 18C, a atividade do airlock já estará bem lenta. Então você pode setar o termostato para 25c e deixar maturando.

A prática de deixar uma secundária mais longa é boa, pq garante que não terá mais fermentáveis, evitando assim surpresas após o prime.



Setando o termostato direto para 25, não te acontece de subir muito rapido a temperatura? No meu caso aqui, no verão, acho que essa subida toda de 18 pra 25 vai em um dia, mesmo na geladeira
 
Fiz o teste. Tá subindo 1 grau por dia, mais ou menos. E tá bem calor.
 
Não. Deixei a geladeira aberta de manhã e quando voltei à noite já estava quase lá. Faço a 16C ou mais. No RS pode demorar mais que isso .....

É... Se deixar a geladeira aberta, no verão, sobe rapidinho. No inverno se corre o risco de nem chegar, hehe.
 
Não. Deixei a geladeira aberta de manhã e quando voltei à noite já estava quase lá. Faço a 16C ou mais. No RS pode demorar mais que isso .....

É... Se deixar a geladeira aberta deve subir rapidinho. Os verões aqui no RS são tão quentes quanto aí no RJ. O problema é o inverno, hehe.
 
Back
Top