TK Tank - alguém tem?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Prezados Rico e Kunzel,

Agradeço pela contribuição. Levando em consideração tudo o que pesquisei e os relatos dos companheiros, creio que o fermentador refrigerado ajudaria-me em três etapas do meu processo cervejeiro: fermentação/maturação, envase, serviço. Nas três etapas têm alguns itens incomodam-me muito: o primeiro item é o mofo. Como utilizo geladeira para as três etapas citadas e ela não é frost free, a umidade é muito alta e sempre tenho mofo. A limpeza precisa ser constante. Outro ponto é o envase. É trabalhoso limpar e sanitizar três ou quatro post mix para envasar toda a cerveja. O último ponto é em relação ao serviço. Como utilizo um kegerator para servir a cerveja e mantenho a geladeira em baixas temperaturas ocorre muita formação de gelo. A cada duas ou três semanas preciso descongelar a geladeira e fazer uma limpeza. Por todos esses motivos, creio que ser vantajoso o investimento em um fermentador refrigerado onde eu possa fermentar, maturar e servir minhas cervejas!
 
Last edited:
Prezados Rico e Kunzel,

Agradeço pela contribuição. Levando em consideração tudo o que pesquisei e os relatos dos companheiros, creio que o fermentador refrigerado ajudaria-me em três etapas do meu processo cervejeiro: fermentação/maturação, envase, serviço. Nas três etapas têm alguns itens incomodam-me muito: o primeiro item é o mofo. Como utilizo geladeira para as três etapas citadas e ela não é frost free, a umidade é muito alta e sempre tenho mofo. A limpeza precisa ser constante. Outro ponto é o envase. É trabalhoso limpar e sanitizar três ou quatro post mix para envasar toda a cerveja. O último ponto é em relação ao serviço. Como utilizo um kegerator para servir a cerveja e mantenho a geladeira em baixas temperaturas ocorre muita formação de gelo. A cada duas ou três semanas preciso descongelar a geladeira e fazer uma limpeza. Por todos esses motivos, creio que ser vantajoso o investimento em um fermentador refrigerado onde eu possa fermentar, maturar e servir minhas cervejas!
Só pra acrescentar um pouco à discussão, tenho um fermentador refrigerado de 100L da riqueza inox. Estou na quarta brassagem com ele e por enquanto estou satisfeito. Com certeza o tk tank é melhor, mas acredito que custe o dobro do preço. Mas esses fermentadores são uma mão na roda mesmo, dá pra fazer cerveja em nível profissional. Acabei de instalar uma torneira de contrapressão no meu, ficou muito bom pra encher garrafas e growlers direto dele. Resumindo : recomendo muito!
 
Então galera, complementando: tenho um TK autorefrigerado (AR) de 65l e um TK Rocket (RK) também de 65l. Do autorefrigerado o acabamento é um pouco melhor e do rocket deixa a desejar. Eles dizem ser outra linha, porém deveriam manter o mesmo acabamento. Uma coisa que fiquei bem chateado é a incompatibilidade do canhão de dry hopping, pois no AR o diametro é 2.1/2" e no RK é 2". Achei muita sacanagem, pq se vc quer fazer DH precisa comprar um kit deles que custa R$990,00 (um absurdo). Acredito haver outros fabricantes com qualidade semelhante ou superior com preços bem mais em conta
 

Latest posts

Back
Top