Teste Iodo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Boa noite, fiz esse fim de semana minha primeira brassagem , fiz a mostura por 60 min controlando a temperatura entre 65 e 67 graus , após esse tempo fiz o teste do iodo , ele não reagiu muito com o mosto, então fiz a ultima rampa a 78 graus por 15 mim , por curiosidade fiz um novo teste de iodo, e dessa vez o iodo reagiu muito com o mosto, não sei se isso é normal , alguém poderia me ajudar?

obrigado
 
Cara tem que ver se não esta levando resíduos de malte para o teste, se tiver pedaços de malte o teste vai dar positivo para o amido.
 
Acrescentando ao que o Gilba falou, tenho a opinião de que o teste do iodo está um pouco distante de ser preciso, ainda mais para um cervejeiro caseiro, que tem dificuldades de homogeneizar 100% do mosto para fazer o teste. Focaria em fazer 90min de sacarificação para garantir o máximo de conversão, obviamente atentando à temperatura certa. Mas se você quer fazer o teste para ter mais tranquilidade, evite partes sólidas na amostra e tente mexer o mosto por uns 2min para pegar uma amostra bem homogênea.

O que eu faço quando testo é mexer o mosto por esse tempo e, quando tiro a colher de dentro da panela, deixo ela escorrer um pouco e coleto a amostra ali. Costuma vir bem "limpa" essa amostra.
 
Back
Top