Top Cropping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

samuel1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
65
Reaction score
30
quero iniciar a coletar o fermento no krausen, alguém aí fez/faz para passar algumas ideias?

pelo que estudei e andei pesquisando parece simples:

1) fermentar em um recipiente com acesso fácil ao krausen

2) sanitizar uma colher e tirar o krausen inicial (entre 24 e 48 horas da fermentação). Descartar o material.

3) Cerca de 24 horas depois do descarte, coletar novamente com uma colher sanitizada e armazenar o fermento em um jarro sanitizado (com água previamente fervida e resfriada, para retirar o oxigênio). Tentar coletar apenas o fermento, sem mosto.

4) Cobrir o jarro e levar para refrigeração. Se for usar logo (cerca de 10 dias) inocular direto, caso contrário fazer um starter.

Seria por aí?

Abs
Samuel
 
Cara, eu fiz top-cropping algumas poucas vezes, e nunca me preocupei em tirar o Krausen inicial como tu citaste.

Como não me lembrava se isso de fato é recomendado ou não, fui dar uma revisada no livro Yeast na seção onde eles falam sobre top-cropping e como fazer, e o que vi é que de fato eles falam que a primeira camada (a mais de cima) é cheia de proteínas, etc, e que seria bom descartá-la e pegar a de baixo, no entanto... isso é para GRANDES fermentadores de cervejarias onde de fato pode-se fazer isso facilmente, e sinceramente, essa quantidade de proteínas não faz mal nem nada, é só para evitar tanto volume de proteínas.

Ou seja, no nosso caso, podes coletar diretamente entre as 24 e 48 horas, armazenar e inocular.

Se for deixar um pouco mais de tempo guardado, certamente um starter é recomendado, e fazer alguma estimativa de quantidade de células, independente da técnica que utilizar, também seria uma boa.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top