Terceira Brassagem - American IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Grando

Active Member
Joined
Nov 17, 2015
Messages
37
Reaction score
2
Fala pessoal. Estou indo para a terceira brassagem e a cada dia ficando mais viciado com tudo, hehehe.

Gostaria de uma ajuda para fazer uma American IPA. A minha receita é baseado em uma do Jamil e Joe Palmer. Coloque no BeerSmith. Segue:

- American IPA - 5 L
OG: 1,077
FG: 1,018
ABV: 7,82
IBU: 60,5
Color: 13,9

- Malte:
Pale Ale 1,5 kg (não sei qual usar)
Crystal 30 g (com 78,8 EBC)
Crystal 120 g (com 19,7 EBC)
Munich 90 g

- Lúpulo:
Horizon 8,5 g com 60 min (não achei na loja do Lamas e gostaria de substituir por Magnum)
Centennial 8,5 g com 10 min
Simcoe 8,5 g com 5 min
Amarillo 7,5 g com 0 min

- Fermento:
US-05. Fermentar por 7 dias e maturar por mais uns 7 dias a 19 graus.

Bom, vamos para as dúvidas:

1) Na receita fala em malte Pale Ale. Na loja que eu compro tem alguns tipos. Achei o Marris Otter Mutons. Pode ser esse? Achei difícil escolher e não tenho muita base

2) Posso trocar o lúpulo Horizon pelo Magnum? O próprio BeerSmith sugere essa troca na falta de algum deles. Acho q sem problema né?

3) Na receita não fala nada de dry hopping. Vale a pena fazer? A maioria das receitas de American IPA q vi na internet faziam. Acho q talvez seja demais para minha terceira brassagem. Caso contrário, com qual Lúpulo e em q quantidade?

4) Na receita fala em dois tipos de malte cristal. Isso está relacionado com o EBC do malte? Devo procurar maltes com o EBC parecido? É um malte mais para dar coloração na cerveja?

Bom, mais uma vez obrigado pela ajuda de todos. Estou aprendendo cada vez mais nesse forum.
 
Maris Otter não, é um malte usado muito em cervejas inglesas e ele tem uma característica muito forte pra uma IPA. Até rola, só vai ser um resultado diferente e imagino que a receita original não contava com isso, era um malte base mais neutro mesmo. Tem da Castle Malting(Chateau), Weyermann, BestMalz, são boas opções. Dá pra usar algum malte Pilsen também, resultado diferente mas menos gritante que um Maris Otter.

Poder trocar pode, mas cada lúpulo tem seu sabor, mesmo quando usado pra amargor, há diferenças, o Magnum é bem neutro, se o objetivo do Horizon for dar amargor de forma neutra pode ser uma boa troca sim.

Vale a pena fazer se você gostar do aroma que o dry hopping dá, é bem legal, fica bem forte e fresco, eu recomendaria fazer até pra experimentar, não tem muito mistério. Qual escolher é pessoal... quanto mais pro fim da fervura mais focado no aroma a adição de lúpulo é, se você quiser evidenciar mais o Amarillo pode por ele, ou o Simcoe, ou o Centennial... ou uma mistura dos três. Você que sabe, são todos boas opções. O que mais vejo recomendado é 30-60g/20 litros, mas vejo direto americanos usando 120-240g/20l e o céu é o limite, quanto mais usar mais intenso vai ficar o aroma, também é pessoal.

Malte crystal e caramelo são a mesma coisa(a forma como são malteados e tal), a diferença da cor é que foram mais ou menos "queimados". Tem diferença sim de marca pra marca, mas eu costumo ligar pouco pra isso a não ser que esteja fazendo um estilo típico de X ou Y país, aí tento pegar um específico, mas fora isso é experimentar e ver o que você gosta... qualquer caramelo nas cores pedidas vai chegar próximo o suficiente do que a receita pretende.
 
Maris Otter não, é um malte usado muito em cervejas inglesas e ele tem uma característica muito forte pra uma IPA. Até rola, só vai ser um resultado diferente e imagino que a receita original não contava com isso, era um malte base mais neutro mesmo. Tem da Castle Malting(Chateau), Weyermann, BestMalz, são boas opções. Dá pra usar algum malte Pilsen também, resultado diferente mas menos gritante que um Maris Otter.

Poder trocar pode, mas cada lúpulo tem seu sabor, mesmo quando usado pra amargor, há diferenças, o Magnum é bem neutro, se o objetivo do Horizon for dar amargor de forma neutra pode ser uma boa troca sim.

