Teste do iodo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermefighera

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
54
Reaction score
12
Pessoal,
Nem sempre consigo dar ok no meu teste do iodo. Costumo esticar um pouco mais as rampas decido a isto por medo de nao extrair o necessário.
Todos aqui usam como referencia o iodo e acham ele essencial para uma cerveja "correta"?
Minhas certas costumam sair dentro do planejado, mesmo esta estapa nao dando ok.
Valeu!
 
Eu quase nunca uso o iodo, confio sempre nas enzimas hahhaa

Mas tem gente que adiciona muito iodo e aí o que prevalece é a cor do iodo. O indicado é usar uma única gotinha, que aí fica perceptível a reação.
 
Nunca usei iodo... eu provo o mosto, se tá doce após 40 min, deu.
 
Eu sempre uso o iodo para verificar o andamento da conversão mas não acho que seja mandatório no processo.
É apenas mais um controle e deve ser considerado em conjunto com outras referências (tempo, dulçor do mosto, rampas, etc...).
 
Eu dificilmente uso porque gosto de fazer mosturações longas, tipo 1h30, então sempre converte tudo.

Só atente para o seguinte:

1) Se o teste do Iodo não passou, tu tens CERTEZA que ainda NÃO CONVERTEU.

2) Se o teste passou, mesmo assim, isso NÃO TE DÁ certeza que converteu tudo pois tu podes ter pego uma amostra de uma parte da panela onde já esteja tudo convertido, e em outra parte não. No geral tá ok, mas já vi isso acontecer VÁRIAS vezes.

É por isso que eu sempre recomendo uma mosturação mais longa, mas entendendo quem queira fazer a coisa o mais rápido possível. Eu vou com calma nessa parte. :)

Abraço!
 
Last edited:
E mesmo estando doce, pode não ter convertido 100%. Não custa nada fazer o teste e é rápido.
 
Aproveitando o tópico, estou com a impressão de demorar muito para a conversão utilizando a rampa de 62ºC, fico lutando para deixar o máximo possível no 62º mas acabo sendo vencido pelo cansaço e aumentando para 65... e ai vai. É comum essa demora quando focamos em 62? Sempre finalizo com um pouco de 68 ou até mesmo72 dependendo do estilo, dando preferências nas rampas de acordo com o estilo da cerveja. Abraços
 
MCmelo,
Cara é normal sim, uma conversão utilizando 62º demora bem mais que uma de 65, acredito que a 62º leve em torno de 2 hrs ou mais uma boa conversão.
Abraço

Pedro Buffon
 
Obrigado Pedro, estava realmente ficando preocupado com isso. Tem muita diferença em fazer o mash principal com 62 ou 65? levando em conta que não seria rampa única.
 
Que proporção de agua está usando na brassagem Kurt?

Eu faço a parada proteica em 52°C com uma proporção de 2:1 (e se tiver rampas anteriores uso a mesma proporção água/malte), depois adiciono água quase fervente para levar a mistura para 65°C o que resulta em uma proporção de 3:1.
 
Back
Top