Tipo de Densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

viniciusq

New Member
Joined
Jan 14, 2016
Messages
4
Reaction score
0
Olá galera, estou comprando meu primeiro equipamento. Estou na dúvida sobre o modelo de densímetro: mini 1000 x 1060, mini 1000 x 1100 ou normal de 1000 x 1100. Qual a opinião de vocês? agradeço quem poder ajudar.
 
Rapaz,

Estou começando também. Fiz minha primeira brassagem a pouco mais de uma semana. Pelo que já pude perceber isso vai depender mais do tipo de cerveja que você quer fazer.

Eu acho que um densímetro mini faz você "perder" menos de suas levas, visto que a amostra que você vai tirar é menor para acompanhar a evolução de sua fermentação. A densidade até 1.060 acho que abrange boa parte de cervejas que um iniciante quer fazer, de forma que eu até estou pensando em breve adquirir um.

Abraços!!!
 
Você fez sem usar o densímetro? Qual tipo de cerva?

Eu vi em um site, uma matéria sobre o mini de 1000 x 1100, mas falando que não era muito confiável, ai queria a experiência dos que já usaram para saber.
 
Amigo,

Não fiz sem não, to usando o meu com bastante frequencia para ver se a fermentação está terminando. O meu se não me engano é o padrão, que vai de 1.000 a 1.100. Estou fazendo uma American Pale Ale.

Digo que estou pensando em comprar um que vai de 1.000 a 1.060 para precisar pegar menos amostra para fazer a medição. Com um densímetro menor, a proveta também será menor e, logo, o "desperdício" será menor.

Nesse meu eu estou pegando em torno de 190ml cada vez para ver. Acredito que com um mini de 1.000 a 1.060 será necessário menos quantidade.

Em termos de confiança, não acredito que dê diferença. O pessoal mais experiente pode dar uma opinião melhor. Acho que é só questão do tamanho do equipamento e do tipo de cerveja que você quer produzir.


Abraços!!!
 
Realmente, retirar essa quantidade diversas vezes, no final vai dar um volume grande de cerva.
 
Estou esperando chegar o mini de 1000 a 1060 que comprei no lamas, como o fernandojf falou, abrange todas as receitas que estou querendo fazer a princípio, além do que as minhas levas serão de 5 a 6l. Futuramente pretendo adquirir um de 1100 grande, e usá-lo quando realmente for necessário.
 
O mini de 1000 a 1100 tá ótimo.
Mas lembre-se que a proveta tem que ser do mesmo tamanho.
Eh mais caro, mas vai gastar menos mosto
 
Olá galera, estou comprando meu primeiro equipamento. Estou na dúvida sobre o modelo de densímetro: mini 1000 x 1060, mini 1000 x 1100 ou normal de 1000 x 1100. Qual a opinião de vocês? agradeço quem poder ajudar.

o problema do mini de 1100 eh que os tracinhos nele tem um espaço mto pequeno entre si, o que torna mais dificil a leitura precisa..
Eu uso um 1000-1200 pra OG, a escala dele vai de 2 em 2, mas da pra ter uma precisão razoável.. e um mini 1060 pra medir durante a fermentação, pq ai tira apenas 80 ml de liquido por vez.. mas a proveta tem que ser a de 100ml
 
Obrigado apelas opiniões,
Acho que vou comprar um mini desse de 1060 mesmo, depois compro um maior de 1000 x 1200.
 
Segundo minha esposa, que é farmacêutica, densidade = massa / volume. Fiz o teste com uma balança de precisão com 100ml do mosto inicial e bateu 1040. Pareceu-me super preciso e simples!
 
Realmente, retirar essa quantidade diversas vezes, no final vai dar um volume grande de cerva.

Com o tempo vc só vai passar a fazer menos coletas, uma pra verificar a OG, antes da fermentação, e uma quando acha que a fermentação acabou, para conferir a FG. Hoje eu faço apenas essas duas. Mais medições só quando existe alguma variável nova no processo (cepa desconhecida, níveis de O2 diferentes do esperado, pH extremo, fermento com muitas gerações, etc.)
 
Back
Top