Vale a pena fazer se você gostar do aroma que o dry hopping dá, é bem legal, fica bem forte e fresco, eu recomendaria fazer até pra experimentar, não tem muito mistério. Qual escolher é pessoal... quanto mais pro fim da fervura mais focado no aroma a adição de lúpulo é, se você quiser evidenciar mais o Amarillo pode por ele, ou o Simcoe, ou o Centennial... ou uma mistura dos três. Você que sabe, são todos boas opções. O que mais vejo recomendado é 30-60g/20 litros, mas vejo direto americanos usando 120-240g/20l e o céu é o limite, quanto mais usar mais intenso vai ficar o aroma, também é pessoal.

Malte crystal e caramelo são a mesma coisa(a forma como são malteados e tal), a diferença da cor é que foram mais ou menos "queimados". Tem diferença sim de marca pra marca, mas eu costumo ligar pouco pra isso a não ser que esteja fazendo um estilo típico de X ou Y país, aí tento pegar um específico, mas fora isso é experimentar e ver o que você gosta... qualquer caramelo nas cores pedidas vai chegar próximo o suficiente do que a receita pretende.

Eu já acho o Maris Otter um excelente malte para IPAS, já fiz single malt de Maris excelente para o meu gosto. A Fuller usa Maris Otter na grande maioria de suas cervejas, a Perro Libre aqui de Porto Alegre também faz ótimas IPAs com Maris Otter.
 
Eu só uso Maris Otter em minhas IPAs... Otimo malte...somente estou fazendo com single malt com 90 minutos a 64 graus....
 
Eu já acho o Maris Otter um excelente malte para IPAS, já fiz single malt de Maris excelente para o meu gosto. A Fuller usa Maris Otter na grande maioria de suas cervejas, a Perro Libre aqui de Porto Alegre também faz ótimas IPAs com Maris Otter.

Perro libre ja hanhou varios premios com suas IPAs single malt com Maris Otter...brewdog usa Maris e aí vai...como diz a Perro Libre...solte a colera...
 
Valeu demais galera. É o único malte que tinha na loja do Lamas aqui perto de casa. Acho q vou tentar com ele mesmo.

Acho q vou tentar fazer sem o dry hopping. Depois na próxima leva eu faço com para ver a diferença. Ou faço duas levas de 5 L, uma com e outra sem para ver as diferenças.

Depois posto fotos!! Obrigado a todos!
 
Valeu demais galera. É o único malte que tinha na loja do Lamas aqui perto de casa. Acho q vou tentar com ele mesmo.

Acho q vou tentar fazer sem o dry hopping. Depois na próxima leva eu faço com para ver a diferença. Ou faço duas levas de 5 L, uma com e outra sem para ver as diferenças.

Depois posto fotos!! Obrigado a todos!

Eu tbm faço levas de 5 litros para realizar testes...é otimo fazer isso, pois voce evita testar levas grandes...tenho 4 baldinhos de 4,5 litros fermentando....todos com Maris otter, com mash a 64 graus, porem com lupulos diferentes, assim voce consegue ir conhecendo melhor cada perfil de lupulo.
 
Fala pessoal. Estou indo para a terceira brassagem e a cada dia ficando mais viciado com tudo, hehehe.

Gostaria de uma ajuda para fazer uma American IPA. A minha receita é baseado em uma do Jamil e Joe Palmer. Coloque no BeerSmith. Segue:

- American IPA - 5 L
OG: 1,077
FG: 1,018
ABV: 7,82
IBU: 60,5
Color: 13,9

- Malte:
Pale Ale 1,5 kg (não sei qual usar)
Crystal 30 g (com 78,8 EBC)
Crystal 120 g (com 19,7 EBC)
Munich 90 g

- Lúpulo:
Horizon 8,5 g com 60 min (não achei na loja do Lamas e gostaria de substituir por Magnum)
Centennial 8,5 g com 10 min
Simcoe 8,5 g com 5 min
Amarillo 7,5 g com 0 min

- Fermento:
US-05. Fermentar por 7 dias e maturar por mais uns 7 dias a 19 graus.

Bom, vamos para as dúvidas:

1) Na receita fala em malte Pale Ale. Na loja que eu compro tem alguns tipos. Achei o Marris Otter Mutons. Pode ser esse? Achei difícil escolher e não tenho muita base

2) Posso trocar o lúpulo Horizon pelo Magnum? O próprio BeerSmith sugere essa troca na falta de algum deles. Acho q sem problema né?

