TIC-17 Aquecendo/Resfriando

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Edison

Well-Known Member
Joined
Feb 24, 2015
Messages
107
Reaction score
70
Location
SC
Boa tarde, pessoal. Antes de mais nada, vou aproveitar meu primeiro tópico para me apresentar ao grupo. Meu nome é Edison Sanfelice, sou de Blumenau e comecei, com dois amigos de Curitiba, a fazer a minhas primeiras brassagens no mês passado. "Rachamos" os equipamentos essenciais e aquilo que não pode ser transportado com facilidade fica em duplicata, aqui e em Curitiba.
Pois bem, aqui em BlumenHell é fácil atingir temperaturas elevadas ao longo do ano todo, e o TIC-17 RGTi Full Gauge consegue lidar na redução da temperatura quando necessário. O problema é que temos uma geladeira tradicional operando com termostato idêntico regulado para manter a temperatura entre 23~25 graus. Porém, esta geladeira está em Curitiba, e quem conhece o clima de lá sabe muito bem que a temperatura ambiente raramente é suficiente para atingir os 25 Celsius, mesmo em dias mais quentes.

Daí vem a minhas perguntas:

1- É possível adaptar alguma forma de aquecimento (Lâmpada incandescente, p.ex.) no mesmo TIC que continuará regulando o resfriamento da geladeira?
2- Se sim, alguém tem como dar as dicas como esquema de ligação, etc.?

Saudações.
 
@Edison, deu uma pesquisada no fórum? encontrei esse tópico aqui, com os esquemas: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403732

Respondendo à pergunta: sim é possível ligar um aquecimento. Ele funcionará sempre enquanto o resfriamento estiver desativado, e desligara quando o resfriamento ligar. Pra isso basta ligar o seu dispositivo de aquecimento na saída normalmente fechada.
 
Boa tarde, pessoal. Antes de mais nada, vou aproveitar meu primeiro tópico para me apresentar ao grupo. Meu nome é Edison Sanfelice, sou de Blumenau e comecei, com dois amigos de Curitiba, a fazer a minhas primeiras brassagens no mês passado. "Rachamos" os equipamentos essenciais e aquilo que não pode ser transportado com facilidade fica em duplicata, aqui e em Curitiba.
Pois bem, aqui em BlumenHell é fácil atingir temperaturas elevadas ao longo do ano todo, e o TIC-17 RGTi Full Gauge consegue lidar na redução da temperatura quando necessário. O problema é que temos uma geladeira tradicional operando com termostato idêntico regulado para manter a temperatura entre 23~25 graus. Porém, esta geladeira está em Curitiba, e quem conhece o clima de lá sabe muito bem que a temperatura ambiente raramente é suficiente para atingir os 25 Celsius, mesmo em dias mais quentes.

Daí vem a minhas perguntas:

1- É possível adaptar alguma forma de aquecimento (Lâmpada incandescente, p.ex.) no mesmo TIC que continuará regulando o resfriamento da geladeira?
2- Se sim, alguém tem como dar as dicas como esquema de ligação, etc.?

Saudações.

Cara, fazer cerveja em Curitiba depois de Abril/Maio é complicado mesmo. Lâmpada é uma boa e também aquelas cobertas térmicas (vende no aliexpress e morebeer.com).
 
Uma ale americana ou inglesa vai fermentar entre 17 e 19. So uma belga ou uma weiss com bastante banana tu vai qierer q chegue a 23. Eu nao uso 25 pra nenhuma.
 
Uma ale americana ou inglesa vai fermentar entre 17 e 19. So uma belga ou uma weiss com bastante banana tu vai qierer q chegue a 23. Eu nao uso 25 pra nenhuma.

@boscaini.

Estamos usando as especificações dos fermentos que compramos. Além disso, pegamos uma receita da Bodebrown que descreve uma fermentação "U-shape".
 
@boscaini.

Estamos usando as especificações dos fermentos que compramos. Além disso, pegamos uma receita da Bodebrown que descreve uma fermentação "U-shape".

Primeira vez que ouço o termo 'fermentação U-Shape'. Fale me mais sobre isso.
 
@boscaini.

Estamos usando as especificações dos fermentos que compramos. Além disso, pegamos uma receita da Bodebrown que descreve uma fermentação "U-shape".
@Edison, esqueça a "especificação técnica do fermento". Isso que diz no rótulo é uma faixa em que ele FERMENTA....... agora, fermentar quer dizer FUNCIONAR. Cada grau de temperatura faz diferença, e variação de temperatura durante a fermentação é algo que faz o fermento sofrer.

Ou seja, fermentar DIREITO é bem diferente que fermentar na faixa indicada na especificação. O livro Yeast é razoavelmente básico mas engloba bastante coisa sobre isso.

O que podes fazer simplesmente, pra não complicar, é colocar uma lâmpada dessas econômicas constantemente ligada dentro da geladeira. Algumas lâmpadas econômicas terão um gasto ridiculamente baixo (6 watts, por exemplo), e já geram calor suficiente para SIMULAR uma temperatura ambiente mais alta.

Veja bem, o objetivo aqui não é aquecer a cerveja, mas sim simplesmente simular uma temperatura ambiente mais alta, como se a tua cidade estivesse sempre ali pelos 25 graus......... e o bom é que isso seja feito de forma EXTREMAMENTE suave.

Abraço,
 
Não tenho a menor ideia. Tem que perguntar pra quem inventou :drunk:

Acredito que signifique uma fermentação que começa a uma temperatura alta, abaixa e aumenta novamente, de forma gradual e formando um gráfico na forma de um U (Temperatura X Tempo).
 

Latest posts

Back
Top