Transferência Fervura -> Fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
3,043
Reaction score
1,327
Olá pessoal,

Sempre tive o costume de sifonar a cerveja da panela de fervura pro fermentador, mas na minha última brassagem fiz uma escolha infeliz de mangueira (muito curta e de diametro muito grande) então a sifonagem não deu certo. Como estava sem mangueiras sanitizadas à mão e já que tinha feito um whirpool no inicio do resfriamento e usado whirfloc na fervura, resolvi abrir a valvula de esfera pra transferir pro fermentador.

Mesmo com esses cuidados, muito trub veio ao fermentador, e pior, faltando uns 5 litros dos 20 que deveriam ser transferidos, a valvula entupiu. Foi uma M****
e acabei com uns 3l a menos no fermentador.

Queria dicas de quem não usa sifão pra fazer essa transferencia, que supostamente é muito mais prática, quando não entope!

Outra coisa foi meu insucesso com o whirpool, o cone não se formou como esperado, fiz logo depois de desligar o fogo. Usei chiller de imersão por 40min.

Abraços
 
Usou o chiller de imersão dentro da panela em que foi feito o whirlpool? Eu sempre faço o whirlpool, espero uns 10-15 minutos e transfiro para outra panela/fermentador, para só então colocar o chiller de imersão na jogada.

Eu recomendaria experimentar o Irish Moss como aglutinador, cujos resultados eu considero melhores que o Whirfloc.

Abraço
Wagner
 
Uso na mesma panela. Pq vc faz assim, ele atrapalha o redemoinho? Daí transfere via sifão ou valvula?

Nunca usei irish moss, vou comprar na proxima ida a WE, valeu pela dica.
 
Sim, ele "quebra" o vórtice e acaba prejudicando a formação de um trub mais compacto.

Eu normalmente transfiro sifonando, mas já transferi pela válvula também. Uma dica para quando for transferir pela válvula (se esta for rente ao fundo) é inclinar 2 ou 3 milímetros a panela, deixando a saída mais alta que o resto. Se perde um pouco de cerveja, mas entra bem menos trub pro fermentador.

Não é muito fácil fazer com precisão, mas funciona.
 
Acho que uma solução é primeiro resfriar o mosto e depois fazer o whirlpool.
Eu não uso chiller de imersão, mas resfrio com o trocador e depois faço o redemoinho.
Sempre trabalho com a válvula, não faço sifonamento. Tirando o problema de perder 3 ou 4 l no fundo da panela, se o whrilpool for bem feito, não vai passar trub para o fermentador.
 
Ok, valeu pela dicas!

Vou pensar como fazer da proxima vez, se faço whirpool no quente e depois transfiro prum lugar com chiller ou se resfrio primeiro e tiro o chiller pra fazer whirpool.

Pelo que andei pesquisando estou mesmo errando na quandiade de Whirfloc. botei 1 colher de chá +- quando o ideal seria 1g. Conhecia a dosagem indicada, mas não sabia que uma dosagem maior faria o trub ficar do jeito que ficou...
 
Faço sempre o whirpool a quente, tive melhores ppt do que a frio. Apesar de que teoricamente a frio seria mais lógico.

Uma pastilha de whirfloc.

Uso sempre a válvula, nunca tive problemas.
Sempre utilizo o filtro (peneira) chinoy de metal. Aí consigo não deixar tanta ceva com trub na panela. O filtro pega bastante. E o que passa, pouca coisa, ppt com o fermento.

Abç
 
Há várias formas de usar o chiller de imersão, e aí vai depender do teu gosto, pois cada forma tem alguma vantagem ou desvantagem.

1) Exemplo que o Wagner citou, ou seja, fazer whirlpool a quente, esperar decantar, e transferir o mosto pra outro recipiente.

O bom disso é que tu deixa praticamente todo o trub na primeira panela, o ruim é que durante todo esse tempo teu líquido ainda está quente, gerando um pouco de DMS que no geral não será problema, e isomerizando lúpulos, ou seja, extraindo amargor dos lúpulos que tu adicionou no final, E, perdendo justamente uma boa parte do aroma dos lúpulos que tu adicionou no final. Além disso precisa de outro recipiente sanitizado antes do fermentador. Se teu fermentador suporta líquidos ferventes (que é difícil), transferir direto pro fermentador e resfriar lá mesmo.


