Toca de balde para maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MTolent

Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
12
Reaction score
1
Ola Pessoal,

Gostaria de compartilhar minha experiência, embora eu seja um iniciante.

Como entusiasta, estou começando com um kit de 5L do Lamas. Fiz 10 brassagens com esse kit.

Em um dos tópicos aqui do fórum, aprendi que não há necessidade de troca de balde entre a fermentação e a maturação a ser feita em geladeira. Fiz duas levas dessa maneira (a 8a e 9a) e me arrependi.

Explico: a quantidade de lama acumulada chegou até a altura da torneira do balde e com isso saiu muta sujeira ao engarrafar.

Enfim, acho que é um problema bastante peculiar do meu equipamento. E acho que podem haver outras pessoas com esse mesmo kit por aqui.

Na 10a já voltei ao processo anterior de trocar o balde entre a fermentação e a maturação, mesmo com os riscos da oxigenação e contaminação.

abraços!
Marcos Tolentino
 
Cara nada que um calço não resolva o problema, só transporta com todo amor do mundo e seguir com o calço.
Abraço
 
Não entendi... como um calço ajudaria?

Seria para manter no mesmo baldo eu ajuda na trasfega?
 
Pelo que entendi o calço irá inclinar o balde fazendo com que a lama vá para o lado oposto ao da torneira.

Sempre fiz a troca do balde mas faz um tempo que estou querendo manter tudo em um só e sempre me preocupei com isso pois minha torneira é um pouco baixa.

Quando for envasar minha próxima cerveja farei o uso do calço e retorno aqui pra dizer como foi.
 
Hmm, entendi. Realmente teria ajudado bastante se eu tivesse feito isso.
 
Se a torneira fica imersa em fermento, porque não sifonam a cerveja pro priming, ao invés de passar pela torneira? não é tão difícil... ainda mais se usaram aqueles auto-sifões, vai rapidinho e sem erro...
 
Acho que é isso mesmo. transfega pra outro balde na hora do primming (que é o mais indicado) e seu problema está resolvido. :mug:
 
Quando vou fazer a trasfega do balde de fermentação/maturação para o balde do priming/envase, a primeira cerveja que sai vai direto para a proveta para medição da FG.

Nesta primeira amostra sempre sai um tanto de fermento, às vezes bastante, mas depois já sai limpa.

Acho que forma tipo um "buraco" no fermento assentado e ajuda a mandar muito pouco ou quase nada de fermento para o balde de envase.
 
Opa a ideia do calço era essa mesmo inclina um pouco o balde ai desobstrui a torneira.
Abraço
Bruno
 
Back
Top