Tempo de Fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pabhlo

Member
Joined
Jan 3, 2017
Messages
20
Reaction score
0
Pessoa, surgiu uma dúvida:

Realizo Whirpool logo após a fervura e deixo descansar por 20 minutos. Após esse tempo utilizo o chiller contrafluxo para resfriamento.

A dúvida é a seguinte: Após o desligamento da chama o mosto ainda quente, continua "fervendo" mosto. Dessa forma aumentaria o tempo de fervura do mosto e consequentemente o amargor (maior tempo de fervura = maior IBU). Tenho que considerar esse tempo como fervura e alterar o tempo das adições dos lúpulos? Qual seria o tempo médio a ser considerado? (Qto tempo o mosto ainda continua em fervura após o desligamento da chama)?

Abrs.
 
No beersmith, onde você configura o seu equipamento, tem uma opção que você marca para levar esse fator em consideração. Se você resfriasse o mosto logo após desligar o fogo não seria necessário considerar esse aumento de IBU. Não sei te responder em quais tempos você deveria ajustar as adições dos lúpulos para corrigir o IBU levando em consideração esse tempo a mais em que o mosto quente fica extraindo IBU.

Espero ter ajudado!
 
Resfrie logo que terminar a fervura, esse tempo a mais com mosto quente vai te fazer perder os aromas do lúpulo adicionado no final da fervura.
Faça o whirpool enquanto resfria se conseguir ou depois de resfriado já.
 
Resfrie logo que terminar a fervura, esse tempo a mais com mosto quente vai te fazer perder os aromas do lúpulo adicionado no final da fervura.
Faça o whirpool enquanto resfria se conseguir ou depois de resfriado já.
 
Mas não consigo resfriar de imediato pois utilizo chiller de contra fluxo... :(
 
Mas não consigo resfriar de imediato pois utilizo chiller de contra fluxo... :(
Por que vc não consegue resfriar de imediato? Faz o básico: WHirpool 20 minutos antes de terminar a fervura. Eu montei um chiller de contrafluxo que aprendi aqui no fórum. Funciona perfeito de 100ºC para 35ºC de imediato. Quanto menos inventar nessa hora, melhores resultados.
Pensa comigo. Você tem toda a etapa de elaboração da receita e toda a maturação pra inventar coisas diversas. A hora de fervura e de fermentação são meio sagradas. Mas tb nada impede de tentar, correndo riscos de perdas integrais!!! Boa sorte aí.
 
Por que vc não consegue resfriar de imediato? Faz o básico: WHirpool 20 minutos antes de terminar a fervura. Eu montei um chiller de contrafluxo que aprendi aqui no fórum. Funciona perfeito de 100ºC para 35ºC de imediato. Quanto menos inventar nessa hora, melhores resultados.
Pensa comigo. Você tem toda a etapa de elaboração da receita e toda a maturação pra inventar coisas diversas. A hora de fervura e de fermentação são meio sagradas. Mas tb nada impede de tentar, correndo riscos de perdas integrais!!! Boa sorte aí.
Não entendi bem a ideia de fazer o whirlpool antes de terminar a fervura. A intenção do whirlpool é fazer com que boa parte do sedimento do mosto se assente no centro do fundo da panela. Se ela estiver em fervura, todo estes sedimento vai estar se agitando pelas bolhas e movimento causados pela fervura, tornando o whirlpool sem sentido, no meu ponto de vista.

Já fazer o whirlpool com o retorno do chiller de contra-fluxo (retornando para a panela) pode ser bem funcional.
 
Por que vc não consegue resfriar de imediato? Faz o básico: WHirpool 20 minutos antes de terminar a fervura. Eu montei um chiller de contrafluxo que aprendi aqui no fórum. Funciona perfeito de 100ºC para 35ºC de imediato. Quanto menos inventar nessa hora, melhores resultados.
Pensa comigo. Você tem toda a etapa de elaboração da receita e toda a maturação pra inventar coisas diversas. A hora de fervura e de fermentação são meio sagradas. Mas tb nada impede de tentar, correndo riscos de perdas integrais!!! Boa sorte aí.

Também não entendi isso, poderia explicar melhor?
 
Desculpem gente. Whirfloc. PUTZ!!!! whirlpool pós fervura. Por isso sempre devemos verificar antes de dar "enter". Aproveitando e perguntando: alguém comprou o tal HopSpider da cervejafacil? Tô pensando em comprar, mas tô na dúvida.
 
Desculpem gente. Whirfloc. PUTZ!!!! whirlpool pós fervura. Por isso sempre devemos verificar antes de dar "enter". Aproveitando e perguntando: alguém comprou o tal HopSpider da cervejafacil? Tô pensando em comprar, mas tô na dúvida.
Eu particularmente estava com vontade comprar um mas pesquisando vi que há perda de eficiência do lupulo tanto na fervura quanto no dryhop então vou pegar esse dinheiro e acrescentar um pouco e investir num fermentador cônico, igual tem que fazer o wirpool usando esse hopspider, não vi futuro.
 
