Transformando barril em panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, após 10 brassagens resolvi migrar tudo para o inox. As panelas de alumínio me serviram bem e o aprendizado foi brutal, a ponto de entender melhor o processo de produção, bem como as necessidades básicas de adaptação dos barris para transforma-los em panelas para o meus sistema HERMS.

Porém, sempre vão surgindo idéias e gostaria de compartilhar a minha duvida com vocês. No caso das panelas de aquecimento de água de lavagem, bem como na panela de mostura, não seria mais adequado fazer um furo no fundo do barril, naquela região abaulada, e puxar um tubo, por fora do barril (na região externo do pé do barril) até o seu costado? Pergunto isso, pois vejo na maioria das construções o furo de drenagem dessas panelas em uma região que se localiza a uns 3 a 5 cm acima do nível inferior da panela. A grande vantagem que vejo em fazer o furo por baixo, levando um tubo por fora da panela, naquela região externa (pé do barril), é que seria possível drenar quase que a totalidade dos líquidos, sem gerar deadspace. De mais a mais, o fundo falto não precisaria tem nenhum furo,adicional para interligar tubo pescador à válvula de drenagem como nos furos que convencionalmente vemos.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Se for elétrico o sistema, acho que vale a pena, mas com fogareiro não sei se da certo.
Vou fazer a sim o MLT, com extração pelo fundo, mas vai ser elétrico.
 
Então faz pelo fundo, o dead space do fundo cônico do barril, da uns 3 litros e pouco se não me engano.
 
Onde consigo comprar fundo falso em.inox para barril a um bom preço?
 
Onde consigo comprar fundo falso em.inox para barril a um bom preço?

Cara, tenho um HERMS com barris de 50L adaptados para panelas e comprei meu primeiro fundo falso de inox para a MLT com o Daniel (www.cervejadacasa.com) pelo Mercado Livre. O fundo falso que ele faz é muito bom, de inox. Consegui atingir 90% de eficiência com ele, mas quando comecei a fazer cervejas mais fortes, com maior quantidade de grãos, o fundo falso não aguentava o peso dos grãos na panela, entortava e passava grãos/casca pelas frestas nas dobradiças.

Agora mandei fazer um fundo falso com chapa de inox com 2mm de espessura (mais ou menos a mesma espessura do keg). Esse fundo falso que mandei fazer foi com uma empresa que tinha anuncio (de outros produtos) no Mercado Livre. Paguei 250 reais. Os dados de contato deles são: www.inox-equipamentos.com http://www.a-phmetais-inox-equipamentos.com/loja/ Fone: 19-32245191-32244706-991818047 Email: [email protected]

Pedi que eles fizessem a partir do modelo que eu tinha, um fundo falso de 39 cm de diâmetro e com furos de 2,4mm e espaçamento entre-furos de 4mm. Essas dimensões peguei de sites americanos, que segundo eles tinham a melhor eficiência. O contato com eles foi meio complicado, mas eles acabaram me enviando o fundo falso conforme as intrusões que encomendei, mas acho que eles não tinham chapa com 2,4 mm de abertura e acabaram mandando o fundo falso com furos com 3mm de abertura (medi com paquímetro). Quando recebi achei que não funcionaria, mas resolvi testar. Já fiz 3 cervejas com esse fundo falso. Ontem mesmo fiz a minha primeira lager e consegui atingir 95% de eficiência com o fundo falso (nas outras a eficiência ficou em 90%).

Acho que vale a pena testar.

Abs,
 
Rodrigo, que foi sei contato lá? Sua drenagem é pela lateral ou é pelo fundo?
 
Oi Rodrigo,

consegue postar umas fotos desse fundo falso? Vou ter que encomendar um desses, mas mesmo com todas as especificações em mãos, ainda há momentos em que uma imagem vale mais que mil palavras.

Obrigado

Abs,

--Bene
 
Pessoal esse fundo falso dobrável é bom mesmo? Nao precisa do tubo pescador? To querendo fugir desse tubo pescador, alguém sabe se ele funciona bem?
 
Rins, o dip tube é para você conseguir deixar o menor volume possível de líquido abaixo do fundo falso e também conseguir retirar uma maior quantidade deste líquido.
Sem o dip tube, tudo que está abaixo do nível da sua válvula é "perdido" (a não ser que você dê uma inclinada na panela ou coisas do tipo).
 
Rins, o dip tube é para você conseguir deixar o menor volume possível de líquido abaixo do fundo falso e também conseguir retirar uma maior quantidade deste líquido.
Sem o dip tube, tudo que está abaixo do nível da sua válvula é "perdido" (a não ser que você dê uma inclinada na panela ou coisas do tipo).

isso para uso em fogareiro, caso seja aquecimento por resistência elétrica, nada impede de colocar a válvula no fundo do barril e extrair todo o liquido.
 
pois eh eu uso fogareiro....]

To pensando em colocar por dentro um espigão de inox e uma mangueira de silicone que vá ate o meio, será que funciona?

Posso fazer o tubo pescador de cobre? É fácil fazer em casa?
 
Dá pra fazer com mangueira de silicone sim, só fica feio rsrsrs.

E com cobre também, é bem fácil de fazer... basta comprar o tubo de cobre, cortar do tamanho que você precisa e curvar a ponta para chegar próximo o fundo da panela. Você vai precisar de uma rosca de compressão para ligar o tubo à válvula..

Abs
 
Dá pra fazer com mangueira de silicone sim, só fica feio rsrsrs.

E com cobre também, é bem fácil de fazer... basta comprar o tubo de cobre, cortar do tamanho que você precisa e curvar a ponta para chegar próximo o fundo da panela. Você vai precisar de uma rosca de compressão para ligar o tubo à válvula..

Abs

O q seria rosca de compressao?
 
Dá pra fazer com mangueira de silicone sim, só fica feio rsrsrs.

E com cobre também, é bem fácil de fazer... basta comprar o tubo de cobre, cortar do tamanho que você precisa e curvar a ponta para chegar próximo o fundo da panela. Você vai precisar de uma rosca de compressão para ligar o tubo à válvula..

Abs
O que seria rosca de compressao?
 
Back
Top