3) Na receita não fala nada de dry hopping. Vale a pena fazer? A maioria das receitas de American IPA q vi na internet faziam. Acho q talvez seja demais para minha terceira brassagem. Caso contrário, com qual Lúpulo e em q quantidade?

4) Na receita fala em dois tipos de malte cristal. Isso está relacionado com o EBC do malte? Devo procurar maltes com o EBC parecido? É um malte mais para dar coloração na cerveja?

Bom, mais uma vez obrigado pela ajuda de todos. Estou aprendendo cada vez mais nesse forum.

Eu também compro insumos no Lamas, e acho que lá não tem Crystal 30L...acho que só 110L e 150L, mas dá uma perguntada...

se caso não tiver, dá pra aumentar o Munich ou usar o Amber da Muntons
 
assisti os vídeos deles são 8, muito explicativo gostei ainda disponibilizaram a receita.
 
Oi...estou estudando para fazer a minha primeira brassagem e se todo meu equipamento chegar até sexta, iniciarei esse fim de semana.

Irei começar com uma IPA, utilizando a receita que vi nessa websérie.

Sugiro que dê uma olhada: https://www.eisenbahn.com.br/cervejafeitaemcasa/#!/home

Se eu não me engano eles ensinam algumas coisas nesses vídeos que não são bem certas ou dispensáveis para caseiros. Não achei agora o que seria. Mas digo para ter cuidado e filtrar bem o que vê.
 
Quanto a substituição pelo Magnum, eu uso ele nas minhas receitas de APA e acho ele bastante neutro. Ele puxa um pouco pro apimentado. Procura o hopschart no google que você pode tentar definir algum outro que te agrade.
 
Por isso vale a pena pesquisar várias fontes.
Mas os vídeos são bem explicativos e o nível de detalhamento é bom para quem está começando, como é o meu caso.
 
Bem legal! Valeu!
Vou brassar a minha IPA neste fds! Demorei para conseguir os ingredientes!!

Não estava conseguindo os maltes aí achei essa tabela bem legal de equivalência dos maltes! Vale a pena conferir! Acabei substituindo e arrumando a minha receita:

http://brew.is/files/malt.html
 
Valeu demais galera. É o único malte que tinha na loja do Lamas aqui perto de casa. Acho q vou tentar com ele mesmo.

Acho q vou tentar fazer sem o dry hopping. Depois na próxima leva eu faço com para ver a diferença. Ou faço duas levas de 5 L, uma com e outra sem para ver as diferenças.

Depois posto fotos!! Obrigado a todos!

Sugestão: se for usar Maris Otter, pega leve com os maltes especiais, senão vai ficar muito adocicado/caramelado e o amargor vai tender a se perder. Eu diria pra usar um pouco de apenas 1 especial pra corrigir a cor.

Abraço!
 
Nada contra o Maris Otter galera... mas o post original falava de uma receita, de dois americanos, em que só constava "pale malt". Eles sempre especificam se for Maris Otter ou pelo menos dizem English Pale Malt.

PRA RECEITA, não vai dar o resultado que os criadores dela esperavam, e seguir receita é isso. Só pra explicar da onde vim com meu post, não duvido nada que uma IPA com Maris Otter fique maravilhosa, a punk IPA é uma delícia.
 
Fala pessoal!! Finalmente terminei a minha terceira brassagem!! Mas agora, nas minhas duas últimas brassagens, comecei a usar um refratometro para medir a densidade. E os problemas apareceram...

Estou tento baixa OG. Esta minha IPA era para ter uma OG de 1,077. O máximo que consegui foi 1,060. Bem abaixo do que era o planejado. Dei uma boa lida aqui no forum e encontrei várias coisas legais, mas não sei realmente qual pode ser o meu problema. Seguem os fatos:

- Usei dois galões de 5L de água com ph de 7,20. Vi no forum que o pH mais alto pode alterar a OG. Mas alteraria tanto assim? Esse pode ser o problema? A quantidade de água para brassagem e lavagem foram as referidas pelo BeerSmith (uns 4L para brassagem e uns 6L para lavagem).

- Meu kit de 5L é do Lamas. No site deles vem a configuração para o BeerSmith. Só que vem com uma eficiência de 71%. A minha eficiência dessa IPA, calculada pelo brewer's friend foi de 53%. Ou seja, para essa eficiência baixa teria que usar bem mais malte.

- Para moer os grãos estou usando um moedor elétrico do Lamas, na própria loja de SP. A moagem fica bem legal. Quase todos os grãos quebrados e alguns raros grãos inteiros. Será que devo moer mais? Fica pouca farinha. Não estou tento problema com muito sedimento na minha cerveja. Uso um bazooka e a recirculação limpa bem ela. Seria melhor moer mais, com mais farinha?

