termômetro ou sonda do termostato? Em qual temperatura confiar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Amigos, estou em dúvida em relação à que temperatura confiar. Fui comprar um termostato da full gauge mas como não tinha o tic-17, o vendedor disse pra eu levar o modelo MT-512ri q seria mesma coisa. Enfim, comprei e já fiquei ressabiado pq a sonda, ao invés de ser de inox como do tic-17, é de plástico. Mas a questão foi q quando coloquei a sonda na geladeira e, ao lado, um termômetro digital (chinês, é verdade, mas que parece bastante sensível, ele é tipo um espeto de inox), a diferença de temperatura entre eles foi de quase 2 graus.

Li no forum da full gauge que existe como recalibrar o termostato manualmente caso haja erro na leitura utilizando um termômetro bem confiável. Na opinião de vcs, eu devo confiar em que leitura?

Obrigado pela ajuda e um abraço!
 
Tive um problema parecido hoje, meu TIC17 tinha diferença de 1.5-2 graus do meu termometrodigital na mostura, e eu colocava os dois sensores um colado no outro.

Em temperaturas mais baixas(testei na minha mão), a diferença era menor. Fiquei bem confuso.

Se a sonda do seu termostato aguentar 100 graus, experimenta medir água fervendo, deveria estar por volta dos 100 graus.
 
Não da pra tirar prova com numero par, precisa de mais um para desempatar o negocio
 
Eu calibro colocando vários termômetros dentro de um copo/jarra com água.

Na real, pelo menos pra mim, mais importante do que eles estarem corretos, é estarem todos iguais.

Abraço,
 
Esses dias testei em várias temperaturas, em um copo com água, com quatro termômetros da china com sensor remoto, um de espeto e um termostato digital. Os chineses ficavam sempre próximos entre si, menos um deles. Os outros com diferença de um grau, em temperatura mais alta chegando a dois...

Enfim, estou achando vantagem usar sempre o mesmo termômetro pra cada finalidade, observar os resultados e ajustar pra cima ou pra baixo na próxima vez de acordo com o resultado observado. Estou desacreditado hahaha
 
Eu já comentei do meu caso...

Comprei um controlador xing-ling. Na etiqueta dele diz usar um tipo de sensor NTC (existem sensores NCT com beta diferentes...), ele veio com o sensor com o beta que diz na etiqueta do controlador, mas o controlador internamente funciona com outro beta! Só descobri isso num laboratório com um padrão calibrado pelo Inmetro.
Só pra ficar mais facil de entender, o beta do sensor dá uma característica diferente na resposta de temperatura do sensor NTC. Por, ex.: um NTC 10K tem 10Kohm a 25 graus, independendo do beta dele. Mas a relação dele é exponencial, e não linear. Então o erro pode estar zero numa temperatura e 20graus em outra.

O meu, com o sensor errado, dava 3,5graus quando era pra dar zero. Em 10graus ele dava 12,3. Em 30 graus ele dava 29,7. Em 100graus ele dava 88,4!!!
Se eu fosse corrigir isso pelo parâmetro de calibração do controlador, seria impossivel. Esse parâmetro só serve quando o erro é o mesmo em toda a faixa.

Quando coloquei o sensor com o beta certo (por sorte tinha um em casa na sucata, não lembro de onde), vejam como ficou (sem alterar a calibração do controlador, só botando o sensor certo):
Em 0grau, deu 0.0. Em 10graus deu 9.9. Em 30graus deu 29.9. Em 60 graus deu 60.0. Em 90 graus deu 90.2.

Vejam que o erro era exponencial porque o sensor estava errado. Só em colocar o sensor correto, o erro ficou quase zero em toda a faixa.

Isso porque comprei um controlador xing-ling de 12 dólares, mas isso seria "inadmissível" num sensor de marca. Acontece que muita gente não sabe que existem vários tipos de sensor NTC 10k, e eles são visivelmente idênticos.

Enfim, se ver que o erro tá com um comportamento parecido com o que eu mostrei, considere trocar o sensor. No Aliexpress vende NTC de vários beta diferentes, e são muito baratos.

Não sei se consegui ser claro, qualquer dúvida estamos aí.
 
Valeu, amigos. Coloquei uma jarra plástica com água, dois termômetros chinas (um analógico e outro um espeto inox digital) e prendi a sonda na lateral da jarra. A variação de temp chegou a 2°C entre os termômetros (que estavam iguais) e a sonda. Mesmo sabendo q não é prudente fazer, mergulhei a sonda na água e aí a temp medida por ela foi igualzinha aos termômetros. Como vou usar um poço termométrico dentro do balde fermentador, acho q a temp será medida corretamente.
Mas aí surgiu outra questão pra mim. Mesmo "setando" a offset=0 e a dif=0.2, se defino como temp 18°C, por ex, o motor liga corretamente assim q a temp atinge 18,2°C mas, mesmo desligando ao baixar para 18.0, ele fica ligado tempo suficiente para a temp ir baixando, chegando à 17,7°C. Em outras geladeiras q uso o tic-17 e não esse mt-512ri, as temps "setadas" conseguem ficar mais estabilizadas. Existe algum ajuste que eu possa fazer nas configurações para reduzir essa variação?
 
Eu já comentei do meu caso...

Comprei um controlador xing-ling. Na etiqueta dele diz usar um tipo de sensor NTC (existem sensores NCT com beta diferentes...), ele veio com o sensor com o beta que diz na etiqueta do controlador, mas o controlador internamente funciona com outro beta! Só descobri isso num laboratório com um padrão calibrado pelo Inmetro.
Só pra ficar mais facil de entender, o beta do sensor dá uma característica diferente na resposta de temperatura do sensor NTC. Por, ex.: um NTC 10K tem 10Kohm a 25 graus, independendo do beta dele. Mas a relação dele é exponencial, e não linear. Então o erro pode estar zero numa temperatura e 20graus em outra.

O meu, com o sensor errado, dava 3,5graus quando era pra dar zero. Em 10graus ele dava 12,3. Em 30 graus ele dava 29,7. Em 100graus ele dava 88,4!!!
Se eu fosse corrigir isso pelo parâmetro de calibração do controlador, seria impossivel. Esse parâmetro só serve quando o erro é o mesmo em toda a faixa.

Quando coloquei o sensor com o beta certo (por sorte tinha um em casa na sucata, não lembro de onde), vejam como ficou (sem alterar a calibração do controlador, só botando o sensor certo):
Em 0grau, deu 0.0. Em 10graus deu 9.9. Em 30graus deu 29.9. Em 60 graus deu 60.0. Em 90 graus deu 90.2.

Vejam que o erro era exponencial porque o sensor estava errado. Só em colocar o sensor correto, o erro ficou quase zero em toda a faixa.

Isso porque comprei um controlador xing-ling de 12 dólares, mas isso seria "inadmissível" num sensor de marca. Acontece que muita gente não sabe que existem vários tipos de sensor NTC 10k, e eles são visivelmente idênticos.

Enfim, se ver que o erro tá com um comportamento parecido com o que eu mostrei, considere trocar o sensor. No Aliexpress vende NTC de vários beta diferentes, e são muito baratos.

Não sei se consegui ser claro, qualquer dúvida estamos aí.

E como descobriu qual o tipo do sensor para o seu controlador?

Valeu!
 
@gabrielcalo, como eu levantei a curva de temperatura x resistência do sensor, pesquisei na internet as curvas de diversos beta de NTC e vi que um deles (bem comum) casava com o levantamento q fiz.
Quando botei o sensor foi só conferindo e os valores batendo.
 
Back
Top