TIC 17 - Inércia Térmica do Freezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
122
Reaction score
16
Pessoal, como alguns aqui devem saber, todo freezer/geladeira tem uma inércia térmica. Ou seja, a temperatura continua caindo mesmo com o motor desligado.

Um exemplo é o que acontece comigo, setei meu Set Point para 20°C com dL de 1°C, ou seja, meu freezer liga em 21° C e desliga em 20°C. Sendo que o sensor não está colado em nada, apenas solto no freezer em contato com o ar. Porém, quando ele desliga (aos 20° C) ele continua caindo até uns 17° C por causa da inércia térmica. E isso é preocupante porque pode atrapalhar na fermentação.

Alguém que tem/teve o mesmo problema poderia me ajudar a solucionar?

PS: Alguém sabe me informar qual a aceitação de uma levedura quanto a variações térmicas?
 
Cara da uma olhada aqui, eu tinha esse problema também mas dei uma bela minimizada com a ajuda do pessoal, principalmente diminuindo o diferencial pra 0,2C.

http://www.homebrewtalk.com.br/f163/problema-controle-de-temperatura-403242/

Abraço

Valeu cara! Nossa, juro que usei a busca e não achei seu tópico.

Mas me diz aí, ta usando o sensor no balde ou solto?
Com o dF a 0,2, o compressor liga a cada quantos minutos mais ou menos? Ta abaixando quanto de temperatura (abaixo do Set Point) ?
 
Cara eu ainda estou usando o sensor na água, ponho em um liquido para me aproximar mais da condição do mosto. Não coloquei os poços termométricos ainda pois vou mudar meus fermentadores e vou comprar de 60 litros, mas quando comprar estes novos ja vou colocar pra ter uma medida do mosto mesmo.

Cara eu nunca cheguei a ver mais ou menos o tempo, mais demora uma pouco pra geladeira ligar de novo, se a geladeira estiver com uma boa vedação térmica acredito que não vai ter problemas.

A temperatura chega a baixar uns 0,4C abaixo do set point, mas não ligo muito pois o sensor esta numa garrafa de 2 litros de agua, ou seja o mosto não deve abaixar tanto, só com um poço termométrico pra ver isso direito mesmo. O problema que tu esta citando talvez nem atrapalhe tua fermentação, porque o que chega a 17C na verdade é o ar presente na geladeira e a temperatura do mosto não deve descer tanto. Tente se aproximar ao máximo das condições do mosto ou melhor ainda poem um poço termométrico.

Abraço
 
Só um porém...
O processo de fermentação gera, além do álcool, CO2 etc, calor. Medindo a temperatura de qualquer coisa que estiver no mesmo ambiente que o mosto fermentando, não é medir a temperatura do mosto. E essa é a vantagem do poço térmico, medir a temperatura do mosto dentro do fermentador.
Uma opção ao poço térmico, é colar o sensor na parede do fermentador, isolando o lado do ambiente com isopor, ou qualquer outro isolante térmico. Eu faço o controle das minhas fermentações assim e já medi diferenças de mais de 2 graus entre a leitura do sensor (na parede do fermentador) e a temperatura do ambiente de fermentação.
 
Só um porém...
O processo de fermentação gera, além do álcool, CO2 etc, calor. Medindo a temperatura de qualquer coisa que estiver no mesmo ambiente que o mosto fermentando, não é medir a temperatura do mosto. E essa é a vantagem do poço térmico, medir a temperatura do mosto dentro do fermentador.
Uma opção ao poço térmico, é colar o sensor na parede do fermentador, isolando o lado do ambiente com isopor, ou qualquer outro isolante térmico. Eu faço o controle das minhas fermentações assim e já medi diferenças de mais de 2 graus entre a leitura do sensor (na parede do fermentador) e a temperatura do ambiente de fermentação.

Será que se colocar uma camada de pano e uma fita por cima isola bacana?
 
Tecido não costuma ser utilizado pra isolamento térmico...acho que até vai isolar um pouco melhor, mas se molhar já não vai ter o mesmo efeito.
Isopor é fácil de conseguir...Sempre tem alguém que comprou alguma coisa e veio protegida por isopor. Ou então em qualquer papelaria vc encontra...
 
Aonde vocês comprara os termostatos?

abs!

Se termostato você quer dizer o "controlador", em que vc seta a temperatura e ele aciona o sistema para refrigerar(geladeira)/aquecer(lâmpada). Eu utilizo um TIC-17 que comprei na Frigelar, em Porto Alegre. Mas existem diversas opções, como o STC-1000, por exemplo.
 
Pessoal quanto ao poço térmico, será que necessariamente precisa ser de inox? eu improvisei um de alumínio será que tem algum inconveniente em usar esse material? Tanto tempo em contato com o mosto, com álcool, será que não há migração de material não?
 
Pessoal quanto ao poço térmico, será que necessariamente precisa ser de inox? eu improvisei um de alumínio será que tem algum inconveniente em usar esse material? Tanto tempo em contato com o mosto, com álcool, será que não há migração de material não?
Eu não utilizaria. A acidez da cerveja, com o tempo, corrói o alumínio.

Eu sei disso porque já fiz chopeira com serpentina de alumínio, e uma vez esqueci com cerveja dentro (na serpentina) e ela furou em vários pontos.

No entanto, de acordo com meus testes, eu acho totalmente desnecessário usar poço termométrico em fermentadores até 50 litros. Basta deixar o sensor colado na parede com fita isolante. Se puder colocar um isolante térmico por cima, ajuda mais ainda (isopor, espuma, uma bucha de papel amassado, sacolas plásticas de supermercado amassadas, etc.

Abraço!
 
Cara, eu, la em casa, qnd ta em temperatura de fermentacao, coloco a geladeira em modo "refrigerador" no mais baixo de todos. Dessa forma demora mt pra baixar a temperatura, e qnd sobe, demora a descer tb. Colocando a diferença em 1ºC, o meu so varia +- 1. aidna vou fazer o poço termometrico e tal, mas por enquanto, tem servido bem
 
Usem um diferencial de 0.2 pessoal. Acreditem... isso NÃO vai fazer a geladeira ficar ligando e desligando toda a hora.

Ficar subindo e descendo 1 grau não é legal pra fermentação, vide livro Yeast, do Jamil e do Chris White (White Labs).

Abraço,
 
Back
Top