- Estou medindo a densidade com refratometro calibrado.

Está realmente frustrante. Acho q não estou cometendo erro de técnica na brassagem. Deixo a temperatura a maior parte do tempo constante. Meu fogo é bom, ferve muito bem. Alguém pode dar uma ajuda?

No final a minha IPA já está há uma semana no fermentador. Provei ela hoje e o gosto está muito bom. Isso pelo menos ficou bom, hehehe. Acho q está com um bom corpo, mas pouco alcool. A fermentação já acabou (duas medidas seguidas pelo refratometro iguais). Sei que ele não é bom para mediar a FG, mas segundo cálculo corrigido tá dando uma FG de 1,017, que era a esperada para a minha IPA.

Valeu, abc
 
Não! Fiz a brassagem por 1:30h, como vi o Guether falando em um post aqui uma vez! Será q é isso?
 
Qual foi o método da lavagem? John Palmer disse em um podcast que quando se usa bazooka o ideal é fazer a lavagem usando batch sparge. O fly sparge é bom quando se tem fundo falso...
 
Qual foi o método da lavagem? John Palmer disse em um podcast que quando se usa bazooka o ideal é fazer a lavagem usando batch sparge. O fly sparge é bom quando se tem fundo falso...

Consegui um aumento considerável de eficiência, fazendo a lavagem em 3 lotes, sugeridos pelo Beersmith, ajustando o percentual do lote em 55%...

Esvazio a tina...

Coloco um lote, mexo o mosto com a água e aguardo 15 min...

Esvazio e repito o processo com 2 lotes subsequentes...

Se alguém já procedeu dessa forma e já possui resultados, informe por favor se causou algum off-flavor.

Pois lavagem em excesso pode extrair muitos taninos e causar adistringência.

Não senti ao provar o mosto fresco, mas posto o resultado após a cerveja pronta.

Minha eficiência da primeira brassagem foi de 68% e da segunda, 76%

Ah...mais uma coisa...usei 1,8% de malte acidificado, que ajuda a diminuir o pH...

Na lavagem meu pH tem sido em torno de 6,5
 
então, eu uso batch sparge com bazooka. minha eficiência continua muito baixa, por volta de 50%.
A última coisa q me resta é tentar usar uma água mais ácida. Geralmente usa uma com pH de 7.

Só para atualizar, essa minha IPA ficou sensacional! A melhor cerveja q eu já fiz. Já tinha feito duas weiss, mas nem se compara o q obtive com essa ipa.

Me lembrou a IPA Madalena. Logo posto fotos!
 
então, eu uso batch sparge com bazooka. minha eficiência continua muito baixa, por volta de 50%.
A última coisa q me resta é tentar usar uma água mais ácida. Geralmente usa uma com pH de 7.

Só para atualizar, essa minha IPA ficou sensacional! A melhor cerveja q eu já fiz. Já tinha feito duas weiss, mas nem se compara o q obtive com essa ipa.

Me lembrou a IPA Madalena. Logo posto fotos!

Também uso bazooka e no meu caso a diferença de eficiência com batch ou fly sparge é de apenas poucos pontos percentuais. Com 50% apenas eu acho que seu problema pode ser mais na moagem.
 
Consegui um aumento considerável de eficiência, fazendo a lavagem em 3 lotes, sugeridos pelo Beersmith, ajustando o percentual do lote em 55%...

Esvazio a tina...

Coloco um lote, mexo o mosto com a água e aguardo 15 min...

Esvazio e repito o processo com 2 lotes subsequentes...

Se alguém já procedeu dessa forma e já possui resultados, informe por favor se causou algum off-flavor.

Pois lavagem em excesso pode extrair muitos taninos e causar adistringência.

Não senti ao provar o mosto fresco, mas posto o resultado após a cerveja pronta.

Minha eficiência da primeira brassagem foi de 68% e da segunda, 76%

Ah...mais uma coisa...usei 1,8% de malte acidificado, que ajuda a diminuir o pH...

Na lavagem meu pH tem sido em torno de 6,5

Estou fazendo com batch sparge pela segunda vez. A minha primeira apresentou uma certa adstringência, mas ainda não engarrafei para saber se realmente isso vai acontecer. A segunda estou brassando agora! rs
Ambas tiveram uma eficiência maior do que a do fly sparge, mas eu faço em 02 lotes subsequentes pq li em algum lugar que aumenta a eficiência. Amanhã coloca a fonte!
 
Back
Top