Tiago Giacomin - Vitória/ES

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagogiacomin

Active Member
Joined
Aug 11, 2014
Messages
30
Reaction score
5
Olá pessoal!

Sou de Vitória/ES e estou iniciando na aventura de produzir a própria cerveja!
Então quem for das proximidades e tiver afim de trocar idéias é só mandar uma mensagem.

Um abraço a todos e ótimas brassagens!
 
Oi Tiago, que bom mais gente de Vitória está aqui no forum. Quando pudermos vamos marcar para trocar cervejas e ideias.

Abraços
 
Olá Tiago e Cezario,

Eu sou de Cachoeiro e estou fazendo cerveja por aqui. Ontem fiz a terceira brassagem.

Devo levar umas garrafinhas pra Vix em breve e seria legal ouvir umas opiniões de outros cervejeiros.

Vamos manter contato.

Abraços,

Vander
 
Galera capixaba se reunindo ai. Sou de Nova Venécia, aqui no norte. Estou indo para a 5ª brassagem. Seja bem vindo Tiago.
 
E aí pessoal. Que tal colocarmos aqui as receitas que já fizemos para saber como está a produção?

As minhas:

1ª leva - ordinary bitter (essa já foi, comecei pela escola inglesa que é a minha preferida);
2ª leva - brown potter (apesar de não gostar tanto de cervejas escuras, resolvi fazer as duas primeiras na mesma escola mas em estilo diferente para treinar);
3ª leva - belgian blondie ale (essa ficou com mais de 6 ABV, quis fazer uma cerveja "forte", mas o s-33 me deu trabalho para atenuar);
4ª leva - wit/rose beer (para experimentar, cloquei já de hibisco e infusão de pimenta da jamaica. Foi também para agradar a patroa, hehehehe);
5ª leva - ESB (de volta ao estilo inglês, mas abusando mais do teor alcoolico);
6ª leva - blondie ale (essa é para a próxima brasagem, vou ousar colocar folha de coca junto com o lúpulo na fervura. Meu concunhado trouxe prá mim do Peru justamente para fazer uma cerveja. Ele disse que tomou várias lá com esse ingrediente)
 
Legal pessoal.

Eu fiz duas levas de Kölsch e domingo brassei rauchbier.

Abraços
Vander,

Teria como você me arrumar a receota da kölsch? Qual o volume que vocês fazem? Mais uma perguntinha, tem algum site que recomendam para a compra dos insumos?
 
Pessoal, pra não desvirtuar o tópico de apresentação e pra gente começar a criar uma comunidade cervejeira no ES, que tal mudarmos o assunto para um tópico específico voltado para nosso estado?

Tomei a liberdade e criei esse aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5090066#post5090066

Fiquem a vontade para postar por lá e vamos fortalecer essa cultura em nossa terra, abraços.
 
Vander,

Teria como você me arrumar a receota da kölsch? Qual o volume que vocês fazem? Mais uma perguntinha, tem algum site que recomendam para a compra dos insumos?

Oi Tiago,

Tem sim. É muito grande, mas veja abaixo.

Essa na verdade é uma receita do pessoal da Confraria do Marquês (RJ). Fiz o curso com eles.



Tipo: All grain

Ingredientes:
------------
Qtd Nome %/IBU
11.50 kg Pilsen (4.5 EBC) 92.0 %
1.00 kg Vienna 8.0 %
30.00 g Galaxy [14.50 %] - Fervura 60.0 min 21.9 IBUs
10.00 g Galaxy [14.50 %] - Fervura 40.0 min 6.4 IBUs
35.00 g Galaxy [14.50 %] - Fervura 0.0 min 0.0 IBUs

Parâmetros da Receita:
--------------------------
Litragem Pré-fervura: 58 l
Densidade Pré-fervura: 1.043 SG
Litragem Pós-fervura: 55 l
Litragem no fermentador: 51.5 l (divididos em 3 fermentadores com 17.1 litros cada um)
Litragem para engarrafar: 50 l
Densidade Original (Original Gravity ou OG): 1.050 SG
Densidade Final (Final Gravity ou FG): 1.013 SG
Cor estimada: 8.5 EBC
IBU estimado: 28.6 IBUs
Graduação alcoólica estimada: 4.8 %
Eficiência prevista: 70.00 %
Tempo de fervura: 75 minutos

Fermentação/ maturação/ envase:
-------------------------
Fermentação primária: 5 dias a 18 graus
Fermentação secundária: 7 dias a 18 graus
Maturação: 7 dias a 10 graus
Decantação (momento pré-envase): 5 dias a 1 grau
Envase (carbonatação): 10 dias a 18 graus
Maturação final: pelo menos 5 dias em temperatura de consumo (qualquer coisa entre 0 e 5 graus)
 
Pessoal sou de Jaguaré, ES, estou indo para minha quarta brassagem nesse proximo fim de semana, uma blond Ale
Aos capixabas forte abraço e meu contato para que possamos conversar melhor
[email protected]
Face Felipe Carlos Schwambar
 
Oi Felipe,

Legal ter mais capixabas por aqui. Dá um toque se vier a Cachoeiro. Vai ser legal trocar experiência e pq não umas garrafas também! rsrs
 

Latest posts

Back
Top