Tipo de "voil" para BAG?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rabello

Well-Known Member
Joined
Oct 12, 2014
Messages
194
Reaction score
39
Pessoal,

Tive problemas de vazão com um voil daqueles com trama vem fina. Usando em um sistema BIAB com recirculação por bomba.

Mesmo tirando o fundo falso e usando uma bazooka o problema persiste. Faz vácuo e trava tudo. Mesmo com a bombinha ajustada para o minimo de vazão.


Isso me leva a crer que o culpado seria o voil... (mesmo moagem mais grossa tb dá o problema)

Quais tipos de tecidos vocês já usaram para fazer estes bags? Indicam algum tecido de trama mais "larga" que seja resistente e aguente o peso dos grãos molhados?

abraço
 
@rabello pq vc usa bazooka se utiliza o voil? A função seria a mesma.

Recirculo sempre com o voil e o que observo é, talvez, uma vazão mais lenta qnd a moagem fica fina demais.

Não observa um depósito fino da moagem na superfície da cama de grãos? Isso pode impedir a vazão tbm.
 
Esse problema provavelmente não é necessariamente a composição do voil. Ql seu tipo de bomba? faz a restrição de fluxo de saida, certo?

Acho que a questão é seus grãos compactarem com a recirculação perto do registro de saida, caso ele seja muito grande. Talvez o uso de um fundo falso te ajude no processo.. ou conseguir um voil menor
 
@rabello pq vc usa bazooka se utiliza o voil? A função seria a mesma.

Recirculo sempre com o voil e o que observo é, talvez, uma vazão mais lenta qnd a moagem fica fina demais.

Não observa um depósito fino da moagem na superfície da cama de grãos? Isso pode impedir a vazão tbm.

Olá Marcelo,
minha intenção com a bazooka é tentar "distribuir" um pouco mais os pontos de drenagem do mosto.. na intenção de aumentar a vazão.

Sobre o depósito, na verdade eu observei a formação desta camada fina não por cima da cama de grãos como de costume, mas colado no voil.. Talvez por eu ter sido obrigado a constantemente ficar mexendo os grãos pra desempacar a recirculação. O VOIL é tão fino que elas não passam por ele.

Comigo, normalmente esta "nata" se forma por cima dos grãos quando uso o sistema comum de mostura, sem uso de bag. Estas partículas finas são drenadas pela bomba e ficam retidas na parte de cima da cama de grãos. Mas no voil tem acontecido o contrario...
 
Esse problema provavelmente não é necessariamente a composição do voil. Ql seu tipo de bomba? faz a restrição de fluxo de saida, certo?

Acho que a questão é seus grãos compactarem com a recirculação perto do registro de saida, caso ele seja muito grande. Talvez o uso de um fundo falso te ajude no processo.. ou conseguir um voil menor

Ola rodrigo,
A bombinha que uso é uma daquelas chinesas "marronzinhas". Faço a restrição de fluxo.

Pois é.. a primeira tentativa foi com um fundo falso... mas o que eu tinha havia sido recortado a laser pelo dono anterior.. e tinha poucos furos.. a questão é que mesmo retirando ele, não resolveu o problema...

O que está me parecendo é que o proprio voil está "entupindo" com as partículas mais finas. Aquela "natinha" que costuma ficar por cima da cama de grãos no meu caso está se formando colada ao voil...
 
Back
Top