Torneira de jardim na panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

redivo

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2017
Messages
51
Reaction score
7
Esses tempos postei uma foto do meu equipamento num grupo do FB e veio uma galera me perguntar sobre a minha torneira, questionando se não era uma "torneira de jardim" e se não tinha problema com altas temperaturas.

O fato é que tenho essa torneira aqui: https://www.leroymerlin.com.br/torneira-para-jardim-bica-baixa-alavanca-sensea_89317830
É, de fato, uma torneira de jardim comprada na Leroy Merlin.

Comprei ela pq tem a bica virada pra baixo (que é comodo pra mim) e é de metal.
Assumi que por ser de metal eu poderia passar mosto quente sem problemas.
Já fiz várias brassaens com ela e nunca tive problema, mas também não sou o Grande Mestre Supremo Identificador de Falhas da Cerveja.

O fato é que depois desse monte de questionamentos, fiquei com a pulga atrás da orelha sobre a torneira.

Alguém sabe se tá tudo OK, ou é treta usar essa torneira?
Se é treta, por que é treta?



torneira_para_jardim__alavanca_sensea_89317830_7169_600x600.jpg
 
Ta parecendo que a torneira é de latão. Se for de latão não tem problema. Todos os registros e conexões das minhas panelas são de latão. Muita gente costuma dizer, erradamente, que os registros e conexões só podem ser de inox. Latão também serve e também funciona muito bem.
 
Também uso torneira de latão em minha panela e nunca tive problemas em minhas cervejas.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
 
Um "detalhe": não ter problema na cerveja não quer dizer que é seguro.

Não que seja o caso aqui, mas uma liga de metal pode sim liberar componentes tóxicos que não dão nenhum off-flavor e cujos efeitos podem se tornar visíveis somente anos pra frente. Metais pesados seria o principal.
 
Um "detalhe": não ter problema na cerveja não quer dizer que é seguro.

Não que seja o caso aqui, mas uma liga de metal pode sim liberar componentes tóxicos que não dão nenhum off-flavor e cujos efeitos podem se tornar visíveis somente anos pra frente. Metais pesados seria o principal.

Sim, concordo com vc. Não da pra utilizar qualquer liga metálica, mas torneiras e conexões de Latão podem ser utilizados tranquilamente sem preocupação. Para esse tipo de uso, acho que é a unica alternativa pra quem não quer gastar com inox e ter um equipamento seguro para a saúde.
 
É imprescindível saber qual material é usado. O termo "torneira de jardim" é muito genérico, mas entendo que nesse caso se refere ao modelo.
Tem modelos similares de latão ou de outra liga metálica coberta por uma camada de zinco ou outro material nada, nada adequado para o uso alimentar, ainda mais a quente. Repetindo, há de saber sobre qual material usado além do modelo / visual.
 
Pessoal então, eu sei que o ideal seria usar conexões de inox, e o latão é tambem recomendado, mais existe algum outro material recomendado alem do latão?? O galvanizado por exemplo é totalmente desaconselhado usar??
 
Back
Top