2) Resfriar primeiro, fazer whirlpool depois. No geral eu acho essa técnica melhor, primeiro porque tu já pode ter sanitizado o chiller com a própria perfura e não tem que tirar ele e deixar esperando como no primeiro caso, e também porque tu baixa a temperatura do mosto rapidamente, fica com mais aroma de lúpulo, não gera DMS, e o cold-break gerado vai ficar nessa panela.

Alguém pode dizer que "whirlpool se faz a quente, porque trub se separa a quente". Isso não existe... pode-se fazer whirlpool a frio tranquilamente.

Alguém pode dizer também que "mas quando faço whirlpool a quente, o mosto parece muito mais límpido" depois de decantado. Isso porque, a quente, não se forma NADA de cold-break (proteínas coaguladas) que só se formam com rápido resfriamento. Quando o mosto está frio, já tem cold-break nele, e o mosto parece mais "sujo", mas a realidade é que essa técnica acaba mandando um mosto mais limpo pro fermentador.

3) Resfriar direto com whirlpool feito com bomba.

Na minha opinião, é a melhor de todas as opções.

Termina a fervura com o chiller na panela, abre a água pra resfriar, e fica recirculando o mosto na panela com uma bomba, sendo que o mosto retorna por uma válvula que tem um colovelo por dentro da panela, fazendo o mosto retornar em alta velocidade pela tangente, criando um whirlpool.

Isso acelera em MUITO o resfriamento pois o mosto está sempre se mexendo e entrando em contato com o chiller, e já forma o cone de trub por causa do longo e constante whirlpool. Sim, forma o cone de trub.

Abraço!
 
Eu faço o resfriamento com o chiller de imersão e pronto, acabou... Só que durante 2 horas, pois são levas de 100 litros. Abro a válvula e deixo cair em baldes pra transferir pro fermentador. O trub fica comportadinho no fundo da panela, dá pra salvar quase todo o líquido. Já produzi umas 20 levas dessa forma, nunca tive problemas.
 
A opção 3 do Guenther pode ser feita de forma braçal também, se o volume de mosto for pequeno.

Outra coisa importante pra não levar muito trub pro fermentador é não abrir completamente a válvula. Com muita vazão, o cone do trub acaba sendo sugado e vai junto com o mosto.
 
E quando se usa o chiller de contra-fluxo, o que vocês sugerem como melhor alternativa?
Só utilizei ele uma vez por enquanto e fizemos o seguinte:

Whirfloc nos últimos 15 min de fervura, seguido de whirpool com descanso de 20 minutos(a quente). Sifonamos o mosto para uma panela com spigot e fizemos o mosto passar pelo CFC para o balde fermentador.

Fizemos isso porque:
1) Nossa panela de fervura não tem spigot.
2) Achamos que o sifão não fosse ter uma vazão boa o suficiente para passar direto pro CFC
3) Tínhamos medo de comprar uma panela de fervura com spigot e não conseguir drenar o mosto sem o trub.

Mas tenho medo que todo esse processo de espera com o líquido quente e transferências prejudique a cerveja. Como o Guenther falou, imagino que vá ter mais DMS e isomerização de lúpulos.
Queria a opinião de vocês do que é possível e mais recomendável fazer pra resfriar o mosto com o CFC de forma mais limpida e rápida.

abraços
 
E quando se usa o chiller de contra-fluxo, o que vocês sugerem como melhor alternativa?
Só utilizei ele uma vez por enquanto e fizemos o seguinte:

Whirfloc nos últimos 15 min de fervura, seguido de whirpool com descanso de 20 minutos(a quente). Sifonamos o mosto para uma panela com spigot e fizemos o mosto passar pelo CFC para o balde fermentador.

Fizemos isso porque:
1) Nossa panela de fervura não tem spigot.
2) Achamos que o sifão não fosse ter uma vazão boa o suficiente para passar direto pro CFC
3) Tínhamos medo de comprar uma panela de fervura com spigot e não conseguir drenar o mosto sem o trub.