Pessoa, surgiu uma dúvida:

Realizo Whirpool logo após a fervura e deixo descansar por 20 minutos. Após esse tempo utilizo o chiller contrafluxo para resfriamento.

A dúvida é a seguinte: Após o desligamento da chama o mosto ainda quente, continua "fervendo" mosto. Dessa forma aumentaria o tempo de fervura do mosto e consequentemente o amargor (maior tempo de fervura = maior IBU). Tenho que considerar esse tempo como fervura e alterar o tempo das adições dos lúpulos? Qual seria o tempo médio a ser considerado? (Qto tempo o mosto ainda continua em fervura após o desligamento da chama)?

Abrs.

1º ponto) Faça o que é melhor pra você, considerando seu equipamento e espaço utilizado para brassagem, não existe "receita de bolo" para fazer cerveja
2º ponto) Sim, é necessário corrigir os tempos de adição, pois acima de 80°C ainda ocorre isomerização dos lúpulos.

Experiência prática: também mudei para esse processo quando adquiri um chiller de contra-fluxo e apenas ajustei as lupulagens (gramaturas e tempos) de acordo, sem nenhum prejuízo em aroma e sabor. Aliás, fazer whirpool a quente é muito mais eficiente que a frio.
 
Como eu tinha um chiller de imersão e fiz um de contrafluxo, hoje eu utilizo aquele primeiro chiller para resfriar um pouco o mosto logo após a fervura... Basicamente para baixar dos 80ºC e interromper a isomerização do lúpulo. Daí faço o whirlpool e depois começo a transferir resfriando pro fermentador.
O chiller eu coloco num balde de gelo pra funcionar como pré-chiller do contrafluxo.
Agora meu problema é que a bomba não é muito potente, então o fluxo do mosto é muito lento e ele acaba chegando no fermentador a menos de 14ºC, mesmo com um mínimo de água aberta
 
Eu tenho levado isso em consideração, ajustei minhas adições de aroma para o Whirlpool a quente, pensa numas iPas que tem saído aromáticas (economizando lupulo). Adicoes com o mosto entre 70 e 80 °C são valorosas para o aroma
 
Eu tenho levado isso em consideração, ajustei minhas adições de aroma para o Whirlpool a quente, pensa numas iPas que tem saído aromáticas (economizando lupulo). Adicoes com o mosto entre 70 e 80 °C são valorosas para o aroma
Fazendo essas adições nessa temperatura vc ainda faz dryhop ou não? e em qual momento vc faz o wirpool?
 
Falae pessoal! Esse assunto é um dos que está tirando meu sono ultimamente! hehehe..
Na minha visão para a parte de amargor está bem claro, tanto que o próprio BeerSmith já calcula isso para gente, só é necessário marcar a opção para o seu equipamento e o tempo que fica quente. Daí fica simples ajustar seu IBU para mais ou para menos independente se vc faz resfriamento antes ou depois do whirpool.
O grande desafio é para saber de sabor e aroma! Até onde sei o BS não calcula essa parte e até na internet o material é meio escasso, incompleto ou não muito claro.
Achei recentemente um artigo em Inglês sobre essa parte de aroma, muito interessante, vai de encontro com o q vcs falaram de baixar a temperatura para entre 70º e 80ºC, quem se interessar:

https://byo.com/article/save-hops-post-boil/

No final sempre vai cair naquele ponto de testar. Não adianta, no final do dia temos que fazer os testes e verificar qual o resultado melhor.

Quem tiver mais experiência aí compartilha com o pessoal.

Abraços.
 
Fazendo essas adições nessa temperatura vc ainda faz dryhop ou não? e em qual momento vc faz o wirpool?

Cara eu raramente faço dry Hop, não sou fã. Vou explicar como eu faço, resfrio o mosto pra uns 79°C, tiro a panela do balde de gelo(assim que eu resfrio), faco o Whirlpool e jogo o lúpulo. Espero uns 10-15min e faco outro Whirlpool, depois resfrio normalmente.
É a técnica da minha preferência, não digo que e melhor que o dryhop, mas eu acho mais econômico. Se adequa a minha realidade de cervejeiro quebrado kk
 
Cara eu raramente faço dry Hop, não sou fã. Vou explicar como eu faço, resfrio o mosto pra uns 79°C, tiro a panela do balde de gelo(assim que eu resfrio), faco o Whirlpool e jogo o lúpulo. Espero uns 10-15min e faco outro Whirlpool, depois resfrio normalmente.
É a técnica da minha preferência, não digo que e melhor que o dryhop, mas eu acho mais econômico. Se adequa a minha realidade de cervejeiro quebrado kk
Quebrado todos nós somos, mas eu particularmente deixo de tomar café pra economizar e fazer uma boa cerveja kkkkkk
 
Back
Top