tempo para brassagem em levas menores

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Alguém que brasse entre 5 e 10 litros sabe me informar qual é o tempo costumeiro de uma brassagem? Considerando que para se atingir rampas com um menor volume deve ser mais rápido gostaria de ter ideia do tempo gasto.
 
Acho este lance de tempos MUITO relativo.
depende de cada cervejeiro e como ele tem sua estrutura e processos organizados.
Ja fiz levas de 20 litros em 5 horas, e também ja fiz em 10 horas.
Mas de modo geral, acredito que em menos de 4 horas seja praticamente impossível pro cara fazer as rampas, ferver, resfriar e limpar tudo
 
Eu faço normalmente 10L.

Começo organizando tudo e devo levar uns 20min (contando que já estou com malte moído, pois compro assim).
Coloco a água para aquecer, que deve levar uns 20min também. Adiciono o malte (estou descrevendo um processo com parada única) e faço a parada de normalmente 90min.
Elevo a temperatura para o mashout, que demora 10min.
Deixo 10min recirculando.
Retiro o bagaço e deixo escorrendo, enquanto isso já vou elevando a temperatura para fervura.
Para iniciar a fervura demora 30min.
Ferve durante 60min.
Faço o whirlpool e começo a resfriar. O resfriamento demora 30min.
Transfiro calmamente para o fermentador, que demora mais uns 30min.
Enquanto transfiro limpo o que é possível.
Fermentador vai para a geladeira e adiciono o fermento algumas horas depois.

Somando tudo, se der tudo certo, 300min, ou seja, 5horas... Mas normalmente as coisas não dão tão certo, rhehehe
 
Tbm faço seguido levas de 10L.

Demoro em torno de 5-6h para todo o processo. Considerando que o malte já está moido no dia anterior.

Mas com 6h de trabalho já está no balde fermentador finalizado o processo todo.

Uso BIAB p levas menores.

Abraço
 
É... eu faço levas de 20L, cheguei a pensar em fazer levas menores pra economizar um pouco de tempo... mas pelos relatos achei que nao compensa tanto rsrsrs.
O bom é que deve ser menos cansativo né, as rampas são mais rápidas, panelas menores, etc...
mas vale a pena gastar uma horinha a mais e ter o dobro de cerveja!
 
hoje faço levas que resultam em 50 litros no fermentador, estou querendo fazer essas levas menores para experimentar um poucos mais, poder fazer receitas diferentes e caso aprove o resultado levar para as panelas maiores.
 
Hoje eu faço 5 litros e gasto 4 horas brincando...

Estou montando uma panela elétrica pra tirar 20 litros pq o trampo é o mesmo...

Da ultima leva, depois de 4 horas na função e um mês pajeando a fermentação saíram míseras 8 garrafas...

Duas sentadas e só me restaram duas...

É muito trabalho pra pouco "divertimento"...

Mas Vou manter minha panelinha pras experiências...
 
Essa questão do tempo x tamanho da leva é complicada. Levas menores tem a vantagem de mais agilidade nas elevações de temperatura e só. Eu faço levas de 65 litros com HERMS e gasto de 6 a 8 horas, das quais apenas umas 2 são pesadas, o restante, passo bebendo! E sempre com pelo menos 100 garrafas de 600ml!

Abraços
 
Back
Top