Mas tenho medo que todo esse processo de espera com o líquido quente e transferências prejudique a cerveja. Como o Guenther falou, imagino que vá ter mais DMS e isomerização de lúpulos.
Queria a opinião de vocês do que é possível e mais recomendável fazer pra resfriar o mosto com o CFC de forma mais limpida e rápida.

abraços

Lima, tenho EXATAMENTE a mesma duvida.

Alem disto, fico preocupado com a questão do TRUB entupir o chiller de placas.
Assim, alem de fazer o sifão para outra panela, separando o trub, ainda coloquei um filtro com uma hopbag dobrada varias vezes.
Aparentemente funcionou, mas gostaria de melhorar também o processo.
 
E quando se usa o chiller de contra-fluxo, o que vocês sugerem como melhor alternativa?
Só utilizei ele uma vez por enquanto e fizemos o seguinte:

Whirfloc nos últimos 15 min de fervura, seguido de whirpool com descanso de 20 minutos(a quente). Sifonamos o mosto para uma panela com spigot e fizemos o mosto passar pelo CFC para o balde fermentador.

Fizemos isso porque:
1) Nossa panela de fervura não tem spigot.
2) Achamos que o sifão não fosse ter uma vazão boa o suficiente para passar direto pro CFC
3) Tínhamos medo de comprar uma panela de fervura com spigot e não conseguir drenar o mosto sem o trub.

Mas tenho medo que todo esse processo de espera com o líquido quente e transferências prejudique a cerveja. Como o Guenther falou, imagino que vá ter mais DMS e isomerização de lúpulos.
Queria a opinião de vocês do que é possível e mais recomendável fazer pra resfriar o mosto com o CFC de forma mais limpida e rápida.

abraços
O DMS só vai aparecer em casos raros, como cervejas extremamente fracas.

Eu particularmente sempre usei a torneira da panela de fervura sem problemas, e já fiz whirlpool de tudo quando é jeito... antes de resfriar, depois, e também fazer o whirlpool e já colocar o chiller pra dentro, e já funcionou de todas as formas, mas tem vezes que simplesmente não funciona, mesmo fazendo tudo "certo".

Não levar trub para o fermentador é uma boa prática, mas também não há que se desesperar com isso. Eu por exemplo, quando o trub não se forma direito, levo um pouco de trub pro fermentador e pronto, sem estresse.

No caso de chiller de placas é mais complicado, pois pode entupir. Já com chiller de contra-fluxo é mais tranquilo pois a superfície interna é totalmente lisa.

Abração!
 
Há várias formas de usar o chiller de imersão, e aí vai depender do teu gosto, pois cada forma tem alguma vantagem ou desvantagem.

1) Exemplo que o Wagner citou, ou seja, fazer whirlpool a quente, esperar decantar, e transferir o mosto pra outro recipiente.

O bom disso é que tu deixa praticamente todo o trub na primeira panela, o ruim é que durante todo esse tempo teu líquido ainda está quente, gerando um pouco de DMS que no geral não será problema, e isomerizando lúpulos, ou seja, extraindo amargor dos lúpulos que tu adicionou no final, E, perdendo justamente uma boa parte do aroma dos lúpulos que tu adicionou no final. Além disso precisa de outro recipiente sanitizado antes do fermentador. Se teu fermentador suporta líquidos ferventes (que é difícil), transferir direto pro fermentador e resfriar lá mesmo.


2) Resfriar primeiro, fazer whirlpool depois. No geral eu acho essa técnica melhor, primeiro porque tu já pode ter sanitizado o chiller com a própria perfura e não tem que tirar ele e deixar esperando como no primeiro caso, e também porque tu baixa a temperatura do mosto rapidamente, fica com mais aroma de lúpulo, não gera DMS, e o cold-break gerado vai ficar nessa panela.

Alguém pode dizer que "whirlpool se faz a quente, porque trub se separa a quente". Isso não existe... pode-se fazer whirlpool a frio tranquilamente.

