Tic17

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Boa noite caros amigos cervejeiros: recentemente instalei um tic17 no meu frigobar para poder fermentar com temperatura controlada. Porem tenho percebido que a temperatura que o tic marca nao e a mesma que o termometro(incoterm) que coloquei dentro da geladeira acusa. Progrsmei ele(tic) para operar na faixa dos 5 graus, olhando o termometro ele nao mantem a temperatura,. Normalmente fica entre 1 e 2 graus acima.
O tic acusa variaçao de temperatura entre 4.8 e 7 graus.
Gostaria que alguem me orientace ja que sabado pretendo brassar uma ale e embora tenha que aumentar a temperatura gostaria que ele operace constante sem dar variacao para nao estressar o fermento.

Obrigado pela ajuda

Atenciosamente

Alvaro
 
Qual o valor de DF (Diferencial de Temperatura) que você programou? Se por exemplo você tiver esse valor em 5, o tic só vai ligar a geladeira quando a temperatura passar 5º da temperatura programada. Eu tenho utilizado um DF de 0,5º.
 
Boa noite caros amigos cervejeiros: recentemente instalei um tic17 no meu frigobar para poder fermentar com temperatura controlada. Porem tenho percebido que a temperatura que o tic marca nao e a mesma que o termometro(incoterm) que coloquei dentro da geladeira acusa. Progrsmei ele(tic) para operar na faixa dos 5 graus, olhando o termometro ele nao mantem a temperatura,. Normalmente fica entre 1 e 2 graus acima.
O tic acusa variaçao de temperatura entre 4.8 e 7 graus.
Gostaria que alguem me orientace ja que sabado pretendo brassar uma ale e embora tenha que aumentar a temperatura gostaria que ele operace constante sem dar variacao para nao estressar o fermento.

Obrigado pela ajuda

Atenciosamente

Alvaro
Da uma olhada nesse post que tem boas explicações:

http://www.homebrewtalk.com.br/f13/...tacao-no-freezer-geladeira-403046/index2.html

Na página 2 tem um desenho de como tu pode fixar teu sensor de temperatura no fermentador pra ele medir a temperatura da fermentação (da cerveja mesmo) e não do ambiente do frigobar.

Também é recomendado colocar a histerese para menos de 0,5º falam até em 0,1º para variar o mínimo possível.
 
Qual o valor de DF (Diferencial de Temperatura) que você programou? Se por exemplo você tiver esse valor em 5, o tic só vai ligar a geladeira quando a temperatura passar 5º da temperatura programada. Eu tenho utilizado um DF de 0,5º.


Buenas, a Df deixei em 0,2.
 
Da uma olhada nesse post que tem boas explicações:

http://www.homebrewtalk.com.br/f13/...tacao-no-freezer-geladeira-403046/index2.html

Na página 2 tem um desenho de como tu pode fixar teu sensor de temperatura no fermentador pra ele medir a temperatura da fermentação (da cerveja mesmo) e não do ambiente do frigobar.

Também é recomendado colocar a histerese para menos de 0,5º falam até em 0,1º para variar o mínimo possível.

Ontem lendo mais um pouco vi que recomendavam isolar o sensor com fita e apos o teste que fiz conferi que a temperatura nao sai da casa dos 5.
A Df deixei em 0,2, tomara que nao exploda o frigobar! kkkk
valeu pelas dicas!
 
Ontem lendo mais um pouco vi que recomendavam isolar o sensor com fita e apos o teste que fiz conferi que a temperatura nao sai da casa dos 5.
A Df deixei em 0,2, tomara que nao exploda o frigobar! kkkk
valeu pelas dicas!
Não vai explodir nada. Eu uso assim em todas as geladeiras que já tive.

Abraço,
 
Não vai explodir nada. Eu uso assim em todas as geladeiras que já tive.

Abraço,

Tu aconselha além da fita isolante grudar um papel alumínio por cima do fermentador o a fita resolve??
Obrigado Guenther
 
Tu aconselha grudar na parede do fermentador mais alguma coisa além da fita isolante ???
Obrigado Guenther
Eu aconselho a colar o sensor com fita isolante, e por cima dele, colocar algum tipo de isolante térmico, como um pedaço de isopor, espuma, ou até uma bola de papel alumínio amassado, com fita isolante por cima de tudo.

Abraço,
 
Considerando que o Incoterm pode ter até +/- 2°C de erro e que o TIC17 também tem a sua tolerância, essa diferença de 1 a 2°C que você menciona está dentro do esperado.
 
Back
Top