Alguém pode dizer também que "mas quando faço whirlpool a quente, o mosto parece muito mais límpido" depois de decantado. Isso porque, a quente, não se forma NADA de cold-break (proteínas coaguladas) que só se formam com rápido resfriamento. Quando o mosto está frio, já tem cold-break nele, e o mosto parece mais "sujo", mas a realidade é que essa técnica acaba mandando um mosto mais limpo pro fermentador.

3) Resfriar direto com whirlpool feito com bomba.

Na minha opinião, é a melhor de todas as opções.

Termina a fervura com o chiller na panela, abre a água pra resfriar, e fica recirculando o mosto na panela com uma bomba, sendo que o mosto retorna por uma válvula que tem um colovelo por dentro da panela, fazendo o mosto retornar em alta velocidade pela tangente, criando um whirlpool.

Isso acelera em MUITO o resfriamento pois o mosto está sempre se mexendo e entrando em contato com o chiller, e já forma o cone de trub por causa do longo e constante whirlpool. Sim, forma o cone de trub.

Abraço!

Guenther, revivendo esse teu comentário. Quanto a fazer essa recirculação pela tangente usando uma bomba chugger, será que o trub que vai passar constantemente pela bomba não poderia entupir ela?

Outro ponto,fazendo ainda dessa forma, qual a melhor maneira de não deixar resquícios do mosto dentro das mangueiras uma vez que não dá para ligar a bomba a seco?
 
Estou com a mesma dúvida do @b_agra. E gostaria de saber a melhor altura para o retorno do mosto para fazer o whirlpool com a bomba. Seria na mesma altura onde está o registro de saída? Ou seria melhor instalar o retorno a meia altura da panela?

Abraços
 
Não entope.

Sobre deixar mosto dentro das mangueiras, cara, cada um resolve como quiser isso ou achar melhor. Na minha visão, é muito pouca coisa pra se preocupar a nível de homebrewer. Em nível industrial são outras proporções, aí se usam técnicas específicas pra isso, seja empurrar com água, CO2, etc.

Abraço,
 
Estou com a mesma dúvida do @b_agra. E gostaria de saber a melhor altura para o retorno do mosto para fazer o whirlpool com a bomba. Seria na mesma altura onde está o registro de saída? Ou seria melhor instalar o retorno a meia altura da panela?

Abraços
Praticamente não faz diferença. Já testei várias alturas. No geral, pode colocar onde achar mais conveniente.

Em termos de teoria, na parte de baixo o fluxo ajudaria a empurrar resíduos para o centro, apesar deste não ser o princípio do whirlpool.

Abraço,
 
O duro é que em uma panela pequena, de 15L, não sobre espaço para fazer o whirlpool junto com o chiller. Tem alguma sugestão/solução para fazer no braço com o chiller dentro?
 
O duro é que em uma panela pequena, de 15L, não sobre espaço para fazer o whirlpool junto com o chiller. Tem alguma sugestão/solução para fazer no braço com o chiller dentro?

Já tentou alguma vez simplesmente não fazer o whirpool?

tenho obtido resultados muito bons, ao menos em cervejas com pouco lúpulo.
 

Attachments

  • 15977142_1871659909786585_8057380281360707976_n.jpg
    15977142_1871659909786585_8057380281360707976_n.jpg
    31.3 KB · Views: 99
  • 15966188_1871659973119912_1238440942705724442_n.jpg
    15966188_1871659973119912_1238440942705724442_n.jpg
    82.5 KB · Views: 94
  • 16114169_1871660023119907_2766905258311827006_n.jpg
    16114169_1871660023119907_2766905258311827006_n.jpg
    45.7 KB · Views: 97
Eu estava transferindo para o mosto quente para o fermentador e nele eu deixo o chiller. Mas já fiz com o chiller na panela de fervura e whirlpool após resfriar o mosto, confesso que não notei diferença o cone formou igual. Dessa maneira com o chiller na panela é menos trabalhoso.
Eu queria fazer o whirlpool com a bomba. Será que é posicionando a mangueira numa posição em que ela faça o movimento circular do mosto?

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
Back
Top